Devemos Ignorar o Salvador Secreto Deles Para Manter a Unidade na Igreja?

A permissão para tradução e disponibilização desta série de artigos foi gentilmente cedida por Ephesians5-11.org.

"E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as." [Efésios 5:11]

Recursos úteis para sua maior compreensão

Título do Livro 1


Título do Livro 2


Título do Livro 3

Este artigo documenta o símbolo mais importante da Maçonaria e considera o impacto na unidade da igreja. Alguns indivíduos na igreja são maçons; outros se opõem à Maçonaria. Isso resulta em divisão. Quem são os indivíduos que causam divisão? Por quê? O que a Maçonaria ensina a respeito da salvação? Que posição as Grandes Lojas adotam com relação a Jesus Cristo? Por que os oponentes da Maçonaria são tão persistentes? As citações são do ritual maçônico, dos documentos da Grande Loja e das Escrituras.

O Evangelho é de Máxima Importância

Antes de ascender aos céus, o Senhor Jesus Cristo deu instruções claras aos seus discípulos:

"E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém." [Mateus 28:18-20].

Um dos propósitos principais da igreja é levar o evangelho de Jesus Cristo aos perdidos. Paulo sumarizou os fatos básicos do evangelho:

"Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis. Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão. Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras." [1 Coríntios 15:1-4].

As Escrituras Enfatizam a Importância da Unidade, Para Que Possamos Glorificar a Deus

"Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus. Para que concordes, a uma boca, glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo." [Romanos 15:5-6].

Jesus orou para que seus discípulos fossem um; ele queria que todos aqueles que cressem nele ficassem em completa unidade a fim de que o mundo soubesse que Deus o tinha enviado. Pouco antes de ser traído e preso, ele orou, dizendo:

"E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim." [João 17:22-23].

Embora ensinasse a necessidade de um espírito de unidade, Paulo enfatizou a importância da sã doutrina:

"Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem." [1 Timóteo 4:16].

As doutrinas fundamentais da igreja incluem a divindade de Jesus Cristo e o fato que ele é o único caminho para a salvação. Jesus disse: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." [João 14:6].

Dentro da igreja existem alguns indivíduos que não seguem os mandamentos de Jesus. A presença deles na igreja causa divisão. As Escrituras falam claramente sobre a resposta apropriada àqueles que causam divisão. Paulo deu estas instruções a Tito:

"Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o, sabendo que esse tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado." [Tito 3:10-11].

Em Algumas Denominações, um Número Significativo de Membros da Igreja São Maçons

O número varia de congregação para congregação. Alguns estão atualmente ativos na Maçonaria; outros estão inativos, mas ainda continuam como membros. Muitos maçons são professores de Escola Dominical, diáconos, presbíteros e até pastores. Todos os membros de igrejas que são maçons afirmam que a Maçonaria é compatível com o Cristianismo. Muitos afirmam que a Maçonaria fez deles melhores cristãos. Os maçons estão envolvidos em diversas boas obras, que provêem serviços à sociedade. Eles alimentam os pobres, oferecem assistência médica às crianças doentes e até enviam os pastores que estão tentando influenciar em viagens à Terra Santa.

Algumas pessoas dentro do corpo de Cristo se opõem à Loja Maçônica e acreditam que os maçons que não renunciam à Maçonaria devem ser excluídos da igreja. Os oponentes da Maçonaria não estão dispostos a contemporizar.

Existem muitos outros que parecem estar enfatizando a importância da unidade da igreja. Eles temem que se as atitudes dos oponentes da Maçonaria forem adotadas por um número significativo, haverá divisão. Acreditam que a oposição à Maçonaria possa destruir a unidade na igreja. O maior temor deles é que a congregação seja envolvida em uma cisão por causa de uma questão insignificante.

Por Que os Oponentes da Maçonaria Insistem Que Haja uma Total Separação Entre a Loja e a Igreja?

A base da Maçonaria é conhecida como Loja Azul. Ela consiste dos três primeiros graus: Aprendiz, Companheiro e Mestre Maçom. Após o homem completar o grau Mestre Maçom, ele é tão maçom quanto sempre será. Cada um dos graus contém ensinos que são revelados por meio do ritual. O homem que está sendo iniciado na Maçonaria toma uma parte ativa no ritual. No grau de Mestre Maçom, o novo Mestre Maçom representa Hirão-Abi. Na porção do ritual conhecida como Lenda do Terceiro Grau, Hirão é injustamente morto, enterrado e depois ressuscitado do sepulcro. No fim do ritual, o seguinte resumo do significado é proferido:

"Finalmente, meus irmãos, imitemos nosso Grande Mestre, Hirão-Abi, em sua virtuosa conduta, sua genuína piedade a Deus, e sua inflexível fidelidade ao que lhe estava confiado; para que, como ele, possamos dar as boas-vindas ao severo tirano, a Morte, e recebê-la como um gentil mensageiro do nosso Supremo Grande Mestre, para nos transportar desta imperfeita para a toda perfeita, gloriosa e celestial Loja lá em cima, que o Supremo Arquiteto do Universo preside."

