Evitando os Perigos do Yôga (Ioga), do Misticismo, da Nova Era e do Ocultismo — Parte 2

Spiritual Research Network

Introdução

Na Parte 1, mencionei rapidamente que o apóstolo Paulo instruiu Timóteo: "Como te roguei, quando parti para a Macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina." [1 Timóteo 1:3].

O quanto precisamos desesperadamente disto no nosso tempo! Mas, onde estão as igrejas e ministérios que podem fazer isto? Muitas pessoas não conseguem encontrar esse tipo de igreja. A pergunta mais comum que os ministérios de pesquisa e de apologética recebem hoje em dia é: "Vocês sabem onde posso encontrar uma boa igreja?"

Quase toda semana preciso escrever para algum leitor, para incentivá-lo a encontrar cristãos de mente similiar e ter comunhão com eles, especialmente se não conseguirem encontrar uma boa igreja em suas cidades. O fato de ser difícil encontrar uma boa igreja não deve ser desculpa para deixar de fazer a leitura diária da Bíblia, de dedicar tempo à oração e procurar ter comunhão com outros cristãos que estão comprometidos com o Senhor e com Sua Palavra.

À medida que o tempo passa, parece que um número cada vez menor de igrejas exorta e requer que os cristãos "ensinem a sã doutrina". Fico admirado em ver quantos líderes parecem ter simplesmente lançado fora as epístolas pastorais (1 e 2 Timóteo, Tito). Paulo foi muito claro sobre ensinar, advertir e permanecer firme na doutrina de Cristo — e naquilo que glorifica a Deus. Essas epístolas pastorais são muito claras e extremamente úteis para a edificação pessoal e da liderança.

É minha esperança e oração que os artigos em nossos boletins ajudem a instruir o povo cristão sobre aquilo que Deus pensa a respeito dos assuntos que tentamos tratar. O desejo de Deus (e o nosso também) é que o corpo de Cristo seja saudável e forte, não enfermo ou anêmico. Muitas pessoas estão se contaminando, junto com suas famílias, pela "cristianização" das práticas místicas e ocultistas. Elas também estão pagando um alto preço por isto, e não estou falando em termos de dinheiro, a não ser, é claro, que os pregadores da prosperidade tenham também tomado dinheiro de seus incautos ouvintes.

Ao longo dos anos, tenho conversado com muitas pessoas cujas vidas foram desmanteladas e afetadas por problemas, incluindo tendências suicidas, simplesmente por terem se envolvido com movimentos hipercarismáticos com risos / tremores / choros incontroláveis e a "unção" hindu Shaktipat Diksha, que é de forma blasfema divulgada como sendo o Espírito Santo. Isto é altamente destrutivo para as pessoas, como são as práticas dos movimentos Reiki Cristão, Toque Terapêutico, Cura Terapêutica, "Mãos Saradoras", "Cristoque" e as "línguas", "curas", "unção" e "risada santa". Todos esses movimentos têm origem em algum grau no mundo da influência do espiritismo e são, portanto, de origem demoníaca. Como bereanos, precisamos rejeitar tudo isto, continuar a examinar as Escrituras diariamente (Atos 17:11) e procurar a direção de Deus, de acordo com Sua verdade. Que Ele lhe conceda força para permanecer firme e advertir os outros que estão no seu círculo de relacionamentos.



Nota ao Leitor: A Parte 2 desta série aborda o termo "Nova Era" (Nova Espiritualidade / Novo Evangelho / Espiritualidade Contemplativa) e o termo "ocultismo". A Parte 1 cobriu os termos "Yôga" (ou Yoga, Ioga) e "Misticismo". As advertências bíblicas sobre essas filosofias e as práticas espirituais envolvidas são apresentadas em ambos os artigos.

"Quando entrares na terra que o SENHOR teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações. Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti. Perfeito serás, como o SENHOR teu Deus. Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR teu Deus não permitiu tal coisa." [Deuteronômio 18:9-14].

O último parâgrafo da Parte 1 terminou com a seguinte citação de Gênesis 3:

"Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal." [Gênesis 3:1-5].

Por que encerrei a Parte 1 com esta citação? O objetivo foi lembrar o leitor que o mesmo engodo espiritual que veio com a voz da serpente (Satanás, o Diabo) é exatamente a mesma mentira que energiza o mundo do ocultismo, em suas infinidades de formas, ao longo dos tempos. "Certamente não morrereis... sereis como Deus, sabendo o bem e o mal." [Gênesis 3:3-4].

Estas são influências corruptoras que podem fazer os cristãos se desviarem da simplicidade que há em Cristo. A preocupação de Deus, por meio do apóstolo Paulo, é clara sobre isto: "Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo." [2 Coríntios 11:3]. À luz disto, um exame e advertência sobre a Nova Era (Nova Espiritualidade / Novo Evangelho / Espiritualidade Contemplativa) e o mundo do "ocultismo" está em ordem agora.

