Os Jogos Olímpicos — Parte 2: O Sonho de um Mundo Unificado. Mas Como Ficam a Verdade e as Liberdades Individuais?

Autora: Berit Kjos, 17 de agosto de 2008

Recursos úteis para sua maior compreensão

As Igrejas Cristãs Estão Abrindo as Portas Para o Anticristo


Título do Livro 2


Título do Livro 3



"'Um Mundo, Um Sonho' reflete perfeitamente a essência e os valores universais do espírito olímpico — Unidade, Amizade, Progresso, Harmonia, Participação e Sonho... A frase destaca o tema que 'toda a humanidade vive no mesmo mundo e busca o mesmo sonho e o mesmo ideal.'" [1].

"O emblema dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 '... mostra a hospitalidade e as esperanças de Pequim... A cor vermelha é usada intensamente no emblema, levando a paixão para um nível novo e mais alto... Vermelho é a cor do Sol e do Fogo Sagrado, representando a vida e um novo começo." [2].

[Enquanto isso] "... diversos pastores chineses das igrejas nos lares foram forçados a assinar um acordo escrito comprometendo-se a não participar de serviços religiosos enquanto os Jogos Olímpicos estiverem sendo realizados..." [3].



Como seu familiar símbolo do Yin Yang, as Olimpíadas na China estão cheias de contrastes. A cerimônia de abertura foi aparentemente impecável, mas levantou dúvidas quanto à integridade. Ela apresentou uma 'longa e impressionante seqüência de fogos de artifício', que foi na verdade 'na maior parte gerada por computador'. [4] Ouvimos uma menina de nove anos cantar um solo admirável, mas outra menina mais bonita (com uma voz não tão perfeita) ocupava o lugar dela, mimicando as palavras, e depois recebeu os aplausos dos 91 mil espectadores. [5].

Nos dias seguintes mais perguntas começaram a ser feitas. Os vastos projetos de construção para as Olimpíadas valeram a remoção de mais de um milhão de pessoas? Vale a pena mentir sobre a idade de um talentoso ginasta para conquistar uma medalha de ouro? Banir os líderes cristãos e suas famílias de Pequim antes das Olimpíadas se ajusta com a visão da união em "um mundo unificado"?

O comunismo sempre esteve em choque com a verdade, com as liberdades e com a integridade, e as escolhas da China ilustram isso. Somente por meio de uma contemporização inimaginável é que o "mundo livre" pode conseguir encontrar terreno comum com o totalitarismo comunista. Todavia, um número incontável de sinais sugere que as massas estão agora marchando cegamente em direção a uma ilusão de unidade, seguindo líderes que prontamente trocam a convicção pela contemporização.

Por exemplo, o presidente Bush sabia muito bem que uma visita a uma igreja controlada pelo governo serviria para endossar o Movimento Patriótico dos 'Três Autos' (Three Self Patriotic Movement, ou TSPM). Todavia, em vez de se encontrar com os pastores fiéis que o viam com um irmão cristão, Bush apoiou um esquema de propaganda comunista. O desapontamento desses pastores está refletido na seguinte carta:

"Quando foi dada a notícia que o presidente Bush visitaria a Igreja Protestante Kuanjie, da TSPM.... isso causou grande preocupação aos membros das igrejas nos lares. Eles acreditam que os governantes chineses têm consistentemente enganado e ridicularizado seus visitantes estrangeiros, conquistando popularidade por meio da enganação ao público e com a mistura do falso com o genuíno. Dessa forma, eles intensificam a perseguição... A visita do presidente Bush ao TSPM... certamente será usada pelos comunistas chineses." [6].

A China propôs um "Novo Começo". O que isso significa? Que mudanças podemos esperar? Considere os seguintes sinais:

1. Tecnologia: Aonde ela nos levará?

Embora a grandiosidade humana não seja prova de bondade, as Olimpíadas demonstraram o avanço tecnológico chinês. Ele nos advertiu que não podemos mais confiar nos nossos olhos para separar a realidade da fantasia. A tecnologia se tornou um instrumento de doutrinação que ofusca a linha entre fato e imagens fascinantes.

