Pedindo Maior Entendimento a Deus

Autor: Jeremy James, Irlanda, 2/12/2022.

Quando lemos cuidadosamente as obras perspicazes escritas por eruditos bíblicos do passado, não encontramos falha, ou admissão de falha, da parte deles para compreender o mundo ao redor. Eles podiam olhar rapidamente para as vidas de seus avós e não ver muita diferença de suas próprias experiências ou perspectivas. Com a exceção de alguns poucos avanços na tecnologia, o ritmo de vida permaneceu em grande parte o mesmo durante centenas de anos.

Entretanto, ao longo do último século, o ritmo de transformações se acelerou. Isso colocou sobre os pregadores e pastores uma exigência maior para encontrarem na Palavra de Deus a sabedoria e orientação que habilitasse seus rebanhos a navegar em meio a um ambiente social em rápida transformação.

Infelizmente, em um tempo em que os líderes cristãos deveriam estar se voltando cada vez mais para a Palavra de Deus em busca de instrução, orientação e compreensão, eles decidiram, em vez disso, tratar a Bíblia primariamente como um texto aplicável à — e a ser interpretado no contexto de — uma sociedade agrária e pré-científica. Muitos se esqueceram que a Palavra de Deus é totalmente aplicável a todos os eventos e em todas as circunstâncias até o fim dos tempos. A chegada de uma nova era "científica" não mudou coisa alguma. Todas as respostas que necessitamos para lidar com sucesso com os desafios dos dias atuais podem ser encontradas dentro das páginas da Palavra de Deus.

Ninguém Pode Resgatar sua Própria Alma

Uma coisa que a Bíblia ensina de forma bem clara é que homem é profundamente incapaz de salvar a si mesmo. Estamos aqui por um período de tempo muito curto e os poucos que são considerados "bem sucedidos", são estimados como tais por uma audiência terrivelmente destituída de sabedoria. Onde estão todos os grandes homens do século 19? Estão todos mortos. E os grandes homens de hoje? Também estarão mortos dentro de mais algum tempo. Todos eles.

Que vantagem tem, então, Henry Kissinger ou George Soros sobre os outros homens? A sagacidade e impiedade deles trouxeram-lhes apenas algumas décadas de fama, após o que eles também irão morrer e apodrecer. E, até mesmo em sua hora de "glória', eles foram escravos lamentáveis do Príncipe das Trevas, que governa este mundo terreal caído. Em breve, eles deixarão este mundo para colherem o temível julgamento de Deus.

Assim, por que deveríamos ter tanta admiração por esses homens?

Algumas vezes, homens de poder chegam a ver o resultado de suas ações tolas antes de deixarem este mundo. Recentemente, vimos a aparência patética na face de um homem muito influente que, diante de todos seus ex-admiradores, foi retirado como um frágil idoso caquético da plataforma dos líderes e encaminhado à porta dos fundos. Hu Jintao foi presidente da China por dez anos, de 2003 até 2013, e foi, sem dúvida um dos homens mais poderosos do mundo durante aquele período de tempo. Ele foi sucedido por Xi Jinping e se assentou ao seu lado no Vigésimo Congresso Nacional do Partido Comunista Chinês, em outubro de 2022. Entretanto, aquela foi a ocasião escolhida por Xi Jinping para colocar seu predecessor em desgraça. Hu Jintao ficou tão chocado com o tratamento que recebeu que ficou imóvel e atônito por mais de um minuto enquanto os agentes de Xi seguraram o braço dele e insistiram que ele os seguisse. O homem de 79 anos apelou rapidamente a Xi ao ser encaminhado sem cerimônia para fora da plataforma.

Que queda espetacular do pináculo do poder!