O Que É a Nova Era?

A Nova Era, também conhecida hoje como Nova Espiritualidade / Novo Evangelho / Espiritualidade Contemplativa, é um sistema de crenças que "engloba milhares de crenças autônomas e frequentemente contraditórias" [1]. Os praticantes da Nova Era (Nova Espiritualidade / Novo Evangelho / Espiritualidade Contemplativa) frequentemente utilizam métodos e técnicas ocultistas para iluminação, balanceamento da energia, canalização e muitas outras coisas. A Nova Era (Nova Espiritualidade / Novo Evangelho / Espiritualidade Contemplativa) é, na verdade, o velho paganismo com uma roupagem para o século 21. Os ensinos da Nova Era ocidental (Nova Espiritualidade / Novo Evangelho / Espiritualidade Contemplativa) tomaram emprestado a teologia e as filosofias de várias religiões orientais (por exemplo, Hinduísmo, Budismo, Jainismo, etc.) que estão fundamentadas no ocultismo evolucionários panteísta (Tudo é Deus) e panenteísta (Tudo em Deus, Deus em Tudo), também conhecido com o "Evolução Consciente".

Muitas das práticas encontradas no ocultismo ocidental nos séculos 19-21 foram trazidas para o Ocidente por líderes religiosos orientais, seitas, instrutores de Yôga e uma vasta quantidade de literatura produzida por editoras hindus, budistas e teosóficas. Assim também, muitos ensinos e práticas neste movimento estão baseados no conceito ocultista (escondido) que "Tudo É Um" (Monismo); portanto, como somos todos "Um", somos todos parte de Deus. Essencialmente, o Monismo é equivalente à "Unicidade", tudo é apenas um vasto "fulcro" da realidade.

O movimento de Nova Era afirma que a humanidade está apenas "evoluindo" para um estado mais elevado de "Consciência", sendo a palavra escrita com a letra "C" maiúscula para declarar sua divindade da humanidade. Novamente, isto pode ser rastreado até a mesma velha mentira que a serpente contou no Jardim do Éden (Gênesis 3). O Hinduísmo e suas diversas ramificações de filosofias e práticas de Yôga estão baseados nesta filosofia ocultista. Transformar o Yôga em "exercícios" é a maior tolice, especialmente para os cristãos, pois as práticas do Yôga e sua filosofia ocultista estão inextricavelmente conectadas. O Yôga é apenas uma das muitas práticas de Nova Era que estão agora firmemente entrincheiradas na sociedade ocidental, e até é praticado em muitas igrejas já contemporizadas.

O Index of Cults and Religions diz que aqueles que estão envolvidos no Movimento de Nova Era geralmente aderem a uma ou mais das seguintes crenças, frequentemente em conjunção com a metodologia "ocultista": [2]

  1. Tudo é um; toda a realidade é parte do todo.
  2. Tudo é Deus e Deus está em tudo (panteísmo e panenteísmo).
  3. O homem é Deus, ou parte de Deus.
  4. O homem nunca morre, mas continua a viver por meio da reencarnação.
  5. O homem pode criar sua própria realidade e/ou valores, por meio da consciência transformada, ou estados alterados de consciência. [3].

Deve ser observado que muitas formas de meditação de Nova Era (Nova Espiritualidade / Novo Evangelho / Espiritualidade Contemplativa) exercem um papel fundamental em abrir os indivíduos e as comunidades de adoração para perigosos "Estados Alterados de Consciência". As pessoas pouco sabem — incluindo muitos cristãos que praticam a "oração centrante" (uma versão cristianizada da "concentração focada" oriental, como por exemplo Japa Yôga, ioga centrante) — que essas formas de meditação são alguns dos mais poderosos e perigosos instrumentos místicos conhecidos pelo homem. Eles literalmente abrem as pessoas para o mundo invisível da influência espiritual, podem facilmente levar a estados de possessão e podem causar todo tipo de caos nas vidas daqueles que se tornam praticantes. Aqueles que deixam de reconhecer essas coisas são ignorantes, preferindo permanecer sem instrução, ou estão de forma deliberada se envolvendo naquilo que sabem ser perigoso.

O Que É o Ocultismo?

O termo "ocultismo" vem do latim occultus, que também significa "escondido". A palavra "oculto" é geralmente usada para descrever poderes sobrenaturais misteriosos e secretos, ou rituais religiosos mágicos. Em toda a história, os praticantes do "ocultismo" tentaram obter poder ou conhecimento sobrenatural, longe do Deus da Bíblia.

