São Literais as Chamas do Inferno?

Jesus Cristo falou mais do inferno do que do céu e deu a entender claramente que o fogo é real!

O conceito de um local de tormento eterno após a morte é repulsivo para a maioria das pessoas. Nossa natureza humana caída e depravada nos leva a pensar que somos basicamente bons e que os 'enganos' que cometemos na vida não são ruins o suficiente para garantir esse tipo de punição. Essa tendência que temos de olhar para nós mesmos com óculos de lentes cor-de-rosa é a razão por que é difícil encontrar algum presidiário que se reconheça culpado conforme as acusações.

Mas gostemos ou não, a Bíblia mostra — às vezes até em detalhes — as conseqüências finais desses 'enganos'. O que somente relativamente poucos conseguem compreender é que um Deus infinitamente santo mantém o placar atualizado! As falhas que são insignificantes para nós não são nem um pouco triviais para Ele, por causa de Sua natureza perfeita. Ele não pode tolerar ninguém que não seja perfeito de viver diante de Sua presença e Sua Palavra nos diz que essas falhas são pecados — um termo bíblico geralmente definido como qualquer ação, ou omissão, que "erra o alvo" de Sua vontade divina. Somente aqueles que são declarados por Ele perfeitos em todos os aspectos terão a permissão de passar a eternidade no céu. As almas de todos os demais, sem qualquer exceção, irão diretamente para o inferno após deixarem este mundo (veja Lucas 16:19-31). Então, em algum ponto futuro eles serão reunidos com seus corpos para comparecer diante do Grande Trono Branco do julgamento de Deus (Apocalipse 20:11) e receberem a condenação no lago de fogo que foi preparado originalmente para o diabo e seus anjos:

"Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos." [Mateus 25:41].

"E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo." [Apocalipse 20:12-15].

Satanás arruinou totalmente o universo material criado por Deus. Em um piscar de olhos, a perfeição foi tornada imperfeita, o relacionamento íntimo que Adão e Eva compartilhavam com seu Criador foi destruído e as palavras não podem descrever a gravidade desse evento. A desobediência à proibição claramente definida por Deus trouxe sobre toda a humanidade uma praga monstruosa que produz uma taxa de fatalidade de 100%. Até mesmo o próprio Filho de Deus, Jesus Cristo, foi efetivamente condenado a morrer por causa desse fracasso humano cataclísmico. Portanto, a maior de todas as mentiras do diabo — "Certamente não morrereis" — precisa ser exposta de todas as formas possíveis. Todas as pessoas precisam ser advertidas sobre a terrível realidade da morte espiritual, pois é eterna e a cessação dos aspectos físicos da vida não é o fim dela!

Partir desta esfera de realidade que chamamos "vida" é entrar imediatamente em outra dimensão de existência. A última palavra da Física teórica é que existem onze dessas dimensões, juntamente com um número infinito de universos paralelos! Não é interessante que a ciência esteja finalmente começando a descobrir algumas coisas que os incrédulos negam há milhares de anos?

Portanto, parece sensato para mim que uma dessas dimensões possa ser o local de punição ("o lago de fogo") criado para o diabo e seus anjos. Outra, o lugar onde "os anjos que não guardaram o seu principado" (Judas 1:6) são mantidos até o tempo de julgamento. Uma terceira poderia ser o "poço do abismo", onde Satanás ficará preso durante o Milênio, o período de reinado de Jesus Cristo na terra. Outra ainda poderia ser o lugar que a Bíblia referencia como o "inferno" — um local temporário de punição para as massas não-regeneradas enquanto elas aguardam o julgamento final. (Digo 'temporário' porque quando esse julgamento ocorrer, a morte e o inferno serão lançados no lago de fogo (Apocalipse 20:14). Finalmente, há o próprio céu — onde Deus habita — de longe a dimensão mais importante de todas.