A Corrupção Política É Universal e Altamente Organizada

A corrupção no mundo hoje, nos níveis políticos mais altos, é intensa. Os governos de todos os países estão trabalhando em conjunto para escravizar suas próprias populações. A traição por trás de tudo isso é de tirar o fôlego. Na verdade, a perspectiva é tão inconcebível, tão estranha ao homem comum, que os cérebros planejadores que estão por trás dessa conspiração podem seguramente assumir que menos de 1% da população entenderá o que está acontecendo, enquanto que o restante permanecerá em negação até que seja tarde demais para fazer alguma coisa.

Aqueles que têm obsessão pelo poder político são incapazes de compreender a caridade, a empatia e a gentileza. A Palavra de Deus fala a respeito dos embaixadores que o rei Davi enviou para consolar Hanum, o filho do rei Naás, que tinha falecido (2 Samuel 10). Sob a influência de seus assessores, Hanum acreditou que os consoladores eram, na verdade, espiões enviados por Davi para avaliar a situação do reino amonita após a morte de Naás. Em vez de tratar os embaixadores com respeito, Hanum raspou a barba e cortou as roupas deles de um modo extremamente humilhante. Os embaixadores ficaram grandemente envergonhados, de modo que Davi mandou que eles permanecessem em Jericó até que a barba deles tivesse crescido novamente.

Neste ponto, Hanum percebeu o quão tolo ele foi em provocar o rei Davi. Em vez de aguardar uma represália, ele contratou um enorme exército sírio para se preparar para a guerra. Dezenas de milhares de soldados perderam suas vidas no conflito que ocorreu em seguida, tudo por causa de um príncipe inexperiente, que achou que podia exercer o poder de forma arrogante.

Um rei mais experiente cometeu um erro similar. Saul tentou desfazer uma má decisão tomada por Josué e tentou exterminar os gibeonitas. Não sabemos quantos ele executou, mas a violência foi suficiente para Deus punir Israel durante o reinado de Davi.

A punição veio na forma de uma fome que durou três anos consecutivos. Davi consultou o Senhor e foi informado sobre a razão. Ele então chamou os líderes gibeonitas e perguntou que tipo de restituição seria aceitável para eles. Eles disseram: "De seus filhos se nos dêem sete homens, para que os enforquemos ao SENHOR em Gibeá de Saul, o eleito do SENHOR. E disse o rei: Eu os darei." [2 Samuel 21:6].

O erro que Josué cometeu com relação aos gibeonitas foi por negligência. Ele assumiu que a delegação dos gibeonitas estava dizendo a verdade quando eles disseram que vinham de uma terra distante. Como eles não eram cananeus, ele poderia fazer a paz com eles. Mas, ele foi enganado pela astúcia dos gibeonitas, como também foram os outros líderes israelitas. Em vez de colocar a questão nas mãos de Deus, como deveriam ter feito, eles assinaram um tratado vinculante com os gibeonitas e permitiram que eles vivessem no meio deles.

Podemos compreender por que Hanum, um pagão, agiu apressadamente e não buscou a orientação do Senhor. Ele não conhecia o Senhor e era guiado somente pelos seus impulsos caídos. Saul conhecia o Senhor, porém falhou repetidamente em viver em obediência à Sua Palavra. Ele poderia ter se humilhado, porém não conseguiu vencer seu próprio orgulho. Josué, por outro lado, como o sucessor escolhido para Moisés, sempre estava disposto a seguir o conselho do Senhor, mas, quando os gibeonitas chegaram, ele confiou na evidência que estava diante de seus próprios olhos. Como Natã, ele pensou que já conhecia a resposta.

Davi perguntou a Natã se ele poderia construir um templo para honrar o Senhor Deus de Israel. O profeta lhe disse para ir em frente — não havia problema! Mas, ele estava enganado. Ele também estava tão certo da resposta que não viu necessidade de consultar o Senhor.

Estas passagens mostram o quão facilmente, e com toda sinceridade, presumimos saber a vontade de Deus. Depois que nos tornamos habituados a viver de um determinado modo, um modo que parece estar de acordo com a vontade de Deus para nós, tendemos a continuar naquele rumo até que encontremos um obstáculo. Esta é uma coisa muito humana a fazer, mas a Palavra de Deus nunca ensina isto! Ao contrário, somos encorajados a buscar a vontade de Deus a cada novo dia e não assumir que Sua aprovação será uma certeza.