O termo "ocultismo" geralmente se refere à feitiçaria, satanismo, neopaganismo, e qualquer uma das várias formas de discernimento psíquico, como astrologia, sessões espíritas, leitura da palma das mãos, etc. As seguintes definições de "oculto" e "ocultismo" são do Dicionário Online em Português, em http://www.Dicio.com.br:

Significado de Oculto:

adj. Escondido, secreto, misterioso.
Ciências ocultas, a alquimia, a magia, a astrologia, a cabala, a nicromancia etc., cujo conhecimento e prática são envoltos em mistério.

Significado de Ocultismo:

s.m. Ciência que trata dos fenômenos que parecem não ter explicação pelas leis naturais, como a levitação, a telepatia.
Prática das ciências ocultas. Diz-se que alguém tem conhecimento de coisas ocultas, se entende de assuntos que não podem ser compreendidos por outros e que estão fora do campo da ciência. O oculto significa o que é secreto ou misterioso. As cartomantes alegam ter conhecimento do oculto quando lêem a sorte, pois dizem que podem explicar coisas que as pessoas em geral não conseguem saber.

É geralmente reconhecido que existem oito categorias principais que constituem o mundo do ocultismo: (1) magia; (2) feitiçaria / bruxaria / vodu; (3) Satanismo; (4) Espiritismo; (5) Adivinhação; (6) Astrologia; (7) Xamanismo e (8) Necromancia. [4]. Coletivamente, essas oito categorias incluem literalmente centenas, se não milhares, de métodos e técnicas que servem para contactar o mundo espiritual. A lista seguinte é apenas uma pequena amostra das práticas ocultistas e sistemas de crenças:

"Alquimia, Animismo, Astrologia, Fala Automática (por meio de um espírito), Escrita Automática (também conhecida como Psicografia, a escrita guiada pelos espíritos), Conhecimento Cabalista, Invocação dos Mortos, Candomblé, Religião Celta, Canalização, Magia do Caos, Quiromancia, Clarividência, Clariaudiência, Cristalomancia, Adoração e Consultas aos Demônios, Discordianismo, Adivinhação, Eckankar, Encantamentos, Fetichismo, Adivinhação da Sorte, Maçonaria, Sabedoria Gnóstica, Tradições Herméticas, Horóscopos, Hidromancia, I Ching, Organizações Iluminadas, Illuminati, Encantamentos, Cabala, Cavaleiros Templários, Licantropia, Macumba, Magia, Artes Mágicas, Médiuns, Adivinhação pelo Espelho, Necromancia, Neopaganismo, Augúrios, Oráculos, Ordem dos Templários do Oriente, Tabuleiro de Ouija, Mesa Branca, Paganismo, Leitura da Palma das Mãos, Prognósticos, Psicometria, Quimbanda, Radiestesia, Sociedade Rosa-Cruz, Runas, Santeria Cubana, Satanismo, Vidência, Encantamentos e Maldições (lançar ou conjurar), Espíritos-Guia, Espiritismo, Cartas do Tarô, Adivinhação pela Borra do Café ou do Chá na Xícara, Thelema, Umbanda, Astrologia Védica, Vodu, Magia Branca, Wicca, Feitiçara, Bruxaria." [6].

O Ocultismo Usurpa o Ofício de Cristo como Salvador

A Palavra de Deus condena claramente o ocultismo em todas suas formas. Qual é a razão para isto? Uma vez que um praticante abra a porta para o mundo da influência ocultista, o mundo invisível dos demônios inevitalmente poderá entrar em sua vida. Os resultados podem ser mortais. Todos aqueles que se envolvem no ocultismo, incluindo os cristãos que erroneamente pensam que não há problema em fazer isto, colocam-se (junto com suas famílias) imediatamente em risco. Aqueles que deliberadamente procuram essas coisas colocam-se em oposição hostil ao Criador do universo.

As estatísticas revelam que os praticantes do ocultismo em todo o mundo, frequentemente sofrem as consequências da desilusão, psicoses, paranoia, doenças não-diagnosticáveis, perversões e imoralidades sexuais de todos os tipos, fracassos éticos e morais, possessão demoníaca, tendências suicidas, sacrifício de crianças, e muito mais. [7].

Deus também condena o ocultismo por usurpar o elevado ofício de Jesus Cristo como o único Mediador e Salvador do mundo. As práticas ocultistas fornecem outro mediador entre os céus e a terra — o "instrumento do ocultismo" escolhido. Preferir os instrumentos do ocultismo em vez de Cristo e Sua salvação é um laço de morte para muitos. "Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte." [Provérbios 14:12]. Esta certeza não é parte do plano ordenado de Deus para a salvação da alma do homem. Jesus Cristo é o único mediador entre Deus e o homem: "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." [1 Timóteo 2:5].