Mais sérias ainda são as crescentes redes de vigilância que estão se viabilizando com a tecnologia atual. Embora os comunistas sempre tenham feito uso de espiões e das delações, os EUA é que estão tornando essas redes mais eficazes. Como Ellen Bork escreveu em "Não nos esqueçamos dos dissidentes chineses":

"O mundo não está apenas enviando atletas aos Jogos Olímpicos, mas também tecnologia de vigilância que ajudará o governo a monitorar a população nos anos por vir. Empresas americanas venderam à China tecnologia que invisivelmente copia os dados do disco rígido de um computador, lê textos criptografados e realiza análise de reconhecimento facial nas imagens das câmeras de vigilância." [7].

A China está agora testando suas mais recentes ferramentas. É claro que o governo de Washington também está observando a resposta da população.

"Pelo menos 20.000 câmeras de vigilância da Polícia estão sendo instaladas nas ruas aqui no sul da China e, em breve, elas serão guiadas por um software sofisticado criado por uma empresa financiada por americanos para reconhecer automaticamente as faces dos suspeitos da Polícia e detectar atividade anormal."

"... por toda a Shenzhen, uma cidade de 12 milhões de habitantes, os cartões de residência contêm um poderoso microcircuito programado pela mesma companhia e serão emitidos para a maior parte dos cidadãos. Os dados no microcircuito incluirão... histórico profissional, formação educacional, religião, etnia, ficha na Polícia, situação do seguro de assistência médica... Até mesmo o histórico reprodutivo pessoal será incluído, para a imposição da controversa política chinesa do 'filho único'. Existem planos de incluir o histórico de crédito, permitir o pagamento de viagens de metrô e pequenas compras, que serão debitadas no cartão..."

"Se eles não solicitarem o cartão permanente, não poderão viver aqui, não poderão receber os benefícios do governo e este é, portanto, um modo para o governo controlar a população no futuro." [8].

Desde o início do governo revolucionário de Mao, a China tenta rastrear as atitudes e lealdades da população. Um registro pessoal, chamado Dang'an, seguia cada pessoa ao longo de sua vida. Aqueles que eram descobertos como resistentes à doutrinação comunista enfrentavam a reeducação, que incluía tortura, privação do sono e da alimentação e, freqüentemente, até a morte. [9].

"As alterações somente podem ser efetuadas por alguém que pertença a um escalão especial e, quando combinadas com o costume do guanxi, o resultado é que "Vingança pessoal, inserção de dados falsos e favores especiais são assim parte do jogo'... Uma marca negativa contra você — um histórico escolar ruim, um desentendimento com seu chefe, uma visita ao psiquiatra — tudo pode acompanhá-lo pelo resto de sua vida..." [9].

A China não é o único país que monitora seus cidadãos. A Alemanha nazista também usava redes de espionagem terríveis para forçar todos a se submeterem. Stalin fez o mesmo na União Soviética. A primeira vez que observei que as Nações Unidas propõem um monitoramento global foi ao ler alguns documentos durante meu vôo de volta para casa, após a Conferência da ONU Sobre Habitações Humanas, realizada em Istambul, na Turquia. Naquela época, o governo dos EUA estava construindo seu sistema digital de acompanhamento do berço à sepultura, que inclui "saúde mental" — isto é, pensar e agir de acordo com os padrões globais para a comunidade do "mundo unificado". [10].

2. Espiritualidade: Mas de que tipo?

Uma semana antes da Olimpíada de Pequim, o presidente chinês Hu Jintao disse aos correspondentes estrangeiros em Pequim que "o legado espiritual das Olimpíadas durará por muito mais tempo e será até mais valioso que o legado material." [11].