"Sem Condições de me Defender”

Isto nos traz até o desafio que nós, como cristãos, estamos enfrentando hoje. Recentemente, conversei com uma mulher temente a Deus a respeito do Foro Econômico Mundial. Ela é uma das poucas pessoas em meu círculo de amizades que sabe o que é o Foro Econômico Mundial e, mais importante, o que seus líderes estão planejando fazer. A presença de tanto mal no mundo quase a deixava desanimada, ela disse. "Eu me sinto tão... [ela procurou a palavra]... sem condições de me defender!" Mas, essa mulher — idosa, frágil e "sem condições de se defender" — era, na verade, muito perigosa. Sim, em si mesma, e usando seus próprios recursos, ela não poderia fazer virtualmente coisa alguma, mas ela conhecia Alguém que poderia efetivar uma grande transformação em um instante.

Como os três rapazes que foram lançados na fornalha de fogo, sabemos que Deus pode intervir, mas se Ele fará isso ou não, é algo que está fora de nosso controle. De um modo ou de outro, nossa tarefa, exatamente como a deles, é confiar em Deus, qualquer que seja a decisão Dele, e rejeitar absolutamente a contemporização com a idolatria.

Infelizmente, uma mentalidade contemporizada infectou as mentes e corações de muitos cristãos hoje. Eles parecem ter dificuldade em acreditar que, quando eles oram, o Pai Celestial os ouvirá. Jesus perguntou se encontrará fé na Terra quando Ele retornar. Fé significa saber que, quando falamos com nosso Pai Celestial no santo nome de Jesus, nossa voz é ouvida. Mas, se a fé estiver faltando, a linha estará cortada. Ela não funciona mais — "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." [Hebreus 11:6].

Quando Paulo disse que os cristãos professos no fim dos tempos teriam a forma de piedade, porém negando o poder dela, isso é o que ele quis dizer. Ausência de fé!

Há um ligação íntima entre buscar a vontade de Deus e ter fé Nele. Se oramos diariamente e esperamos ser ouvidos — como devemos! — então deveríamos também buscar a vontade Dele todos os dias. A verdadeira fé nos disporá fortemente a fazer isso. Entretanto, se não estamos procurando agradá-Lo em nossas vidas diárias, então provavelmente não estamos em condições de orar da forma como deveríamos.

Os cristãos que deixam de condenar a impiedade, o mal e as mentiras, que permanecem calados nas ocasiões em que uma repreensão piedosa é necessária, e que seguem sem questionar os decretos de um governo corrupto, não estão vivendo em fé. Eles não detestam aquilo que Deus detesta! Portanto, como eles podem esperar caminhar com Deus se não estão em concordância com Ele?

Sem fé é impossível agradar a Deus! "Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?" [Amós 3:3].

Pergunte a Ele!

Para aqueles que têm dificuldade em compreender o que o Senhor requer deles, que estão perplexos com o avanço das trevas no mundo ao redor, há uma resposta incrivelmente simples: Pergunte ao Senhor! Coloque-se de joelhos e peça que Ele lhe dê entendimento!

Grande é Sua misericórdia.

Lembre-se do rei Acabe, marido da terrivelmente ímpia Jezabel. Ele tinha acabado de ser informado pelo profeta Elias que, por causa do assassinato de Nabote, em que Acabe esteve implicado, toda a família dele seria erradicada. Ele ficou grandemente perturbado, tanto pelo julgamento decidido por Deus quanto pelo pensamento que ele poderia vir a testemunhar esse pavoroso evento. Em um estado de choque, ele se humilhou diante do Senhor, rasgando suas vestes, vestindo-se de pano de saco e jejuando (1 Reis 21). O Senhor ouviu o apelo dele e instruiu Elias a dizer para o rei que a aniquilação da família dele não aconteceria durante seu tempo de vida.