Os Praticantes Ficam Debaixo da Maldição de Deus

Em resumo, qualquer forma de ocultismo contamina seus praticantes — independente do grau em que eles estão envolvidos. As práticas ocultistas não podem salvar alguém de seus pecados, nem podem livrar a alma da morte. Como uma isca em um anzol, o ocultismo leva as pessoas para a total ruína espiritual, nesta vida presente e na eternidade por vir. Pode-se também observar que todas as formas de envolvimento no ocultismo isolam severamente as pessoas de entregarem suas vidas ao Senhor Jesus Cristo e nascerem de novo (João 3:3-5). Os praticantes do ocultismo precisam saber que estão sob a maldição de Deus e que somente um verdadeiro milagre de Deus, por meio da fé em Jesus Cristo, poderá livrá-las da servidão ao ocultismo.

"Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei." [1 Samuel 15:23].

"A feiticeira não deixarás viver. Todo aquele que se deitar com animal, certamente morrerá. O que sacrificar aos deuses, e não só ao SENHOR, será morto." [Êxodo 22:18-20].

"E ser-me-eis santos, porque eu, o SENHOR, sou santo, e vos separei dos povos, para serdes meus. Quando, pois, algum homem ou mulher em si tiver um espírito de necromancia ou espírito de adivinhação, certamente morrerá; serão apedrejados; o seu sangue será sobre eles." [Levítico 20:26-27].

"E aquele profeta ou sonhador de sonhos morrerá, pois falou rebeldia contra o SENHOR vosso Deus, que vos tirou da terra do Egito, e vos resgatou da casa da servidão, para te apartar do caminho que te ordenou o SENHOR teu Deus, para andares nele: assim tirarás o mal do meio de ti." [Deuteronômio 13:5].

Aqueles que não renunciam ao envolvimento no ocultismo e não cedem ao chamado de Jesus Cristo, permanecerão escravos do pecado e de Satanás. Jesus disse: "Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo." [1 João 3:8].

"Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos." [Êxodo 20:1-6].

"Que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniquidade, e a transgressão e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniquidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até à terceira e quarta geração." [Êxodo 34:7].

Observe nos textos acima que a abominação da idolatria coloca a pessoa sob uma maldição até a terceira e quarta geração. Somente a crença em Jesus Cristo, em Seu sacrifício vicário pelos pecados e em Sua ressurreição dos mortos pode anular essa maldição resultante das abominações. Deus está disposto a livrar todos aqueles que realmente se arrependerem e colocarem fé e confiança em Seu Filho, o Messias Jesus.

"O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se." [2 Pedro 3:9].

"Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim." [Atos 26:18].

Adorando a Deus em Espírito e em Verdade

Deus é santo e deve ser adorado, não por meio ocultistas, mas como Jesus disse, "em espírito e em verdade". O apóstolo João foi um querido amigo e discípulo de Jesus. Ele escreveu o Evangelho de João, as epístolas de 1, 2 e 3 João, e o livro do Apocalipse. O próprio João citou Jesus, quando Ele disse: "Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." [João 4:24]. É a terceira pessoa da Triunidade, o Espírito Santo, que nos guia a adorarmos a Deus "em espírito e em verdade". A sabedoria dos homens caídos (1 Coríntios 2:14), dos anjos caídos (Gálatas 1:6-9) e de Satanás (Mateus 4:8-10) busca descarrilhar a verdadeira adoração ao Deus Todo-Poderoso. João também escreveu sobre a pessoa do Espírito Santo, que Jesus enviou ao mundo para ajudar os cristãos a discernirem a verdade e o erro:

"O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis." [João 14:17-19].

"Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim. E vós também testificareis, pois estivestes comigo desde o princípio." [João 15:26-27].

"Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar." [João 16:13-15].

Podemos concluir então que o Espírito Santo leva as pessoas para a verdade de Deus. Por outro lado, o mundo do ocultismo e das influências espíritas (demoníacas) leva as pessoas para longe da verdade das Escrituras e do verdadeiro Jesus Cristo das Escrituras.

Rejeitando a Nova Era e o Ocultismo

Considerando tudo isto, o único curso prudente de ação é rejeitar todas as formas de ocultismo, incluindo o Yôga ocultista e as práticas místicas e antibíblicas da Nova Era (Nova Espiritualidade / Novo Evangelho / Espiritualidade Contemplativa). Os líderes de igrejas cristãs que praticam, promovem ou endossam qualquer forma de espiritualidade cristã que procura misturar ou integrar Yôga, visualização, meditação com mantras, oração centrante, a alegada "transferência da unção" (Risada Santa, Shaktipat Diksha, etc.), ou qualquer outro tipo de prática ocultista em seus estilos de vida ou de adoração cristã estão em sério erro e devem ser repreendidos com amor. Se eles não puderem se separar dessas coisas, como a Bíblia ordena, então devem renunciar aos seus ministérios cristãos públicos. "Cristianizar" os instrumentos do ocultismo eventualmente levará esses líderes e seus seguidores à severas consequências. [8].

