Autor: Jeremy James, Irlanda, 10/6/2025.
Algumas vezes esquecemos de como viemos a buscar a Deus, como viemos a uma compreensão de Sua existência. Como criancinhas, aprendemos mais e mais a cada dia a respeito do mundo ao nosso redor. À medida que nos tornamos mais velhos, passamos a apreciar a inacreditável variedade e complexidade da Criação, a extraordinária beleza do reino animal e todas as obras da natureza. Nós sabíamos intuitivamente, a partir de tudo isto que a Criação tinha de ter um Criador. Ela não veio a existir por si mesma!
Além disto, a Criação operava de acordo com leis que eram consistentes, invariáveis e universais. Não havia razão por que essas leis deveriam existir, mas elas existiam. Essas leis também, precisam ter sido planejadas pelo Criador e inseridas em Sua Criação. Nosso conhecimento dessas leis e suas complexidades científicas avançou somente alguns passos ao longo dos últimos quatro mil anos. Assim é a profundidade delas.
A Palavra de Deus fala disso quando se refere à nossa inabilidade de saber ou até de compreender como a vegetação brota da terra:
"E dizia: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra. E dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse, não sabendo ele como." [Marcos 4:26-27].
Satanás Detesta Este Sentimento de Admiração e Maravilha
Satanás detesta este sentimento de admiração e maravilha. Ele sabe que isso leva nossos olhos a Deus e coloca dentro do homem um anseio de conhecê-Lo.
O apóstolo Paulo diz que o impacto da Criação em nossa mente e espírito é tão poderoso e seu efeito tão revelador, que intuitivamente sabemos que Deus criou, que Deus existe e que Ele é onipotente. Aqueles que negam dali para frente que Deus existe estão sem desculpas. Eles sabem, mas recusam-se a reconnecer o fato e preferem, em vez disso, viver como acharem apropriado:
"Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis." [Romanos 1:20].
Não existe um modo para o Maligno esconder a Criação de nós. Ele pode amontoar as pessoas em cidades e poluir os céus acima de nós, mas ainda podemos ver muito claramente a mão de Deus em todas as coisas. O Maligno é forçado, portanto, a adotar uma estratégia diferente, de modo a reduzir o impacto da Criação em nossa mente e em nossa compreensão.
Ele faz isto de três modos:
Ele faz o mundo parecer mecânico e atomístico, sujeito às leis determinísticas que alegadamente controlam os átomos e faz todas as coisas operarem como uma máquina gigantesca. A ciência foi criadai para ensinar esse falso método de perceber a Criação e, desse modo, reduzir e, se possível, eliminar a necessidade de um Criador.
Ele tenta esconder a obra da Criação em um imenso espaço escuro, uma vastidão vazia de vida e de propósito. A Terra e suas maravilhas são reduzidas a um minúsculo grão de poeira giratório nesse gigantesco ("infinito") caldeirão de trevas. As estrelas, em sua maioria, são consideradas tão distantes que a luz delas leva milhares de anos para chegar até a Terra.
Ele distorce grandemente a composição e estrutura daquelas partes da Criação que não podemos inspecionar diretamente. O sol é transformado em um objeto situado a 150 milhões de quilômetros de distância e 333 mil vezes maior do que a massa da Terra. (Observe o número maçônico, 333.). A lua, por sua vez, é tratada como outro objeto espúrio, situada a cerca de 400 mil quilômetros da Terra e tendo um diâmetro de aproximadamente um quarto do tamanho da Terra. (Essa enganação foi grandemente reforçada pelos assim chamados "pousos na lua" no período de 1969 a 1972, uma fraude descarada organizada pela NASA e pela elite maçônica que controla os EUA.) O mesmo ato de distorção intencional também se aplica aos objetos realmente pequenos como "átomos" e "vírus", cuja existência e propriedades são decididas exclusivamnete pelo grupo de auto-proclamamdos especialistas que odeiam a Deus e rejeitam Sua Palavra.
Usando esses três métodos, Satanás zomba e blasfema da obra da Criação. Ele faz oarecer que Deus foi capaz de dar vida à somente um minúsculo grão de poeina conhecido como planeta Terra, deixando tudo o mais em um estado de desorganização abismal e estéril. Os amigos dele na NASA contam mentiras infindáveis sobre o "espaço sideral" e até afirmam que existem outros planetas capazes de dar suporte à vida. Enquanto isso, os amigos dele em Hollywood criam sem cessar filmes e séries de televisão para dar credibilidade a essas mentiras. Ao longo do caminho, eles lançam alguns filmes sobre lagartos gigantes imaginários (chamados de "dinossauros") que eles afirmam terem vivido milhões de antos atrás. Tudo lixo, é claro. Mentira alguma é grande demais. Apenas continue a contar mentiras e, eventualmente, as massas adormecidas acreditarão nelas.