Tanto quanto podemos identificar, Acabe não possuia mérito espiritual algum. A Bíblia realmente diz: "Porém ninguém fora como Acabe, que se vendera para fazer o que era mau aos olhos do SENHOR; porque Jezabel, sua mulher, o incitava." [1 Reis 21:25). Apesar disso, o Senhor ouviu o apelo dele!

Esta é uma passagem preciosa da Escritura, pois mostra como até o pior pecador será ouvido, se realmente se humilhar diante do Senhor.

Nosso Criador sabe o quão deficientes somos em sabedoria e entendimento. Ele até nos assegura que podemos pedir sabedoria a Ele sem parecer menos obedientes, ou menos diligentes aos Seus olhos:

"E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada." [Tiago 1:5].

Ele não irá nos "reprovar" ou repreender por pedirmos, embora Sua Palavra já nos forneça a sabedoria que necessitamos. Observe como Tiago refere-se à generosidade do Senhor nesse respeito. É como se o Todo-Poderoso estivesse aguardando ser solicitado!

Portanto, é nosso privilégio fazer exatamente isto!

O Convite do Senhor

Isto nos traz ao admirável convite que o Senhor estende a todos os fiéis no livro do profeta Jeremias:

"Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes." [Jeremias 33:3].

Talvez precisemos ler este verso repetidas vezes. É o Senhor Deus, criador do céu e da Terra, que está convidando cada um de nós a fazer isto?

Há uma tendência de interpretar este convite como uma promessa que se aplica exclusivamente a Jeremias e aos profetas, mas existem muitos versos na Escritura que têm tanto uma aplicação local e geral. Não há uma razão óbvia para lermos este verso restritivamente. O convite foi estendido a Jeremias em um tempo — logo após a queda de Jerusalém — quando a exigência pública por garantias divinas era intensa. O Senhor estava dizendo ao profeta que até mesmo as questões mais difíceis receberiam uma resposta.

Jesus efetivamente reiterou esta promessa, quando disse:

"Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á." [Mateus 7:7].

Precisamos explorar isto um pouco mais, por que diz muito para nós hoje. Parece que estamos entrando em um tempo em que as pessoas em toda a parte clamarão e pedirão respostas e os fiéis cristãos — aqueles que realmente nasceram de novo e que caminham diariamente na força e poder do Espírito Santo — precisarão saber como responder às pessoas aflitas e desesperadas.

Posicionalmente, nossa situação será parecida com a de Jeremias após a queda de Jerusalém. E, como Jeremias, também precisaremos invocar o Senhor, buscando respostas para as questões que ultrapassam nossa compreensão.

Ao fazermos isso, será útil lembrar a oração do rei Asa, quando ele enfrentou uma situação gravíssima. Um exército etíope muito numeroso, com mais de um milhão de homens, estava prestes a invadir o reino de Judá. Aquele era o maior exército já formado contra o reino. O rei não estruturou sua petição como um general militar que pede reforços, mas foi direto ao coração da matéria:

"E Asa clamou ao SENHOR seu Deus, e disse: SENHOR, nada para ti é ajudar, quer o poderoso quer o de nenhuma força; ajuda-nos, pois, SENHOR nosso Deus, porque em ti confiamos, e no teu nome viemos contra esta multidão. SENHOR, tu és nosso Deus, não prevaleça contra ti o homem." [2 Crônicas 14:11].

Ele sabia que estava entre aqueles que "não têm força alguma", mas isso não abalou a fé dele. Ele simplesmente declarou que aquilo não fazia diferença! "Querido Senhor, tu és o Todo-Poderoso e confiamos em ti. Lutaremos em teu nome e tu somente determinarás o resultado. O quão fortes ou fracos nós somos não tem importância alguma!"