Independente do quanto as pessoas tentem renovar as práticas místicas e ocultistas para uso em um contexto cristão, esses métodos e as filosofias subjacentes que as dirigem sempre permanecem em oposição a Deus e às Suas diretrizes prescritas para os cristãos. Aqueles que conhecem a Bíblia compreendem estas coisas, dão ouvidos e evitam toda a aparência do mal. Por outro lado, os ignorantes frequentemente zombam dessas coisas. Entretanto, a Bíblia diz: "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará." [Gálatas 6:7].

Palavras Finais

Quando as portas do misticismo e do ocultismo são abertas por meio do Yôga e das práticas de Nova Era (Nova Espiritualidade / Novo Evangelho / Espiritualidade Contemplativa), o reino das trevas entrará rapidamente por meio de uma inundação irresistível, independente se a pessoa afirma ser cristã ou não. A seguinte é talvez uma das advertências mais abrangentes da Bíblia contra as práticas ocultistas, dando uma condenação geral que cobre oito formas de atividades ocultistas:

"Quando entrares na terra que o SENHOR teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações. Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti. Perfeito serás, como o SENHOR teu Deus. Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR teu Deus não permitiu tal coisa." [Deuteronômio 18:9-14].

É responsabilidade de cada um de nós examinar a si mesmo e obedecer à santa Palavra de Deus. Deus espera que Seu povo use suas mentes, obedeça à Sua Palavra e discirna entre a verdade e o erro, entre o bem e o mal. Rejeitar as práticas ocultistas de todo tipo e abrir o coração para o Senhor Jesus Cristo (João 3:3-5] é uma responsabilidade que todo cristão tem. Se uma pessoa afirma ser cristã, porém participa nestas coisas, a recomendação que o apóstolo Paulo fez aos cristãos em Corinto seria apropriada: "Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados." [2 Coríntios 13:5].

Somente após examinarmos a nós mesmos à luz da Palavra de Deus, e testarmos as "palavras" que ouvimos e em que acreditamos, é que seremos capazes de "provar todas as coisas". O cristão deve fazer todo o possível para "abster-se de toda a aparência do mal." [1 Tessalonicenses 5:21]. Este é o modo de evitar a destruição eterna e colher os benefícios da vida eterna. Foi o próprio Senhor Jesus Cristo quem disse:

"Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem." [Mateus 7:13-14].

Notas Finais

1. Index of Cults and New Religions, http://www.watchman.org/cat95.htm.

2. Idem.

3. Idem.

4. Dicionário Online de Português, http://www.dicio.com.br.

5. John Ankerberg and John Weldon, The Coming Darkness (Eugene, OR: Harvest House Publishers, 1993), págs. 37-38.

6. "What is the occult?", http://www.christiananswers.net/q-eden/edn-occult-defn.html.

7. Existem diversos textos sobre este assunto que podem ser referenciados, incluindo textos ocultistas hindus escritos por gurus orientais. As enciclopédias sugeridas com muitas citações e exemplos de casos incluem The Encyclopedia of New Age Beliefs, The Encyclopedia of Cults and New Religions, The Coming Darkness, Dr. John Ankerberg and Dr. John Weldon; Kingdom of the Occult, Dr. Walter Martin, Occult Shock and Psychic Forces, Clifford Wilson and Dr. John Weldon; The Concise Dictionary of the Occult and New Age, Debra Lardie; e diversos livros de referência escritos pelo Dr. Kurt E. Koch, incluindo, porém não limitados a: Occult ABC: Exposing Occult Practices and Ideologies; Demonology Past and Present: Identifying and Overcoming Demonic Strongholds; Between Christ and Satan; Occult Bondage and Deliverance: Counseling the Occultly Oppressed; The Strife of Tongues; Occult Practices and Beliefs: A Biblical Examination from A to Z; Christian Counseling and Occultism: A Complete Guidebook to Occult Oppression and Deliverance.

8. Idem.



Dando as Boas-Vindas à Cura Ocultista: O Poder do Reiki e o Plano de Saúde de Rick Warren

Autora: Berit Kjos, http://www.crossroad.to/articles2/011/reiki-polarity.htm.

O Que É Reiki?

"Reiki é uma técnica japonesa para a redução do estresse e relaxamento que também promove a cura. Ela é administrada pela imposição das mãos e está baseada na ideia que uma "energia da força da vida" invisível [oculta] flui por nós e é o que nos faz permanecer vivos. Se nossa energia da força da vida estiver baixa, então é mais provável que adoeçamos ou sintamos o estresse; se for alta, então somos mais capazes de nos sentir felizes e saudáveis."

"A palavra Reiki é formada por duas palavras japonesas — Rei, que significa 'Sabedoria de Deus, ou o Poder Mais Elevado' e Ki, que significa 'energia da força da vida'. Portanto, Reiki é, na verdade, 'energia da força da vida guiada espiritualmente' [uma forma de ocultismo]."