A Bobagem do Minúsculo Grão de Areia Giratório
As massas adormecidas entre a comunidade cristã professa aceitam praticamente tudo isto. Na verdade, é quase impossível encontrar um pregador que rejeite a coisa toda por aquilo que ela é uma vasta enganação satânica.
Escrevemos diversos ensaios que lidam com o falso modelo de Satanás da realidade, a grande mentira cosmológica. Já criticamos muito também os pastores que ensinam a Evolução Teísta, que é nada além de uma tentativa patética de reconciliar a Escritura com pseudociência. Se os leitores tiverem tempo para voltar e ler somente um ensaio, sugerimos "O Reino de Cristo Não É um Minúsculo Grão de Areia na Vastidão do Espaço"
Em Sua grande misericórdia, Deus nos deu as ferramentas para verificarmos por nós mesmos a validade das muitas afirmações feitas pela falsa ciência. A Internet tem um baú de tesouros de informações que expõem a mentira da Terra-globo. Podemos viajar de avião a uma altitude de 11 km e, se nosso voo ocorrer durante o dia e com tempo bom, veremos claramente que a Terra é plana. Câmeras fotográficas, como a Nikon P900 estão agora disponíveis que permitem que as estrelas sejam fotografadas com um nível de detalhe impressionante. Essas fotografias, que podem ser tiradas por você mesmo repudiam completamente as falsas muitas vezes infantis imagens publicadas pela NASA.
O Que Deus Disse Que Ele Fez
É importante que compreendamos o que o próprio Deus disse sobre Sua Criação. A Palavra nos diz que Ele sente prezar naquilo que criou:
"Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas." [Apocalipse 4:11].
Este verso nos diz duas coisas: (1) Deus criou todas as coisas para Sua satisfação e (2) se elas são agradáveis a Ele, então elas precisam ser extraordinárias em modos que nossas mentes pequenas não podem compreeender. O Maligno tenta trivializar o que Deus fez, para diminuir a obra Dele aos nossos olhos e ocultar de nós a extensão extraodinária em que a Criação dá glória a Deus.
Sabemos que isto precisa ser especialmente verdade quando o Senhor Deus identifica-se para nós referenciando as obras de Suas mãos:
"Por amor de mim, por amor de mim o farei, porque, como seria profanado o meu nome? E a minha glória não a darei a outro. Dá-me ouvidos, ó Jacó, e tu, ó Israel, a quem chamei; eu sou o mesmo, eu o primeiro, eu também o último. Também a minha mão fundou a terra, e a minha destra mediu os céus a palmos; eu os chamarei, e aparecerão juntos." [Isaías 48:11-13].
E, quando os homens se esquecem Dele, Ele os lembra mais uma vez que somente Ele criou os céus e a Terra:
"E te esqueces do SENHOR que te criou, que estendeu os céus, e fundou a terra, e temes continuamente todo o dia o furor do angustiador, quando se prepara para destruir; pois onde está o furor do que te atribulava?" [Isaías 51:13].
Desde o início dos tempos, Satanás e seus anjos caídos tentam associar-se com as obras da Criação, para implicar que eles tiveram um papel de algum tipo em seu aparecimento e sua expressão nas vidas diárias. Os pagãos tentavam apaziguar os "deuses" por esta razão, honrá-los com sacrifícios e oferendas de modo a receber deles os frutos da criação. Aqui está o que o Senhor Deus diz sobre os "deuses":
"Assim lhes direis: Os deuses que não fizeram os céus e a terra desaparecerão da terra e de debaixo deste céu. Ele fez a terra com o seu poder; ele estabeleceu o mundo com a sua sabedoria, e com a sua inteligência estendeu os céus." [Jeremias 10:11-12].
Este verso (10:11) é altamente incomum em que ele foi registrado, não em hebraico, mas em aramaico. Existem muito poucos versos em aramaico no Velho Testamento e somente um em Jeremias. Isto é como se Deus estivesse fazendo essa declaração, não somente para o benefício de Israel, mas como uma advertência para todo o mundo pagão. Na plenitude dos tempos, as legiões inteiras de anjos caídos, os assim chamados "deuses", irão perecer e desaparecer da face da Terra.
O ato mais fundamental da Criação é descrito como segue pelo profeta Zacarias:
"Peso da palavra do SENHOR sobre Israel: Fala o SENHOR, o que estende o céu, e que funda a terra, e que forma o espírito do homem dentro dele." [Zacarias 12:1].
