Escolha uma cor para o fundo:  

O Curso Bíblico Conhecendo Deus e Fazendo Sua Vontade — Exemplo de Desvio Sutil das Escrituras no Fim dos Tempos

Um curso longo em termos de experiências, mas curto em base doutrinária!

A Nova Ordem Mundial está chegando! Você está preparado?

Compreendendo o que realmente é essa Nova Ordem Mundial, e como está sendo implementada gradualmente, você poderá ver o progresso dela nas notícias do dia-a-dia!!

Aprenda a proteger a si mesmo e aos seus amados!

Após ler nossos artigos, você nunca mais verá as notícias da mesma forma.

Agora você está na
"THE CUTTING EDGE"

Recentemente, recebemos informações via correio eletrônico a respeito de um curso que está se tornando muito popular entre diversos grupos denominacionais. O nome é Conhecendo Deus e foi lançado em 1990, escrito pelo pastor batista sulista Henry Blackaby, com a co-autoria de Claude King. Esse material é um guia de estudo que, supostamente, promove uma melhor compreensão de como o cristão deve andar diante de Deus. Durante os anos 90, as vendas ultrapassaram dois milhões de exemplares e o curso já foi traduzido em mais de 40 idiomas, incluindo o português. As estatísticas mostram que aproximadamente 16% de todos os batistas da Convenção Sulista norte-americana já fizeram o curso e alguns acreditam que isso corresponda a praticamente metade dos membros ativos! De acordo com o relatório que recebemos, o porta-voz da Junta de Escola Dominical da Convenção Batista do Sul declarou que igrejas de muitas outras denominações (incluindo a Igreja Católica) também estão adotando o curso. Em 1994, foi lançada uma versão em capa dura com o subtítulo Conhecendo e Fazendo a Vontade de Deus, que já vendeu 250.000 exemplares. Adicionalmente, milhares de pessoas já participaram de seminários em fins de semana e encontros específicos para casais, que estão abertos a qualquer pessoa interessada. O relatório também diz que em 1997, os jesuítas do Boston College programaram uma série de painéis usando o material. É exatamente esse tipo de aceitação ecumênica do curso, juntamente com seu conteúdo místico, que queremos destacar e sobre o qual advertimos.

Vários críticos já publicaram excelentes resenhas sobre o livro e não é nossa intenção duplicar esses esforços. (Por exemplo, veja algumas resenhas no site Bible Discernment Ministries, em http://www.rapidnet.com/~jbeard/bdm/BookReviews/exp_god/). Neste artigo, queremos enfatizar o aspecto místico do material que está sendo ensinado.

O autor Blackaby relaciona o que chama de "Sete Realidades do Conhecimento de Deus" e a de número quatro deve ser especialmente preocupante para os cristãos fundamentalistas. Ele afirma o seguinte: "Deus fala pelo Espírito Santo por meio da Bíblia, da oração, das circunstâncias, e da igreja para revelar a Si mesmo, Seus propósitos e Seus caminhos." É neste ponto em que ocorre um grande desvio do ensino das Escrituras e é também a linha divisória entre os carismáticos e os fundamentalistas. Em que parte a Bíblia — a Palavra de Deus — ensina que Deus fala ao homem usando qualquer outra fonte que não as Escrituras?

Hebreus 1:1-2 diz como Deus comunicou-se com o homem no passado, mas também como Ele fala hoje:

"Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo."

Observe na frase sublinhada que o verbo falar está no pretérito. Quando o apóstolo João escreveu o Apocalipse, o cânon das Escrituras ficou completo e tudo o que Deus quer que saibamos sobre Ele e sobre Seu Plano das Épocas está contido no cânon. Deus também nos adverte para não fazermos inclusões ou remoções na sua palavra:

"Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que eu vos mando." [Deuteronômio 4:2].

"Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro." [Apocalipse 22:18].

Pergunta No. 1 — Como um "profeta" hoje revela mensagens de Deus sem violar essas passagens? Como alguém pode insistir que Deus falou com ele de um modo fora das Escrituras sem violar esses mandamentos? Na verdade, não é possível! Portanto, a revelação extrabíblica não tem base nas Escrituras. No entanto, milhares de pessoas — como Blackaby — insistem em dizer que Deus ainda fala ao homem como falava nos tempos bíblicos e citam vários exemplos de como Ele supostamente está fazendo isso.