O significado do ritual é claramente explicado: os maçons devem imitar Hirão-Abi para que possam dar as boas-vindas à morte e serem transportados para os céus.

Quem é Hirão-Abi?

Quando um homem é elevado ao grau de Mestre Maçom, recebe um livreto chamado monitor. Os monitores são produzidos pelas jurisdições e distribuídos sob a direção das autoridades da Maçonaria, as Grandes Lojas. A edição de 1946 do monitor usado pela Grande Loja do Kentucky revela a identidade de Hirão-Abi em uma discussão sobre as diversas religiões:

"Todos criam em uma vida futura, a ser obtida pela purificação e pelas provações; em um estado, ou sucessivos estados de recompensa e de punição; e em um Mediador e Remidor, por meio de quem o Princípio Maligno deveria ser vencido e a Deidade Suprema poderia se reconciliar com suas criaturas. A crença era geral que ele precisaria nascer de uma virgem e sofrer uma morte dolorosa. Os hindus o chamavam de Krishna; os chineses, de Kioun-tse; os persas, de Sosiosch; os caldeus, de Dhouvanai; os egípcios, Hórus; Platão, de Amor; os escadinavos, de Balder; os cristãos, de Jesus; os maçons, de Hirão." [págs. XIV-XV].

O significado é perfeitamente claro. A Maçonaria ensina que Jesus não é o único salvador. Ele é o salvador dos cristãos, e Krishna é o salvador dos hindus, enquanto Hirão-Abi é o salvador dos maçons. The Meaning of Masonry [O Significado da Maçonaria], de Lynn Perkins, clarifica o ensino:

"Portanto, a Maçonaria ensina que a redenção e salvação são ambos o poder e a responsabilidade do maçom individual. Salvadores como Hirão-Abi podem e mostram o caminho, mas os homens precisam sempre seguir e demonstrar, cada um por si, seu poder de salvar a si mesmos, de construir sua própria estrutura espiritual em seu próprio tempo e forma. Todo homem, basicamente, é seu próprio salvador e remidor, pois se ele não salvar a si mesmo, não será salvo. O leitor que conseguir voltar aos reais ensinos dos mestres, incluindo Jesus de Nazaré, encontrará unanimidade nessa matéria." [pág. 95].

O fato de a Maçonaria ensinar redenção e salvação também está documentado na página 96 do Manual of the Lodge [Manual da Loja], de Albert Mackey. O livro de Mackey foi adotado, virtualmente sem alteração, como o monitor da Grande Loja da Carolina do Sul. Na forma de monitor, o livro é conhecido como o Ahiman Rezon:

"Era o único objeto de todos os ritos e mistérios antigos praticados no seio das trevas pagãs... ensinar a imortalidade da alma. Esse ainda é o principal propósito do terceiro grau da Maçonaria. Esse é o escopo e objetivo do seu ritual. O Mestre Maçom representa o homem, quando jovem, quando adulto, quando velho, e a vida que passa como sombras efêmeras, porém ressuscitado do túmulo da iniqüidade, e despertado para outra e melhor existência. Por sua lenda e por todo seu ritual, é implícito que fomos redimidos da morte do pecado e o sepulcro da poluição... e a conclusão à qual chegamos é que a juventude, adequadamente orientada, leva a uma maturidade honrosa e virtuosa, e que a vida do homem adulto, regulada pela moralidade, fé e justiça, será recompensada na hora do seu encerramento pela visão da felicidade eterna... o Mestre Maçom representa um homem salvo do túmulo da iniqüidade, e ressuscitado para a fé da salvação." [págs. 141-42, edição 1947, Ahiman Rezon].

As palavras de Mackey são reproduzidas nos monitores de muitos Estados. A edição de 1993 do Indiana Monitor contém a maioria das passagens que explicam o significado da Lenda do Terceiro Grau na página 154. O Indiana Monitor confirma a universalidade da lenda de Hirão na Maçonaria:

"A Lenda do Terceiro Grau é a mais importante e significativa dos símbolos lendários da Maçonaria. Foi transmitida de uma geração a outra pela tradição oral, e foi preservada em todos os ritos maçônicos praticados em todos os países ou idiomas, sem nenhuma alteração significativa." [pág. 41].

