Uma Explicação Bíblica Sobre o Inferno

O que a Bíblia realmente diz sobre esse lugar?


Recursos úteis para sua maior compreensão

As Igrejas Cristãs Estão Abrindo as Portas Para o Anticristo


Título do Livro 2


Título do Livro 3

Você já percebeu quantos programas sobre céu e inferno, salvação e castigo, estão aparecendo agora na televisão? O fato de estarem sendo televisionados em uma quantidade tão grande indica o alto grau de interesse do público — de outro modo, os tremendos recursos financeiros e os esforços necessários não seriam gastos pelos produtores. Mas, sem exceção, esses programas são produzidos cuidadosamente para dar a impressão de uma análise justa e objetiva — ao mesmo tempo em que lançam dúvidas sobre a validade da Palavra de Deus.

O formato é o de um painel de especialistas, tanto a favor quanto contrários, que discutem longamente o assunto, para que os telespectadores possam tirar suas próprias conclusões. Contudo, o que não está aparentemente óbvio aos telespectadores comuns, é o viés extremamente liberal dos que parecem defender o assunto a partir de uma perspectiva bíblica. Por exemplo, a "acadêmica religiosa" Elaine Pagels é uma convidada freqüente nesses programas e ela costuma injetar pontos de vista ocultistas em seus comentários. (Elaine Pagels é a autora do livro Os Evangelhos Gnósticos — uma tentativa desavergonhada de legitimar vários escritos gnósticos que foram rejeitados pela igreja primitiva como não-canônicos. Em outras palavras, esses escritos foram reprovados nos testes necessários para serem inseridos como parte legítima das Escrituras). Então, enquanto alguns dos convidados ridicularizam de forma um pouco disfarçada, os outros se ocupam em "negar por meio de elogios insignificantes!" E o resultado final é de fato uma apresentação muito tendenciosa do assunto em vista.

Um programa que assisti recentemente sobre o inferno é um bom exemplo. Por quase uma hora, foram apresentadas ao telespectador obras de arte medievais que expunham os horrores daquele lugar de tormento, enquanto vários pontos de vista eram apresentados. Mas, se o telespectador estiver devidamente familiarizado com o que a Bíblia realmente diz, saberá que essas obras de arte são freqüentemente imprecisas. (Um caso a ser mencionado é a apresentação recorrente do diabo e seus anjos caídos torturando os habitantes do inferno. Mas, de acordo com a Bíblia, essas entidades malignas ainda não foram lançadas ao inferno e, quando forem mandadas para lá, receberão os tormentos junto com todos os outros.) Lendas antigas de muitas religiões concernentes a um lugar de tormento foram apresentadas durante o programa, que a maioria dos telespectadores de hoje considera ridículas, algo criado para causar sérias dúvidas em relação à validade do próprio conceito da existência do inferno.

Então há vida após a morte com benção eterna para os remidos no céu e tormento eterno nas chamas do inferno para o resto da humanidade? O próprio Filho de Deus, Jesus Cristo, disse que há e para crentes confessos — como alguns dos membros convidados do programa — insinuar que não, é contradizer os ensinos de Cristo.

De acordo com o meu dicionário, a origem etimológica da palavra hell ("inferno") indica que ela existe desde os tempos do inglês arcaico como o nome para a morada dos mortos — tanto cristãos como pagãos. Ela deriva da forma indo-européia que provavelmente tinha o sentido básico de "esconder," ou "ocultar." A antiga palavra escandinava hel não apenas indicava a morada dos mortos, mas também a deusa que a governava. O texto continua, dizendo que uma palavra latina relacionada, occulere, "ocultar," é a palavra de onde o termo "oculto" (escondido) é derivado.

A palavra hebraica sheol no Velho Testamento, às vezes é traduzida como "inferno" na Bíblia. Ela ocorre 65 vezes nas Escrituras hebraicas e é traduzida como "inferno" 31 vezes, "sepultura" 31 vezes, e "abismo" três vezes na versão inglesa KJV, e três palavras gregas, hades, gehenna, e tartaroo, são geralmente traduzidas como "inferno" no Novo Testamento (doze vezes como gehenna, dez vezes como hades, e uma vez como tartaroo — enquanto hades é traduzida como "sepultura", uma vez).

Como todos os outros pontos da doutrina, devemos cuidadosamente analisar tudo o que a Bíblia tem a dizer sobre o inferno para evitarmos tirar conclusões erradas. O conceito não foi totalmente desenvolvido no Velho Testamento e, embora o castigo por causa do pecado tenha sido ensinado, acreditava-se em geral que fosse nesta vida apenas. Mas quando o Novo Testamento foi escrito, tornou-se claro que o castigo de Deus pelo pecado, era tanto "no aqui e agora" como na eternidade!

Ao contrário da sabedoria dos homens em relação a tal lugar, Jesus Cristo é a autoridade e Ele disse que o inferno foi originalmente preparado para Satanás e seus anjos porque eles se rebelaram contra um Deus Santo:

"Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos." [Mateus 25:41; ênfase adicionada].