Observe o que Ele fez. Ele "estendeu" os céus e "lançou" os fundamentos da Terra. Em linguagem bíblica, o céus, com sua multidão de estrelas. foi estendido como um rolo de pergaminho, enquanto que a Terra, maciça e imóvel, necessitou de um fundamento para suportá-la. Esta é apenas um dos incontáveis versos na Bíblia que afirmam que a Terra é estacionária e plana e o céu, ou firmamento acima dela, é como um pedaço de pergaminho no qual as estrelas estão fixadas.
Satanás começou a atacar a verdade bíblica no século 16. Ele entendeu que, se conseguisse distorcer esse fato fundamental da Criação, ele poderia fazer a humanidade acreditar em todos os tipos de bobagens sobre Cosmologia. Depois que os homens começaram a perder de vista aquilo que Deus realmente fez e colocaram uma falsa Cosmologia em seu lugar, com base em trevas, vazio e futilidades que negam a vida, eles se afastariam de Deus. A maior parte da versão de Satanás da "Criação" é um buraco negro, uma zombaria idiota daquilo que o Senhor Deus trouxe à existência durante os primeiros dias da Criação.
Se Você É um Cristão...
Se você é um cristão e aceita a versão de Satanás da Cosmologia, então não acredita na Palavra de Deus (embora possa fingir que acredita). Há uma possibilidade, além disso, que você realmente não acredita que Deus é quem Ele diz que é. Você rejeita as afirmações Dele de ter criado os céus e a Terra do modo como Ele descreveu, embora a satisfação que Ele sentiu na criação dos céus e da Terra esteja intimamente vinculada com a perfeição que existia neles.
O espaço sideral é uma mentira satânica. Qualquer um que não consiga ver as contradições gigantes entre o relato de Deus da Criação e aquele inventado pela "ciência" decidiu claramente que, no que se refere à Cosmologia, a Palavra de Deus pode ser desconsiderada.
É errado para os cristãos fazer isso? Acredito que sim. Não estamos lidando aqui com uma questão de interpretação, mas uma decisão consciente, especialmente por pastores, de colocar de lado o significado claro da Palavra de Deus e substitui-lo por um significado que reduz e deprecia a soberania de Deus e Seu papel como Criador. Isso diminui grandemente um Deus que pôde olhar para as próprias obras de Suas mãos e dizer: "E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom" [Gênesis 1:31].
Se 99,999% daquilo que Deus criou é um enorme buraco negro, então como Ele pôde dizer que tudo era "muito bom"? Ou Deus estava exagerando, ou Satanás está mentindo.
Por que os cristãos não conseguem ver que Satanás está mentindo?
Como a falsamente chamada ciência conseguiu enfeitiçar tantas pessoas?
Conclusão
O nome mais maravilhoso para Deus na Bíblia é Pai!. Jesus pediu para nós nos dirigirmos a Deus em nossas orações com as palavras "Nosso Pai"!
Somos filhos e filhas de Deus por adoção, um relacionamento incrível que tornou-se possível somente pela altruísta obra que Jesus realizou a nosso favor no Calvário.
E se nosso Pai diz que Ele criou os céus e a Terra e que Ele fez isso em um padrão assombroso que Ele declarou Sua obra para ser "muito boa", então cabe a nós como filhos e filhas fiéis acreditar naquilo que Ele disse.
Se amamos a Jesus e acreditamos que Ele voltará à Terra como Rei dos reis, e que Ele é o verdadeiro e legítimos proprietário de toda a Criação, então precisamos ver que o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo criou um reino maravilhoso para Ele governar. Ele não criou um buraco negro gigante em que o reino é um mísero grão de areia giratório, colocado em um canto! Ele não criou milhões de rochedos estéreis (ou reatores nucleares! que piada!) dispersos em uma vastidão gelada que se estende por milhões de "anos-luz" até o infinito! A própria noção é repulsiva, uma má caracterização blasfema da misericórdia e amor infintos de Nosso Pai e de Seu poder irrestrito de criar.
"Porventura sou eu Deus de perto, diz o SENHOR, e não também Deus de longe?" [Jeremias 23:23].
Milhões de cristãos professos hoje realmente necessitam acordar e olhar com seriedade para suas atitudes complacentes e suas disposições em contemporizar com o Grande Blasfemador e acreditar nas mentiras que o sistema mundial satânico criou para confundi-los.
Eles precisam abandonar os ídolos da falsa ciência, a Cosmologia pervertida dos satanistas e retorar para Deus. Eles precisam reconhecer as próprias descrições de Deus a respeito da Criação:
"Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós." [Atos 17:27].