A palavra "inferno" (hell, em inglês) existe desde os tempos do inglês/português arcaicos como um nome para a habitação dos mortos — tanto cristãos quanto pagãos. A antiga palavra nórdica hel também indicava a habitação dos mortos, bem como da deusa que a governava.

Mas independente dos aspectos teóricos dessas localidades, o Senhor Jesus Cristo disse que algumas delas são locais de tormento atroz:

"Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele; e desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá. E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite." [Lucas 16:19-31; ênfase adicionada].

Existe uma gravação em que o evangelista Billy Graham expressou sua opinião que as "chamas" referidas por Jesus talvez não sejam literais em sua natureza:

"O jornal The Orlando Sentinel (da Flórida), de 10 de abril de 1983, perguntou a Billy Graham:

"As pesquisas indicam que 85% dos americanos acreditam na existência do céu, mas somente 65% acreditam no inferno. Em sua opinião por que muitas pessoas não aceitam o conceito da existência do inferno? Ele respondeu: "— Acho que essencialmente o inferno é a separação de Deus para sempre. Esse é o pior inferno que posso imaginar. Mas acho que as pessoas têm dificuldade de acreditar que Deus vai permitir que elas queimem em um fogo literal para sempre. Acho que o inferno que é mencionado na Bíblia é uma sede de Deus que nunca pode ser saciada."

"O inferno não é um tópico muito agradável na pregação. Não gosto de pregar sobre o assunto. Mas preciso, se quero proclamar todo o conselho de Deus. Não devemos evitar de advertir sobre o inferno. As mensagens mais enfáticas sobre o inferno e as referências mais explícitas sobre ele, são do próprio Jesus... Jesus usou três palavras para descrever o inferno... A terceira palavra que ele usou é 'fogo'. Jesus usou esse símbolo repetidas vezes. Esse poderia ser o fogo literal, como muitas pessoas acreditam. Ou PODE SER SIMBÓLICO... Freqüentemente penso que esse fogo possa ser uma sede ardente de Deus que nunca é saciada. Que fogo terrível deve ser — uma impossibilidade de encontrar satisfação, alegria ou realização!" (A Biblical Standard for Evangelists, Billy Graham, Um comentário sobre as quinze afirmações feitas pelos participantes na Conferência Internacional para Evangelistas Itinerantes em Amsterdam, Holanda, julho de 1983, Worlwide Publications, Minneapolis, Minnesota, págs. 45-47). Fim da citação.

Mas tornar as chamas simbólicas é uma violência ao contexto imediato de Lucas 16:24 — para não mencionar a contradição com todas as outras referências na Bíblia que vinculam "fogo" com "inferno". Considere os seguintes exemplos:

"Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes." [Mateus 13:41-42].

"E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome." [Apocalipse 14:9-11; ênfase adicionada].

"E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre." [Apocalipse 19:20].

"E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre." [Apocalipse 20:10; ênfase adicionada].

"E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo." [Apocalipse 20:14-15].

"Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicários, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte." [Apocalipse 21:8].

Esses termos descritivos e a freqüência em que são repetidos na Bíblia soam como meras figuras de linguagem para você?

Muitos tentam apresentar a objeção que seres espirituais (os anjos caídos e as almas dos homens que partiram desta vida) são imateriais e, portanto, não podem experimentar, muito menos sofrer, um fogo literal. Mas em algum ponto todos os seres humanos que tiverem morrido serão reunidas com seus corpos físicos: (1) Os cristãos nascidos de novo no momento do arrebatamento da igreja e (2) os incrédulos no julgamento diante do Grande Trono Branco. Aqueles que estiverem no céu receberão um corpo glorificado como o do nosso Senhor ressurreto, e aqueles destinados ao lago de fogo aparentemente receberão seus antigos corpos físicos novamente — corpos que serão plenamente capazes de experimentar a dor infligida pelas chamas literais. Mas mesmo se esse não for o caso, quem seria tolo o suficiente de pensar que Deus não pode infligir a dor do fogo deste mundo físico sobre os seres espirituais? Na verdade, isso bem que poderá ser verdade no que se refere ao diabo e aos anjos caídos.