O que ele quis dizer com 'espiritual'? Fiz uma rápida pesquisa no sítio na Internet das Olimpíadas de Pequim e encontrei diversas referências tanto a "espiritual" (como em 'idéias espirituais de compreensão, amizade, e igualdade') e a "espírito". O último incluía espírito cultural, espírito de luta, espírito esportivo, espírito olímpico, espírito chinês e espírito vibrante. Não havia nada de "religioso" lá! Focados em sentimentos e aspirações, em vez de em fatos e verdade, esses espíritos seculares se encaixam bem na ideologia comunista.

Assim também a herança religiosa da China. A combinação subjetiva de confucionismo, taoísmo, budismo e superstição (lembre-se, o número da sorte '8' tornou-se a luz de direção para a agenda da programação olímpica) é em grande parte uma questão de valores sociais, conforto pessoal e devoção aos ancestrais. Ela está baseada mais em sentimentos (de lealdade e honra) do que em fato. Além disso, o símbolo taoísta de unidade na diversidade do Yin Yang serve como um lembrete que a vida está cheia de dor, bem como de prazer — e que ambos podem ser usados para manipular nossa mente.

Aldous Huxley compartilhou algumas observações interessantes sobre unidade compulsória em um livro que escreveu após Hitler ter temporariamente despedaçado a visão socialista de uma utopia que se desenvolveria de forma gradual. Em Brave New World Revisited (Retorno ao Admirável Novo Mundo), ele escreveu:

"Os súditos do futuro ditador serão meticulosamente arregimentados por um batalhão de engenheiros sociais muito bem treinados..."

"O comportamento deles é determinado, não pelo conhecimento e razão, mas por sentimentos e impulsos inconscientes. São nesses impulsos e sentimentos que 'as raízes de suas atitudes positivas e negativas são implantadas.' Para ser bem-sucedido, um propagandista precisa aprender a manipular esses instintos e emoções... Quem quiser conquistar as massas precisa conhecer a chave que abre a porta para seus corações'..." [Lembre-se das pesquisas que Rick Warren recomenda que as igrejas façam no bairro e na cidade em que estão situadas.].

"Vinte anos antes da indústria de propaganda adotar a 'Pesquisa Motivacional', Hitler estava sistematicamente investigando e explorando os temores, esperanças, desejos, ansiedades e frustrações secretos do povo alemão."

"Por meio da manipulação das 'forças ocultas', os especialistas em publicidade nos induzem a comprar seus produtos — uma pasta de dente, uma determinada marca de cigarro, um candidato a um cargo político... 'Toda propaganda eficaz', Hitler escreveu, 'precisa estar confinada a algumas poucas necessidades básicas e então precisa ser expressa em algumas fórmulas estereotipadas.' Essas fórmulas precisam ser repetidas constantemente, pois 'somente a repetição constante é que conseguirá gravar uma idéia na memória de uma multidão.'" [12] [tradução nossa].

Agora, quase cinqüenta anos mais tarde, muitas das advertências de Huxley se tornaram realidade. A mentalidade individualista está dando lugar à mentalidade coletivista sob a hábil direção de facilitadores treinados (nas igrejas bem como nos governos) cujas estratégias sofisticadas foram testadas e aprovadas em laboratório psicossociais — inicialmente pelos ditadores comunistas e, mais tarde, no "mundo livre". No Ocidente, as primeiras cobaias foram as tropas militares, depois os pobres. Agora, os tentáculos estão alcançando a todos... especialmente por meio das escolas e das grandes igrejas. A transformação é universal, e ai daqueles que tentarem resistir!

3. A limpeza: Quem precisa ser extirpado para permitir a harmonia?

A resposta é simples: qualquer grupo classificado como 'uma seita maligna'. Isso inclui milhares de Igrejas Chinesas nos Lares que não se registraram junto ao governo.

O comunismo nunca tolerou o cristianismo bíblico. Hitler também não. Para controlar o povo alemão no fim dos anos 1930, Hitler ordenou que seu retrato fosse afixado acima do altar em todas as igrejas. Os pastores que se recusaram a fazer isso foram substituídos por marionetes nazistas.