"O tratamento produz a sensação de uma maravilhosa luz brilhante que flui por nós e ao nosso redor [canalização de uma energia ocultista]. Reiki trata todo o indivíduo, incluindo corpo, emoções, mente e espírito, criando muitos efeitos benéficos que incluem a redução das tensões, e uma sensação de paz, segurança e bem-estar. Muitos reportam terem alcançado resultados milagrosos.

The International Center for Reiki Training (Nota: Os textos entre colchetes foram adicionados).

A Palavra de Deus diz:

"E exterminarei as feitiçarias da tua mão; e não terás adivinhadores; e destruirei do meio de ti as tuas imagens de escultura e as tuas estátuas; e tu não te inclinarás mais diante da obra das tuas mãos." [Miquéias 5:12-13].

"O pastor Rick Warren está recebendo três especialistas em saúde — incluindo a estrela do programa "Dr. Oz Show" — na Igreja de Saddleback... 'A Bíblia diz que Deus quer se sejamos tão saudáveis fisicamente quanto somos espiritualmente', Warren disse. 'Esta é a receita de Deus para sua saúde'." [1]. Rick Warren e o Dr. Oz farão parceria em plano para a saúde.

"Reiki tornou-se uma arte terapêutica muito procurada... Pamela Miles tem contribuído muito para a integração de Reiki na medicina convencional; ela escreveu um guia inteligente para esta incrível prática terapêutica." [2] — Mehmet Oz, médico.

"À medida que o praticante de Reiki coloca suas mãos levemente sobre sua cabeça, você se sente levado a estado suave de relaxamento... Algumas vezes as mãos dele parecem estar ligeiramente aquecidas, ou até mesmo quentes, e são profundamente confortadoras. Cada imposição das mãos produz uma sensação de tranquilidade..." [3] Pamela Miles, Reiki: A Comprehensive Guide (Reiki: Um Guia Abrangente).

Rick Warren está dizendo a verdade? A Bíblia realmente diz que "Deus quer que sejamos tão saudáveis fisicamente quanto somos espiritualmente"?

Não! Embora Jesus tenha curado os enfermos e continue a fazer isto hoje, nossa vida espiritual e eterna com Ele é muito mais importante do que nossa vida física e temporária na Terra. Milhões de mártires enfrentaram a tortura e a morte por que se recusaram a contemporizar sua fé! É claro que devemos cuidar de nossos corpos e nos ajudar mutuamente, mas nossa prioridade mais alta é confiar em Deus e seguir em Seu caminho estreito, independente do custo. E esta não é uma notícia má:

"Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas." [2 Coríntios 4:16-18].

As práticas holísticas, como Reiki estão em conflito com as diretrizes de Deus na Bíblia. Mas, elas parecem boas para aqueles que não conhecem a Palavra de Deus. Afinal, os mestres de Reiki "capacitados" oferecem aquilo que as pessoas sempre quiseram: alívio do estresse, da dor e das doenças. Elogiadas por personalidades da mídia, como o Dr. Oz e Oprah Winfrey, a popularidade de Reiki cresceu muito nos últimos anos.

Este sistema de crenças pode operar maravilhas para alguns. Mas, qual é a força que está por trás de sua força invisível? Ela é similar ao poder "inteligente" que está por trás do Tabuleiro de Ouija, das cartas do Tarô, do xamanismo e da Teosofia? [4].

O Mistério Que Está Por Trás de Reiki, da Terapia da Polaridade e de Outras Práticas "Holísticas"

Para manter minha licença de Enfermeira Registrada nos anos 1970s, precisei participar de uma Conferência de Saúde Holística. Os palestrantes incluíam Elisabeth Kubler-Ross (que estava envolvida com o espiritismo) e o Dr. Carl Simonton. O Dr. Daniel Amen, um dos três especialistas em saúde que estão trabalhando com a igreja do pastor Rick Warren, escreveu o seguinte em seu livro Change Your Brain — Change Your Body (Transforme seu Cérebro — Transforme seu Corpo), publicado em 2010:

"Meu interesse na conexão cérebro-corpo teve início mais de trinta anos atrás. Como um aluno de faculdade, meu pensamento foi influenciado pelo trabalho de O. Carl Simonton, o oncologista que ensinava as pessoas a usarem a visualização como forma de fortalecerem o sistema imunológico na luta contra o câncer. Na Escola de Medicina, fiz o treinamento sobre o uso da hipnose médica e comecei a ver o efeito poderoso que ela pode ter em curar o organismo."

A lista de matérias opcionais incluía uma oficina sobre Polaridade, que é similar ao Reiki. Aquilo parecia um modo interessante de obter meus créditos "de educação continuada", de modo que fiz minha inscrição. Como uma nova cristã, eu tinha pouco conhecimento sobre os perigos espirituais e não sabia nada a respeito das terapias de Nova Era.