Os pastores sempre advertiam as pessoas que "o inferno não é piada"! Mas nestes dias atuais, a maioria deles está tão preocupada em garantir suas aposentadorias que deliberadamente evitam ofender os ouvintes que estão sentados nos bancos de suas igrejas. As mensagens "do fogo e do enxofre do inferno" são consideradas fora de moda e sermões positivos e edificantes estão agora em voga. O consenso é que a negatividade prejudica o crescimento da igreja. Bem, preciso admitir que também sou positivo quando prego. Sou absolutamente positivo que as pessoas estão morrendo e indo para o inferno em números cada vez maiores, enquanto pastores 'almofadinhas' competem entre si para ver quem consegue formar a maior congregação e levantar as maiores ofertas aos domingos! Que Deus possa ter misericórdia dos rebanhos desses pastores — porque não haverá misericórdia após esta vida para aqueles que terminarem no lago de fogo — "a casa de repouso em uma região de clima quente para idosos aposentados" para os pastores positivos que nunca chegaram a um conhecimento da salvação em Jesus Cristo.

Portanto, se você está lendo isto e quer evitar uma eternidade separado de Deus e os tormentos indescritíveis que foram originalmente criados para o diabo, eu o exorto a tomar o único "antídoto" disponível. Por causa de Sua grande misericórdia, Deus forneceu um meio de escape. Para atender às exigências de Sua natureza santa e justa, o pecado precisa ser punido com a morte eterna, mas Ele (na pessoa de Seu Filho Jesus Cristo) morreu uma morte sacrificial para pagar a pena Ele mesmo! E todos que vêm a Ele com fé, crendo verdadeiramente "... creia que Ele existe, e que é galardoador dos que o buscam" [Hebreus 11:6b], Ele prometeu salvar.

Mas esteja advertido que este não é um tipo de salvação "escape do fogo do inferno". Simplesmente orar e prometer seu um bom menino ou uma boa menina de agora em diante não resolve. Somente a crença genuína, o arrependimento e a absoluta dependência em Jesus Cristo resultará em vida eterna. Se você entender corretamente a mensagem e aceitá-la em seu coração, o Espírito Santo literalmente virá para residir dentro de você e a presença Dele se manifestará por meio do "fruto" que você produzirá para Cristo (Gálatas 5:22-23). Todas as profissões de fé, batismo, ser membro de uma igreja, etc. são uma perda de tempo a não ser que o fruto do Espírito seja demonstrado na vida. Por essa razão, incluímos onze testes no artigo P154, "O ABC e XYZ da Salvação".

Nota de A Espada do Espírito: Para facilidade do leitor, reproduzimos aqui o excerto pertinente do artigo referido:

Assim, se não "aceitamos" a Cristo ou "fazemos uma decisão ao lado dele", como podemos saber se somos salvos? Permita-me indicar alguns sinais inquestionáveis:

  1. A Bíblia é bem clara que o indivíduo não-regenerado não busca a Deus (Romanos 3:11). Você está ciente da sua natureza pecaminosa e clama a Deus do fundo do seu coração pedindo perdão quando peca? Em caso afirmativo, esse é um dos sinais de ter nascido de novo.

  2. A Bíblia diz que um indivíduo não-regenerado não pode compreender aquilo que se discerne espiritualmente (1 Coríntios 2:14). Você tem mais do que apenas uma compreensão básica da Palavra de Deus e deseja sinceramente saber cada vez mais? Ela fala ao seu coração e o convence do pecado? Em caso afirmativo, esse é outro sinal que já nasceu de novo.

  3. A Bíblia diz que o indivíduo não-regenerado é escravo de Satanás e é incapaz de fazer qualquer coisa para se libertar (Efésios 2:2). Você já conseguiu virar suas costas para o mundo e para os caminhos do pecado? Todos seus amigos mais íntimos são cristãos? Se você já nasceu de novo, seus amigos incrédulos provavelmente se afastarão. A salvação genuína repele as amizades réprobas.