Como na Alemanha nazista, o regime maoísta na China decidiu colocar todos os 'cristãos' no mesmo redil controlado pelo governo. O governo fundou o Movimento Patriótico dos Três Autos (TSPM) e baniu as igrejas independentes. Os cristãos tinham de escolher se conformar às regras do TSPM, ou correr o risco de sofrer prisão, torturas e morte.

Os ideais do Movimento Patriótico dos Três Autos tinham o objetivo de parecerem bons: Autogoverno, Auto-suporte e Autopropagação. Mas os cristãos fiéis buscam no Senhor, e não em si mesmos, a direção, o suporte e a propagação. Eles também se recusam a trocar a fidelidade a Deus por lealdade ao Estado.

Os pastores do TSPM são treinados em seminários aprovados pelo governo e seus membros registrados são educados de acordo com as diretrizes governamentais. Uma das regras proíbe o ensino da esperança bíblica da vida eterna com Cristo. Outras são relacionadas aqui:

Quando os cristãos enfrentam a oposição do mundo, Deus lhes dá força para suportar a dor e demonstrar Seu amor aos outros. Diante da perseguição, a igreja subterrânea simplesmente se torna mais forte. Alguns estimam que o número de cristãos em igrejas nos lares na China ultrapasse agora 100 milhões.

Entretanto, a perseguição continua. Considere as seguintes tentativas feitas antes das Olimpíadas de silenciar a igreja:

"Hua Huiqi, um ativista em Pequim e líder da igreja nos lares, foi despejado de sua casa e existem rumores que os funcionários do governo queriam mantê-lo longe dos Jogos Olímpicos que serão realizados no próximo mês. Os funcionários do Departamento de Segurança Pública usaram um martelo para invadir o apartamento alugado de Hua e lançar a família dele — incluindo o pai de 90 anos, Hua Zaichen — na rua com a mobília. O irmão de Hua teve um de seus olhos seriamente ferido após ser surrado por agentes do governo. A mãe idosa de Hua, Shuang Shuying, permanece na cadeia feminina de Pequim, cumprindo pena de dois anos por uma acusação contestada de 'danificar propriedade do governo'. Os funcionários do governo disseram a Hua que sua mãe será libertada se ele abandonar seu trabalho em prol dos direitos humanos e as atividades na igreja." [14].

Pastor Zhang Zhongxin Sentenciado a Dois Anos de Reeducação Por Meio do Trabalho: "As autoridades o acusam de participação em seita na 'abrangência total da igreja'... pregar o evangelho..." [15].

Pastor Bike Zhang, presidente da Federação das Igrejas nos Lares e sua mulher, Xie Fenglan, foram obrigados a deixar sua casa... O casal conseguiu encontrar abrigo na casa de um amigo, Niu Bei até que os agentes do governo novamente encontraram a casa e forçaram os Zhang a sair. Zhang e sua mulher foram forçados a se mudar para um hotel... Os oficiais do DSP ameaçaram o proprietário a colocar o casal para fora, ou enfrentar a prisão. O casal então decidiu encontrar residência em Changping, mas foi impedido pela Polícia... que continuou a interrogar o casal... sem comida, sem água ou descanso... Xie Fenglan desmaiou devido ao estresse da tortura... O casal foi liberado... parou em um hotel local... os agentes novamente fizeram o casal sair do hotel... Zhang implorou que os agentes do DSP permitissem que sua mulher enferma ficasse no local e descansasse naquela noite. Os agentes rejeitaram o apelo.

"Quando questionados a respeito da razão para o casal ser expulso de Pequim, os agentes responderam: 'Porque Bike Zhang se encontrou com os americanos e destruiu a harmonia dos Jogos Olímpicos de Pequim.'" [16].

Os ditadores sabem que a prevenção prévia serve melhor aos seus objetivos que a perseguição. Na Alemanha nazista, a Juventude Hitlerista foi criada para copiar as eficazes estratégias de transformação da mente usadas por Stalin na União Soviética. A mesma coisa foi feita na China. Hoje, as Olimpíadas de Pequim incluem um acampamento da juventude. Considere o convite feito aos futuros líderes:

"A Mocidade Cria o Futuro'... Acredito que sua participação e experiência neste acampamento serão marcadas por respeito aos demais e moldadas por um senso de unidade e cooperação..."