Pergunta No. 2 — Como aqueles que recebem e disseminam as mensagens "atualizadas" de Deus sabem com certeza que Deus é quem está falando? Estou sendo muito sério aqui! Por qual critério garantem que o Deus Todo-Poderoso é o autor das palavras? Lamento, mas dizer que é uma sensação, não serve. Nem que é a experiência. Somos todos seres humanos totalmente depravados e se alguém realmente é salvo, é somente a graça de Deus que nos separa do pecador mais vil no mundo. É por isso que Deus nos deu Sua Palavra na forma escrita — para que possamos ir até ela e Deus possa se comunicar conosco. Ele fala conosco por meio da Sua Palavra e falamos com Ele por meio da oração. Nenhum cristão genuíno questiona a autenticidade das Escrituras. No entanto, obviamente não é esse o caso com muitos crentes dos dias atuais que insistem que Deus fala com eles — e freqüentemente com uma voz audível! Preciso lembrá-lo das muitas ocorrências na Bíblia em que falsos profetas insistiam em dizer: "Assim diz o Senhor"? Preciso lembrá-lo das próprias palavras do Senhor Jesus Cristo acerca daqueles que insistirão em dizer no dia do juízo que tinham profetizado em nome dele? Na igreja primitiva, quando os dons espirituais relacionados em 1 Coríntios 12:4-11, estavam totalmente funcionais (e precisamos lembrar que o Novo Testamento ainda estava sendo escrito), observamos que um dos dons era "discernir os espíritos" [verso 10]:

"E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas."

Da maneira como entendo esse dom, ele foi dado aos "cães de guarda" para garantir que somente aqueles que supostamente tinham o dom de profecia falassem da parte de Deus. Em outras palavras, o Espírito Santo os capacitava — os habilitava espiritualmente — a discernir a origem e a validade das palavras que estavam sendo proferidas. A razão disso é que Satanás e seus demônios não somente têm a capacidade, mas também o desejo de imitar Deus e procuram falar em nome Dele!!! Esse fato é repetidamente enfatizado nas Escrituras nas ações dos falsos profetas. Portanto, se crê que Deus esteja falando com você diretamente, ou por meio de outras pessoas, é melhor testar esse espírito! Exatamente como aqueles que falam em línguas precisam ter um intérprete presente, aqueles que profetizam estão fora da linha, a não ser que um dos presentes possua o dom de discernir os espíritos. O bom senso desse requisito deve ser evidente.

Como alguém prova os espíritos? De acordo com 1 João 4:1-3, o teste é este:

"Amados, não creais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do Anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo."

Uma das advertências mais importantes que podemos fazer sobre esse assunto é que Deus deixou bem claro que o homem deve viver diante dele pela fé, não por vista [2 Coríntios 5:7; Gálatas 3:11; Habacuque 2:4; Romanos 1:17; Hebreus 10:38]. Portanto, um movimento que enfatiza os dons que são visíveis — e facilmente falsificados por Satanás — está encorajando seus membros a andar por vista, em vez de viver da fé!. Se você ouve alguém sussurrar nos seus ouvidos em voz audível, pode ter certeza, com base na autoridade da Palavra de Deus, que não é o Espírito Santo. Sonhos e visões também são suspeitos pelas mesmas razões, pois são facilmente falsificados por Satanás. Lembre-se, estamos vivendo no fim dos tempos e o Senhor Jesus Cristo disse que a enganação será tão perfeita que, se fosse possível, até mesmo os eleitos de Deus seriam ludibriados [Mateus 24:24]. Acreditamos que muitos ministérios "cristãos" estão sendo criados e promovidos por homens e mulheres que não fazem parte dos eleitos de Deus e estão enganando muitas pessoas. Assim, a maioria das igrejas carismáticas hoje não ensina teologia sistemática, concentrando-se apenas nas sensações e nos dons visíveis que envolvem as emoções, em vez de enfatizarem as doutrinas bíblicas.