Hoje, o Maligno está usando o medo como uma arma como nunca antes. Quanto mais a sociedade se distancia da Palavra de Deus, mais vulnerável ela se torna. As ameaças enganosas de Satanás parecem muito mais perigosas e induzirão muito maior medo, quando uma população não é mais capaz de reconhecer a beleza sublime da oração do rei Asa.

Em 21 de março de 2021, o dia do Censo no Reino Unido, somente 46,2% da população da Inglaterra e Gales identificaram-se como cristãos. Isso se compara com 59,3% de apenas dez anos antes. Que declínio surpreendente — 13% em uma década. Parte dessa queda é devido ao número enorme de imigrantes, tanto legais como ilegais, que entraram no Reino Unido durante aquele período, virtualmente todos os quais não eram cristãos (como a elite Luciferiana queria). Entretanto, isso também reflete a substituição em larga escala dos valores bíblicos por ideologias seculares, pagãs e de Nova Era. Os cristãos professos são agora uma minoria no Reino Unido, pela primeira vez em mais de 1.300 anos.

Estamos testemunhando a queda daquilo que anteriormente chamávamos de "Cristandade", onde até os pecadores mais endurecidos sabiam que a Bíblia é a Palavra de Deus e que um dia todos serão julgados. Um temor a Deus é o princípio da sabedoria, mas em um mundo em que a vasta maioria das pessoas não tem o temor a Deus, a sabedoria praticamente desapareceu. Isto abre a porta para Satanás, cujas mentiras se tornam mil vezes mais poderosas. Quando ele provoca um novo temor, como aqueles temores associados com pandemias e zoonoses "emergentes", as massas respondem como se um oráculo tivesse falado. Sem possuir as ferramentas mais básicas de discernimento, as pessoas acreditam em qualquer coisa que seja dita para elas, especialmente se a mensagem for repetida infinitas vezes na mídia.

Estas mentiras demoníacas também podem ser usadas para preparar e propagar falsos relatos de eventos trágicos. Por exemplo, o "meteorito" visto sobre as Ilhas Canárias (veja a inserção abaixo) era quase certamente um míssil.

Conclusão

Ouvimos muito hoje a respeito do valor duvidoso de uma cara formação universitária. O enfraquecimento do currículo está agora se fazendo sentir. Mas, antes de o enfraquecimento do currículo iniciar em nossas universidades, ele já tinha sido aperfeiçoado e se tornado uma fina arte em nossos seminários cristãos. Todos os que foram ensinados por homens que se graduaram nesses locais intelectualmente deficientes foram submetidos a uma forma sutil de ceticismo bíblico. Se aqueles que pregam a Palavra não estão eles mesmos imbuídos com um respeito e admiração absolutos pela tremenda beleza e verdade da Palavra de Deus, então tudo o que eles disserem sobre ela não possuirá vitalidade ou convicção.

"Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o SENHOR, e como um martelo que esmiuça a pedra?" [Jeremias 23:29].

Vivemos em um tempo em que os fiéis cristãos precisarão cada vez mais pedir ao Senhor para alargar sua compreensão, tanto da Sua Palavra quanto a respeito dos eventos que estão ocorrendo no mundo ao redor deles:

"Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes." [Jeremias 33:3].

Solicitação Especial

Incentivamos os leitores frequentes a baixarem os estudos disponíveis neste website para cópia de segurança e consulta futura. Eles poderão não estar disponíveis para sempre. Estamos entrando rapidamente em um tempo em que materiais deste tipo somente poderão ser obtidos via correio eletrônico. Os leitores que desejarem ser incluídos em uma lista para correspondência futura são bem-vindos a me contactar em jeremypauljames@gmail.com. Não é necessário fornecer o nome, apenas um endereço eletrônico.


Autor: Jeremy James, artigo em http://www.zephaniah.eu
Data da publicação: 5/3/2023
A Espada do Espírito: https://www.espada.eti.br/Apocalipse/entendimento.htm