No início do curso, a terapeuta prometeu que suas massagens "equilibrariam as energias" no corpo dos pacientes voluntários. Isto deveria ter me alertado para o perigo espiritual que estava à frente, mas não alertou! Antes de irmos embora, ela assegurou que poderia corrigir qualquer tipo de problema na coluna, incluindo o meu, que derivava de poliomielite contraída na infância. Impressionada, eu me inscrevi para uma sessão particular de terapia.

Algumas semanas mais tarde, fui até a clínica dela e fui encaminhada para uma mesa de massagem. Comecei a ficar um pouco nervosa — especialmente após observar uma pintura mística na parede. "— O que é aquilo?", perguntei à terapeuta quando ela entrou na sala.

"— É como um espírito-guia", ela respondeu.

Orando e pedindo sabedoria a Deus, perguntei: "— De onde vem seu poder?"

"— Vem da força universal", ela respondeu. "— Ele passa pelo meu espírito-guia, chega a mim, depois vai das minhas mãos até você."

"Um temor veio sobre mim e quase saltei para fora da mesa. Mas, após uma rápida e fervorosa oração a Deus, pedindo direção, senti uma certeza consoladora que Ele me manteria protegida Nele. Orei silenciosamente, e meditei no texto bíblico sobre a armadura de Deus (Efésios 6:10-18), depois cantei em silêncio o hino "Tão Grande És Tu", enquanto esperava.

Assim que a terapeuta tocou em minhas costas, ela começou a tossir. Em pouco tempo, a tosse se tornou tão severa que ela mal conseguia respirar. Ela então se colocou na posição de cócoras no chão, ao lado da mesa onde eu estava deitada. Minutos depois, virei minha cabeça e perguntei: "— Por que você está de cócoras?"

"— Estou realinhando minhas energias", ela finalmente respondeu. Ela se levantou e tentou novamente, mas no momento em que me tocou, a tosse recomeçou. Irritada, ela se afastou, esperou recuperar sua respiração e depois disse: "— Não posso ajudá-la; MEU PODER NÃO PODE ENTRAR EM VOCÊ! É melhor você ir embora."

"Obrigada, Senhor!", sussurrei. Tentei explicar que Ele tinha me protegido da força espiritual em que ela confiava. Mas, ela não queria ouvir sobre a diferença entre meu Deus e a força de energia cósmica dela. "— Vá embora agora", ela advertiu. Saí e em todo o caminho de volta para casa louvei meu Senhor, que tinha mostrado para mim que "maior é o que está em vós do que o que está no mundo." [1 João 4:4b].

O Ocultismo Oriental Que Dirige o Reiki

Como alguns de vocês podem questionar as similaridades entre Reiki e Polaridade, vejamos quais são as crenças que estão por trás das duas práticas.

O Reiki foi "descoberto" em 1922 pelo Dr. Mikao Usui, "durante uma experiência mística no Monte Kurama, uma montanha sagrada", no Japão. O praticante budista logo começou a explorar o mistério da "harmonia mental" e da conexão mente-corpo. Meses mais tarde, "ele fundou a Sociedade Terapêutica Usui Reiki" [5].

Reiki — especificamente a segunda sílaba, ki (ou chi) — refere-se à "Energia Universal da Vida". As seguintes citações a descrevem bem:

"Reiki é uma forma de terapia espiritual que usa "a energia universal da vida' canalizada por meio do praticante até o paciente... No mundo ocidental, muitos terapeutas praticantes usam as posições padrões das mãos... A energia flui sempre que é requerida (guiada espiritualmente) e pode normalmente ser sentida como uma sensação de um leve calor ou formigamento no corpo... Reiki -

  • Equilibra as energias no corpo.
  • Trata os sintomas e causas das doenças.
  • Alivia a dor.
  • Adapta-se às necessidades naturais do paciente.
  • Promove a criatividade.
  • Libera as emoções bloqueadas ou represadas.
  • Auxilia na meditação e no pensamento positivo.

"A capacidade de usar Reiki é dada normalmente via uma iniciação. Existem três tipos de Reiki: Reiki 1 e 2 e o nível de Mestre." [6].

Os praticantes creem que o "símbolo do Poder do Reiki" (acima) possui um poder próprio. Chamado de Choku Rei, ele significa "Coloque o poder do universo aqui". As seguintes descrições apontam para o poder tenebroso que está por trás das curas do Reiki:

"O símbolo do Poder pode ser usado para aumentar a força do Reiki. Ele também pode ser usado para proteção. Veja-o como um interruptor de luz que tem a intenção de instantaneamente expandir sua capacidade de canalizar a energia do Reiki."

"Desenhe ou visualize o símbolo... e você terá acesso instantâneo a mais energias curativas... O símbolo.. é especialmente eficaz se for usado no início de uma sessão para fortalecer a energia do Reiki, ou no fim da sessão, para finalizá-la e vedar as energias do Reiki."