Então, quando Adão e Eva desobedeceram a Deus e tornaram-se pecadores, tanto eles como toda sua descendência depravada se tornaram participantes do mesmo destino após a morte. Somente uma fé genuína no sangue derramado do próprio Filho de Deus (João 3:16) pode, e sempre poderá poupar uma alma perdida de ir para aquele lugar horrível.

Quanto aos "pastores" que negam a existência do inferno (e/ou tentam minimizar seu significado), não sinto nada além de desprezo, porque eles intencionalmente desconsideram o ensino claro e não ambíguo do Senhor Jesus Cristo sobre o assunto. Como fez o fundador da seita Testemunhas de Jeová, Charles Taze Russell, eles mostram desdém pelo conceito ao negá-lo totalmente ou tentarem diminuir fortemente a severidade de seu castigo. Quase sempre esses homens admitem a realidade do inferno, mas afirmam que ele é a separação eterna de Deus, sem qualquer fogo envolvido. No entanto, em Mateus 25:41 (citado anteriormente) o Senhor disse que o fogo é "eterno". Então, na passagem seguinte, Ele nos disse que o homem rico no inferno fez o seguinte pedido:

"E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama." [Lucas 16:24; ênfase adicionada].

A palavra grega traduzida como "chama" é phlox e foi consistentemente traduzida assim em todas as Bíblias em inglês até a King James Version de 1611, como também "chama" ou "fogo" por uma vasta maioria das versões posteriores. Então, à luz de Mateus 25:41, e diversas outras passagens que comprovam o conceito (citadas em seguida), por que você acha que alguém que declara fé em Cristo seria tão audaz em declarar o contrário?

"E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre." [Apocalipse 19:20].

"E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre." [Apocalipse 20:10].

"E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo." [Apocalipse 20:11-15; ênfase adicionada].

Honestamente, como pode alguém ler essas passagens e acreditar que o castigo no inferno — e depois no lago de fogo — envolva apenas separação eterna de Deus e nada mais?

Um dos argumentos favoritos que eles usam contra o conceito de fogo literal é mais ou menos assim: "Jesus falou de um lugar de castigo como sendo 'profunda escuridão' (Mateus 8:12; 22:13; e 25:30). Então, como podem o fogo e a escuridão coexistir?" Todos sabem que o fogo gera luz e, portanto, fogo e completa escuridão são mutuamente exclusivos. Contudo, esse argumento até que razoável baseia-se na crença que as leis da Física são imutáveis. Embora isso possa ser verdadeiro em nossa presente esfera de realidade, por que devemos presumir que um Deus Onipotente não possa mudar essas leis se Ele quiser fazer isso? Ou que o lago de fogo não será em uma realidade totalmente diferente em que as leis da Física não se aplicam? Compreenda que todas essas tentativas de utilizar a lógica humana para explicar o sobrenatural não são inteligentes, para dizer o mínimo.

O inferno será um lugar de fogo que nunca se apaga:

"E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; e não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão. E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo. E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará." [Mateus 3:7-12].

"Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes." [Mateus 13:41-42].

"E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga." [Marcos 9:43].

O inferno é um lugar de tormento e dor:

"Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome." [Apocalipse 14:10-11].

O inferno foi criado para toda a eternidade:

"E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro. E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno." [Daniel 12:1-2].

"E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna." [Mateus 25:46].

"E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia; assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas, por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno." [Judas 1:6-7].

Quem ocupará o inferno?

  1. Satanás (Apocalipse 20:10)
  2. O anticristo (2 Tessalonicenses 2:8)
  3. O falso profeta (Apocalipse 19:20)
  4. Os anjos caídos (2 Pedro 2:4)
  5. Judas Iscariotes (Atos 1:25)
  6. 100% de todos aqueles que nunca receberam a Cristo como seu Senhor e Salvador pessoal.

"E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte." [Apocalipse 21:8; ênfase adicionada].



Se você nunca colocou sua confiança em Jesus Cristo como Salvador, mas entendeu que ele é real e que o fim dos tempos está próximo, e quer receber o Dom Gratuito da Vida Eterna, pode fazer isso agora, na privacidade do seu lar. Após confiar em Jesus Cristo como seu Salvador, você nasce de novo espiritualmente e passa a ter a certeza da vida eterna nos céus, como se já estivesse lá. Assim, pode ter a certeza de que o Reino do Anticristo não o tocará espiritualmente. Se quiser saber como nascer de novo, vá para nossa Página da Salvação agora.

Esperamos que este ministério seja uma bênção em sua vida. Nosso propósito é educar e advertir as pessoas, para que vejam a vindoura Nova Ordem Mundial, o Reino do Anticristo, nas notícias do dia-a-dia.

Fale conosco direcionando sua mensagem a um dos membros da equipe de voluntários.

Se desejar visitar o site "The Cutting Edge", clique aqui http://www.cuttingedge.org

Que Deus o abençoe.

Autor: Pr. Ron Riffe
Tradução: Renata Martins de Rezende dos Santos
Data da publicação: 15/11/2007
Patrocinado por: J. S. L. e M. R. D. S. L. — Sorocaba / SP
Revisão: V. D. M. — Campo Grande / MS e http://www.TextoExato.com
A Espada do Espírito: http://www.espada.eti.br/p284.asp