Aqueles que acompanham e estão familiarizados com o ministério da The Cutting Edge sabem que vemos as questões espirituais de uma perspectiva completamente diferente da maioria dos demais. Infelizmente, guerra espiritual é um assunto que a maioria dos pastores desconhece. Eles podem falar rapidamente sobre o assunto de vez em quando, mas na verdade não sabem nada sobre o "lado negro" satânico e seus objetivos. Por essa razão, nosso ministério "é a voz do que clama no deserto", procurando despertar o povo de Deus para a dura realidade desta hora avançada em que estamos vivendo. Com amor por todos e sem malícia alguma, exortamos aqueles que estão sendo doutrinados em sistemas baseados em experiências, como o curso Conhecendo Deus e Fazendo sua Vontade, que façam aquilo que é necessário para garantir que o espírito que esteja falando com eles seja realmente de Deus.

Sempre que alguém estiver falando em línguas, profetizando ou recebendo uma mensagem supostamente do Espírito Santo, de acordo com o teste de 1 João 4:1-3, que mencionamos anteriormente, Deus nos instrui a testar o espírito, fazendo-o confessar que Jesus Cristo veio em carne. Deus não somente instrui, mas também dá aos seus filhos a autoridade de exigir que o espírito faça essa confissão. Se for realmente o Espírito Santo de Deus falando, a confissão será imediata e clara. No entanto, alguns fizeram isso apenas para descobrir, para seu profundo horror, que o espírito recusou-se a cooperar e em muitos casos até blasfemou de Deus!

Se sua experiência cristã envolve qualquer uma das práticas mencionadas, imploramos que siga as claras instruções da Palavra de Deus e prove o espírito pedindo que outros cristãos piedosos apliquem o teste conforme descrito pelo apóstolo João. Enquanto você estiver falando em línguas, profetizando ou recebendo instruções supostamente do Espírito Santo — peça que os outros apliquem o teste, tomando o controle do espírito invocando o nome e o sangue do Senhor Jesus Cristo e fazendo-o confessar que Jesus Cristo veio em carne. O que você tem a perder — senão talvez alguma bagagem espiritual que não sabia que estava carregando?



Você está preparado espiritualmente? Sua família está preparada? Você está protegendo seus amados da forma adequada? Esta é a razão deste ministério, fazê-lo compreender os perigos iminentes e depois ajudá-lo a criar estratégias para advertir e proteger seus amados. Após estar bem treinado, você também poderá usar seu conhecimento como um modo de abrir a porta de discussão com uma pessoa que ainda não conheça o plano da salvação. Já pude fazer isso muitas vezes e vi pessoas receberem Jesus Cristo em seus corações. Estes tempos difíceis em que vivemos também são tempos em que podemos anunciar Jesus Cristo a muitas pessoas.

Se você recebeu Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, mas vive uma vida espiritual morna, precisa pedir perdão e renovar seus compromissos. Ele o perdoará imediatamente e encherá seu coração com a alegria do Espírito Santo de Deus. Em seguida, você precisa iniciar uma vida diária de comunhão, com oração e estudo da Bíblia.

Se você nunca colocou sua confiança em Jesus Cristo como Salvador, mas entendeu que ele é real e que o fim dos tempos está próximo, e quer receber o Dom Gratuito da Vida Eterna, pode fazer isso agora, na privacidade do seu lar. Após confiar em Jesus Cristo como seu Salvador, você nasce de novo espiritualmente e passa a ter a certeza da vida eterna nos céus, como se já estivesse lá. Assim, pode ter a certeza de que o Reino do Anticristo não o tocará espiritualmente. Se quiser saber como nascer de novo, vá para nossa Página da Salvação agora.

Esperamos que este ministério seja uma bênção em sua vida. Nosso propósito é educar e advertir as pessoas, para que vejam a vindoura Nova Ordem Mundial, o Reino do Anticristo, nas notícias do dia-a-dia.

Fale conosco direcionando sua mensagem a um dos membros da equipe de voluntários.

Se desejar visitar o site "The Cutting Edge", dê um clique aqui: http://www.cuttingedge.org

Que Deus o abençoe.

Data de publicação: 6/2/2001
Patrocinado por: S. F. F. C — Vargem Grande Paulista / SP
Revisão: http://www.TextoExato.com
A Espada do Espírito: https://www.espada.eti.br/n1423.asp