"Você pode focar as energias do Reiki... em um ponto específico do corpo... O símbolo do Poder pode ser usado para espiritualmente purificar uma sala das energias negativas." [7].

A próxima declaração vincula o Reiki com a força Kundalini do Hinduísmo e do Budismo. Quando despertada por certas meditações e práticas do Yôga, essa energia, ou prana — visualizada como uma serpente enrolada — sobe da parte inferior da coluna e passa pelos sete chakras, até chegar ao alto da cabeça:

"Para compreender o Reiki e as posições da mão usadas, é necessário possuir algum conhecimento a respeito dos chakras... Chakra é uma palavra do idioma sânscrito e significa 'roda'... O chakra rodopia em relação ao nível de energia... Os chakras estão situados no alto da cabeça, na fronte, garganta, coração, plexo solar, o umbigo e na parte inferior da pelve.. O chakra do terceiro olho está relacionado com o cérebro, a face..." [8].

Compare os Elementos Fundamentais do Reiki com a Força Que Está Por Trás da Polaridade

"A Terapia da Polaridade é o resultado de uma vida de trabalho do Dr. Randolph Stone (1890-1981)... Ele viajou muito... particularmente para a Índia, pesquisando como a baixa energia poderia funcionar no corpo e estudando também os ensinos esotéricos daqueles países. A partir de seus estudos abrangentes, ele formulou a síntese entre o Oriente e o Ocidente, que se tornou conhecida como Terapia da Polaridade...

"O Ayurveda (Ayr=vida, Veda=estudo), é o sistema indiano de 6.000 anos de idade que forma a pedra de esquina da teoria energética da Polaridade."

"O Dr. Stone escolheu o antigo símbolo do caduceu, ou Bastão de Hermes, como uma representação dos elementos no corpo... Na filosofia e medicina indianas, o caduceu está intimamente associado com o sistema dos centros de energia chamados chackras... As duas serpentes enroladas em torno do bastão representam as forças positiva e negativa, como o Yang e Yin da medicina chinesa.

"O entrelaçamento das duas serpentes cria cinco campos de energia no corpo... Esses centros de energia, conhecidos como chakras... podem ser visualizados como rodas rodopiantes de energia, que mantêm os centros de energia." [9].

Embora Reiki reconheça cinco chakras, em contraste com os sete de Polaridade, as similaridades apontam para uma fonte mística/ocultista comum:

"No centro da Terapia da Polaridade está o conceito de uma energia da vida... A doença é um processo que ocorre quando a energia da vida está obstruída, ou fora de equilíbrio. Pode-se dizer que há somente uma doença, a da perturbação do sistema energético... Para superar esses problemas (as ilusões das doenças), a Terapia da Polaridade usa um sistema de massagens suaves apoiado por um conjunto específico de exercícios (Yôga da Polaridade), orientações sobre dieta e nutrição e aconselhamento..."

"A doutrina 'Da forma como pensamos, assim nós somos' é adotada pelos terapeutas da Polaridade." [9].

É para isto que caminha a nossa medicina? Com líderes nacionais influentes como Rick Warren, Dr. Oz e o Dr. Hyman nos liderando para o reino tenebroso do holismo místico, temos razão para nos preocupar. Como Deus nos advertiu muito tempo atrás:

"A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniquidade." [2 Tessalonicenses 2:9-12].

"No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça." [Efésios 6:10-14].

Notas Finais

1. Erika I. Ritchie, "Rick Warren, Dr. Oz to partner on health plan", The Orange County Register, 11/1/2011, http://www.ocregister.com/common/printer/view.php?db=ocregister&id=283583.

2. Reiki, "Medicine, and Self Care with Pamela Miles", em http://reikiinmedicine.org/pamelas-book/.

3. Pamela Miles, REIKI: A Comprehensive Guide Welcome to Reiki, pág. 5. http://www.freado.com/player/bookplayer.php?contentid=561&authorid=295&preview=1 4. Veja o artigo "Theosophy, Jung, Swedenborg & Blake and Warnings — How mysticism & the occult are changing the Church."

5. "What is the History of Reiki?", The International Center for Reiki Training, http://www.reiki.org/faq/historyofreiki.html.

6. "What is Reiki?", em http://www.reiki.nu/reiki/reiki.html.

7. "The Reiki Power symbol: Choku Rei", http://www.reiki.nu/treatment/symbols/chokurei/chokurei.html.

8. "Reiki and the chakras", http://www.reiki.nu/treatment/chakra/chakra.html 9. Will Wilson, "Polarity Therapy: An Introduction", http://www.polaritytherapy.org/index.php?option=com_content&view=article&id=34&Itemid=45.



Autor: Chris Lawson, Spiritual Research Network
Data da publicação: 10/11/2013
A Espada do Espírito: http://www.espada.eti.br/srn-5-2013.asp