  4. Você ama — realmente ama — os outros cristãos e prefere estar na companhia deles a das outras pessoas? Você pode encontrar um completo estranho, descobrir que ele também é um cristão e então ter comunhão imediata com ele? Existe "algo" em seu coração que o atrai aos irmãos e uma proximidade que não pode ser explicada de nenhuma outra forma?

  5. Sente um desejo genuíno de ir à igreja e de adorar a Deus?

  6. Sente alegria em contribuir para a obra do Senhor? Contribui generosamente com seu tempo, talentos e bens materiais?

  7. Suas orações estão sendo respondidas?

  8. Você peca menos agora do que antes de conhecer a Cristo?

  9. As outras pessoas têm observado o "fruto do Espírito" em operação na sua vida? Isto é, podem ver o genuíno amor, paz, longanimidade, etc. (conforme descrito em Gálatas 5:22), manifestando-se em sua vida por meio da ação do Espírito Santo de Deus? Elas comentam que você agora é uma pessoa diferente do que era antigamente?

  10. Você já sofreu perseguições por causa da fé em Cristo (por exemplo, ex-amigos que se afastaram por causa do seu testemunho, é uma forma sutil de perseguição).

  11. Aguarda com expectativa o momento em que Jesus Cristo virá buscar sua igreja?

Compreenda que um filho de Deus genuinamente nascido de novo poderá responder afirmativamente a todas essas perguntas. Isso não quer dizer que eles sejam perfeitos, pois há um processo de maturação que ocorre na vida do cristão e alguns não são tão maduros na fé quanto outros. Entretanto, falando em termos gerais, todo cristão pode considerar essas questões e reconhecê-las como verdadeiras em sua própria experiência. Na análise final, porém, a maior evidência de salvação de uma pessoa encontra-se na perseverança. Os eleitos de Deus perseverarão, apesar de todos os obstáculos, e nunca apostatarão ou renunciarão à fé. Eles podem até pecar e se desviar da comunhão, mas preferirão sofrer a morte a negar seu Senhor e Salvador.

Se há alguma dúvida em sua mente sobre sua situação diante de Deus, exortamos que você responda às perguntas de forma honesta. Se você "passou da morte para a vida" (João 5:24) e genuinamente nasceu de novo, poderá responder com um "sim" a todas as perguntas — pelo menos em algum grau. Algumas se tornarão mais óbvias com o tempo, mas todas podem ser sentidas logo após a conversão. Nossa oração é que você busque ao Senhor enquanto se pode achar e invoque-O enquanto Ele está perto. (Isaías 55:6)


Se você nunca colocou sua confiança em Jesus Cristo como Salvador, mas entendeu que ele é real e que o fim dos tempos está próximo, e quer receber o Dom Gratuito da Vida Eterna, pode fazer isso agora, na privacidade do seu lar. Após confiar em Jesus Cristo como seu Salvador, você nasce de novo espiritualmente e passa a ter a certeza da vida eterna nos céus, como se já estivesse lá. Assim, pode ter a certeza de que o Reino do Anticristo não o tocará espiritualmente. Se quiser saber como nascer de novo, vá para nossa Página da Salvação agora.

Esperamos que este ministério seja uma bênção em sua vida. Nosso propósito é educar e advertir as pessoas, para que vejam a vindoura Nova Ordem Mundial, o Reino do Anticristo, nas notícias do dia-a-dia.

Fale conosco direcionando sua mensagem a um dos membros da equipe de voluntários.

Se desejar visitar o site "The Cutting Edge", clique aqui http://www.cuttingedge.org

Que Deus o abençoe.

Autor: Pr. Ron Riffe
Data da publicação: 21/5/2007
Revisão: V. D. M. — Campo Grande / MS e http://www.TextoExato.com
Patrocinado por: A. J. R. C. — Fortaleza / CE
A Espada do Espírito: https://www.espada.eti.br/p270.asp