"A Lenda de Hirão é a glória da Maçonaria..." [pág. 158].

A Maçonaria tem um salvador chamado Hirão-Abi. Ela ensina que os Mestres Maçons foram redimidos da morte do pecado e representam aqueles ressuscitados para a fé da salvação. Cada maçom retrata Hirão-Abi em um ritual em que ele foi morto, enterrado e ressuscitado do túmulo. Esse ritual é uma imitação do sacrifício de Jesus Cristo. O ritual do terceiro grau diz diretamente que imitando Hirão-Abi, os Mestres Maçons podem chegar aos céus.

A Situação na Igreja é Como Segue:

Permitindo que a Maçonaria utilize a congregação como capa, estamos permitindo que o mundo acredite que não exista nada nos ensinos da Maçonaria com os quais discordemos grandemente.

Aqueles Que se Opõem à Maçonaria São Justificadamente Intolerantes

Eles insistem na total separação entre a igreja e a loja. Muitos outros na igreja acham que os maçons não estejam fazendo nada de mal: Os maçons não promovem a imitação de Hirão-Abi como um caminho para a salvação publicamente, somente em segredo. Aqueles que estão contra a oposição ativa ao falso evangelho da Maçonaria dizem que se tomarmos uma posição contra a Maçonaria, poucos maçons renunciarão e alguns dos familiares deles ficarão ao lado deles, seguindo as emoções, em vez de o Espírito da Verdade. Alguns temem que isso destrua a paz e a unidade da igreja e resulte em divisão.

A Divisão Sempre É Ruim?

A divisão poderia ser a vontade de Deus? Considere estas palavras de Jesus:

"Cuidais vós que vim trazer paz à terra? Não, vos digo, mas antes dissensão; porque daqui em diante estarão cinco divididos numa casa: três contra dois, e dois contra três. O pai estará dividido contra o filho, e o filho contra o pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra sua nora, e a nora contra sua sogra." [Lucas 12:51-53].

O evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo causa divisão e a presença da Maçonaria dentro da igreja resulta em uma forte diferença de opinião. Alguns são firmes em sua crença que os maçons que não renunciam à Maçonaria e não se arrependem devem ser rejeitados como membros da igreja. Outros acham que devemos evitar tratar o assunto, de forma a manter a unidade.

Alguns afirmam que é impossível saber em que um homem acredita. Eles afirmam que não podemos saber que um homem tenha aceito os ensinos da Maçonaria, simplesmente porque ele é um membro da loja. O que podemos saber é que qualquer homem que permanece sendo maçom após ter sido confrontado com os ensinos da Maçonaria não rejeitou esses ensinos, como faria um cristão.

Por Que Existem Opiniões Diferentes?

O apóstolo Paulo falou das diferenças que existiam entre os membros da igreja em Corinto:

"Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio. E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós." [1 Coríntios 11:18-19].

O autor A. W. Tozer, um líder cristão contemporâneo, disse:

"A divisão não é má. A chave é saber o que dividir — e saber o que unir".

O resultado desejável é separação de todos os membros da igreja da Loja Maçônica. Não é vontade de Deus que ninguém pereça. Realisticamente, alguns maçons não receberam e não receberão a Jesus Cristo como Salvador e Senhor, embora possam afirmar que tenham recebido.

A Questão Fundamental Continua: Devemos Ignorar o Salvador Secreto Deles Para Manter a Unidade na Igreja de Cristo?

Somente aqueles que estão em um lado dessa questão têm a aprovação de Deus. Sua voz pode ser a que fará um maçom se arrepender e aceitar a Jesus Cristo. Deixando de tomar uma posição nessa batalha, a pessoa está escolhendo ignorar o salvador secreto e o perigo que correm as almas perdidas.

Pode haver unidade na igreja enquanto alguns seguem outro salvador? A paz com o mundo e a aparência de unidade são tão importantes que uma igreja deva tolerar outro salvador?



Visite o site Ephesians5-11 em http://www.ephesians5-11.org
Data da publicação: 15/9/2001
Revisão: A. F. e http://www.TextoExato.com
Patrocinado por: S. F. F. C. — Vargem Grande Paulista / SP
A Espada do Espírito: http://www.espada.eti.br/ef511-h.asp

Fale conosco direcionando sua mensagem a um dos membros da equipe de voluntários.