"No espírito da harmonia, compaixão, criatividade e aprendizado por meio da experiência, o acampamento já convidou participantes indicados por mais de 200 Comitês Olímpicos Nacionais... O objetivo é promover o espírito olímpico entre os jovens e os ideais de paz, cooperação e desenvolvimento internacionais..." [17].

As ilusões podem parecer atraentes, mas não mudam a realidade. A Palavra de Deus permanece para sempre e o homem não pode fazer nada para cancelar os planos eternos de Deus.

"Por que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vãs? Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo: Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas." [Salmos 2:1-3].

Entretanto, no meio de tudo isto, Deus reina! "Bem-aventurados todos aqueles que nele confiam." [Salmos 2:12b].

Notas Finais

1. "One World One Dream", em http://en.beijing2008.cn/spirit/beijing2008/graphic/n214068253.shtml

2. O Emblema Olímpico, em http://en.beijing2008.cn/spirit/beijing2008/graphic/n214070081.shtml

3. China Aid, em http://chinaaid.org/2008/08/13/beijing-house-churches-forced-to-sign-document-pledging-not-to-meet-during-the-olympic-games/

4. "Líderes da China Tentam Impressionar e Dar Garantias ao Mundo", em http://www.nytimes.com/2008/08/09/sports/olympics/09china.html?pagewanted=1&_r=1&ref=asia

5. "Estrela-mirim Lin Miaoke mimicou na Cerimônia de Abertura das Olimpíadas em Pequim", em http://www.theaustralian.news.com.au/beijing_olympics/story/0,27313,24169753-5014197,00.html

6. "Igrejas nos Lares Profundamente Desapontadas com a Visita do Irmão Bush ao TSPM", em http://www.crossroad.to/Persecution/china/house-church-bush.htm

7. Ellen Bork, "Não se esqueça dos dissidentes na China", The Wall Street Journal, 7 de agosto de 2008.

8. "Criando um Plano de Alta Tecnologia Para Rastrear as Pessoas", em http://www.nytimes.com/2007/08/12/business/worldbusiness/12security.html

9. "Registros do público na China", em http://en.wikipedia.org/wiki/Dangan

10. http://www.crossroad.to/text/articles/MentalHealth2-99.html e A Marcha em Direção à Solidariedade Global

11. "Olimpíadas: Hu diz que o legado espiritual dos Jogos é mais importante", em http://au.sports.yahoo.com/olympics/news/article/-/4845335/olympics-hu-says-spiritual-legacy-games-important

12. Aldous Huxley, Brave New World Revisited (New York: Harper & Row, 1958), 25-26, 41, 43-44.

13. http://www.2008olympicsbeijing.org/threeselfpatrioticmovement-tspm.htm

14. "China: Hua Huiqi despejado" em http://www.releaseinternational.org/pages/posts/china-hua-huiqi-evicted-from-his-home406.php

15. "Pastor Zhang Zhongxin Sentenciado a Dois Anos de Reeducação Por Trabalho" em http://chinaaid.org/2008/07/09/pastor-zhang-zhongxin-sentenced-to-two-years-re-education-through-labor-by-shandong-officials/

16. Presidente da Aliança Chinesa de Igreja nas Casas forçado a viver nas ruas por se reunir com Delegação do Congresso Americano", em http://chinaaid.org/2008/07/18/president-of-chinese-house-church-alliance-forced-to-live-on-streets-for-meeting-with-american-congressional-delegation/

17. "Manual do Acampamento Olímpico da Juventude — Pequim 2008", em http://en.beijing2008.cn/culture/youthcamp/n214364457.shtml



Autora: Berit Kjos (Kjos Ministries, em http://www.crossroad.to)
Data da publicação: 28/8/2008
Revisão: http://www.TextoExato.com
A Espada do Espírito: http://www.espada.eti.br/db109.asp