O Paradoxo da Igreja e seu Relacionamento com o Moderno Israel

Devemos ver Israel como uma nação livre de erros e imperfeições?

A resposta evidente para o nosso subtítulo é absolutamente não! Mas o paradoxo reside no fato de que os judeus ainda são o povo escolhido de Deus e devemos orar por eles e pedir a Deus que os abençoe. Aqueles que insistem em apoiar a nação de Israel sem reservas cometem o mesmo erro daqueles que acreditam que Deus os abandonou para sempre. A realidade da questão é que, de acordo com a Bíblia, a benevolência de Deus está reservada para eles por causa das promessas incondicionais que Ele fez aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó. Atualmente, Israel e os judeus descrentes espalhados pelo mundo, ainda estão "na prateleira" temporariamente por terem rejeitado seu Messias. Vemos este princípio expresso pelo apóstolo Paulo em Romanos 11:

"Digo, pois: Porventura rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum; porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamin. Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como fala a Deus contra Israel, dizendo: Senhor, mataram os teus profetas, e derribaram os teus altares; e só eu fiquei, e buscam a minha alma? Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos a Baal. Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça. Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra. Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos. Como está escrito: Deus lhes deu espírito de profundo sono, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje. E Davi diz: Torne-se-lhes a sua mesa em laço, e em armadilha, e em tropeço, por sua retribuição; escureçam-se-lhes os olhos para não verem, e encurvem-se-lhes continuamente as costas. Digo, pois: Porventura tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum, mas pela sua queda veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação. E se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude!" [Romanos 11:1-12; ênfase adicionada].

Os "ossos secos" de Ezequiel 37 voltaram para a terra de Israel. De forma milagrosa! Os cristãos que defendem o ponto de vista tradicional e preterista interpretam (e continuam a interpretar) mal o futuro de Israel. Por mais que eu tente, não consigo entender como eles ainda não conseguiram enxergar o óbvio! Como disse Samuel ao rei Saul: "Que balido, pois, de ovelhas é este aos meus ouvidos"? (1 Samuel 15:14). Em outras palavras, como é possível manter essa posição à luz de incontestável evidência em contrário? Não se espante, mas o moderno Israel completou 57 anos de idade em 14 de maio de 2005! Milhões de judeus ocupam agora sua antiga pátria, porém a maior parte deles é laica — manifestando descrédito em seu antigo sistema de culto. Este é o conceito de "ossos secos" profetizado em Ezequiel:

"Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR. Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o SENHOR. Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso. E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito. E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo. Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados. Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu abrirei os vossos sepulcros, e vos farei subir das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel." [Ezequiel 37:4-12; ênfase adicionada].

Como estes versículos claramente descrevem, algum dia Deus dará vida a esses ossos que agora repousam em Israel e a milhões de outros que surgirão no futuro! Durante quase 2000 anos, só uma pequena parte dos judeus habitava em sua pátria, mas esse número está crescendo a cada dia. Infelizmente, a liderança deles é composta por homens voltados aos propósitos iluministas e às metas sionistas de alcançar um "grande Israel" — o que é, de fato, o ideal final do domínio mundial sob o "Cristo" da Nova Era. Assim, os evangélicos mal orientados que continuam a fazer lóbi no Congresso para patrocinar assistência e ajuda ilimitadas a Israel estão, na realidade, contribuindo para o reinado do Anticristo! Deus nos livre de fazer algo que os prejudique, mas precisamos exercitar discernimento espiritual e bastante moderação no que se refere a esse assunto. Devemos empregar todos os nossos esforços para ajudar e confortar os cristãos judeus em Israel e ao redor do mundo, mas, ao mesmo tempo, devemos ser cautelosos com relação ao atual governo de Israel. Nossa própria liderança nacional está trabalhando em conjunto com Israel para produzir uma "Nova Ordem Mundial" na qual os cristãos e os muçulmanos serão essencialmente persona non grata e exterminados. Faz algum sentido para você, que líderes cristãos — que consideramos conhecer a profecia bíblica — participem de tal perfídia? Francamente, vejo isso ou como estupidez total ou grave apostasia — sendo a última mais provável! Acautele-se dos pregadores que são cegos quanto à atual incredulidade de Israel e aos atos de agressão em nome da legítima defesa. Devo admitir que é difícil não admirar essa pequena nação por sua firmeza contra aqueles que querem destruí-la, mas, ao mesmo tempo, devemos compreender que sua atitude pública não é consistente com os princípios cristãos e, por conseguinte, assumir uma posição adequada. Não se engane, Deus os está levando inexoravelmente para os braços do Anticristo — que os enaltecerá a princípio, porém em seguida se voltará contra eles, planejando sua total destruição durante o Período da Tribulação — o "tempo da angústia de Jacó". Os eleitos — o "remanescente" que sobreviverá ao último holocausto — terão passado pelo fogo da purificação e o julgamento de Deus sobre eles finalmente terminará. Seus antepassados disseram a Pôncio Pilatos acerca de Jesus: "O seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos." [Mateus 27:25], mas não faziam a mínima idéia de quão alto seria esse preço!

Contudo, apesar de toda essas aflições, Israel tem um futuro glorioso à frente. O Senhor se revelará a eles novamente e desta vez será recebido com lágrimas de alegria — porque, até lá, eles terão aprendido, por meio do amargo sofrimento, a lição final de dar crédito a um falso messias. Ele enxugará suas lágrimas e ternamente os conduzirá ao Seu Reino como um pastor conduz suas ovelhas. O tão esperado Milênio, com todas as suas dádivas, será deles e a paz real nascerá para eles "como um rio" e a glória dos gentios "como um ribeiro que transborda" [Isaías 66:12]. As nações dos gentios — que trataram Israel injustamente — naquele dia lhe darão honra por causa do seu Rei — o Senhor Jesus Cristo.


Se você nunca colocou sua confiança em Jesus Cristo como Salvador, mas entendeu que ele é real e que o fim dos tempos está próximo, e quer receber o Dom Gratuito da Vida Eterna, pode fazer isso agora, na privacidade do seu lar. Após confiar em Jesus Cristo como seu Salvador, você nasce de novo espiritualmente e passa a ter a certeza da vida eterna nos céus, como se já estivesse lá. Assim, pode ter a certeza de que o Reino do Anticristo não o tocará espiritualmente. Se quiser saber como nascer de novo, vá para nossa Página da Salvação agora.

Esperamos que este ministério seja uma bênção em sua vida. Nosso propósito é educar e advertir as pessoas, para que vejam a vindoura Nova Ordem Mundial, o Reino do Anticristo, nas notícias do dia-a-dia.

Fale conosco direcionando sua mensagem a um dos membros da equipe de voluntários.

Se desejar visitar o site "The Cutting Edge", clique aqui http://www.cuttingedge.org

Que Deus o abençoe.

Autor: Pr. Ron Riffe
Tradução: Luciano M. Tsuda
Data da publicação: 3/11/2005
Patrocinado por: A. J. R. C. — Fortaleza / CE
Revisão: http://www.TextoExato.com
A Espada do Espírito: https://www.espada.eti.br/p203.asp