Se os cristãos têm dificuldades em superar a falsa doutrinação do "espaço sideral" e da Terra como um, grão de areia giratório na vastidão do espaço, eles devem orar para nosso Pai Celestial abrir o entendimento deles. Depois que fizerem isso, e virem o que Ele realmente criou, eles ficarão pasmados.
Eles verão aquilo que Satanás não quer que eles vejam!
Apêndice A
Passagens Bíblicas Relacionadas com a Cosmologia:
Categorias: 1. Os Fundamentos da Terra
2. As Águas em Cima
3. As Águas em Baixo
4. O Firmamento
5. A Ausência de Movimento da Terra
6. Os Céus Estendidos
7. A Terra Plana e Estendida
8. O Movimento do Sol
9. A Lua Possui Luminosidade Própria
10. As Estrelas Fixas e as "Errantes"
11. As Relações Espaciais Geocêntricas
12. A Impossibilidade das Viagens Espaciais.1. Os Fundamentos da Terra
"... porque do SENHOR são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo." [1 Samuel 2:8b]. "O que sacode a terra do seu lugar, e as suas colunas estremecem." [Jó 9:6]. "Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência." [Jó 38:4]. "Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina." [Jó 38:6]. "A terra e todos os seus moradores estão dissolvidos, mas eu fortaleci as suas colunas. (Selá.)" [Salmos 75:3]. "Desde a antiguidade fundaste a terra, e os céus são obra das tuas mãos." [Salmos 102:25]. "Lançou os fundamentos da terra; ela não vacilará em tempo algum." [Salmos 104:5]."O SENHOR, com sabedoria fundou a terra; com entendimento preparou os céus." [Provérbios 3:19].
"... porque as janelas do alto estão abertas, e os fundamentos da terra tremem." [Isaías 24:18b]."Porventura não sabeis? Porventura não ouvis, ou desde o princípio não se vos notificou, ou não atentastes para os fundamentos da terra?" [Isaías 40:21].
"Também a minha mão fundou a terra, e a minha destra mediu os céus a palmos; eu os chamarei, e aparecerão juntos." [Isaías 48:13]."E te esqueces do SENHOR que te criou, que estendeu os céus, e fundou a terra, e temes continuamente todo o dia o furor do angustiador, quando se prepara para destruir; pois onde está o furor do que te atribulava?" [Isaías 51:13].
"... Fala o SENHOR, o que estende o céu, e que funda a terra, e que forma o espírito do homem dentro dele." [Zacarias 12:1]."E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos." [Hebreus 1:10].
2. As Águas em Cima
"E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas." [Gênesis 1:6].
"E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi." [Gênesis 1:7].
"Fez das trevas o seu lugar oculto; o pavilhão que o cercava era a escuridão das águas e as nuvens dos céus." [Salmos 18:11].
"Põe nas águas as vigas das suas câmaras; faz das nuvens o seu carro, anda sobre as asas do vento." [Salmos 104:3].
"Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus." [Salmos 148:4]."Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas numa roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome? E qual é o nome de seu filho, se é que o sabes?" [Provérbios 30:4].
[Esta é uma referência a Cristo no Velho Testamento e Sua participação na obra de Criação. A "amarração das águas" parece se referir ao firmamento e seu papel em restringir as águas em cima.]
"Fazendo ele ouvir a sua voz, grande estrondo de águas há nos céus, e faz subir os vapores desde o fim da terra; faz os relâmpagos com a chuva, e tira o vento dos seus tesouros." [Jeremias 51:16].
3. As Águas em Baixo
"Marcou um limite sobre a superfície das águas em redor, até aos confins da luz e das trevas." [Jó 26:10]. "Ou entraste tu até às origens do mar, ou passeaste no mais profundo do abismo?" [Jó 38:16]."Ele ajunta as águas do mar como num montão; põe os abismos em depósitos." [Salmos 33:7].
"Quando ainda não havia abismos, fui gerada, quando ainda não havia fontes carregadas de águas." [Provérbios 8:24].
"Quando ele preparava os céus, aí estava eu, quando traçava o horizonte sobre a face do abismo; quando firmava as nuvens acima, quando fortificava as fontes do abismo, quando fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando compunha os fundamentos da terra. Então eu estava com ele, e era seu arquiteto; era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo; regozijando-me no seu mundo habitável e enchendo-me de prazer com os filhos dos homens." [Provérbios 8:27-31].
"Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas." [Apocalipse 14:7].
4. O Firmamento
"E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas. E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi. E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo." [Gênesis 1:6-8].
"Ou estendeste com ele os céus, que estão firmes como espelho fundido?" [Jó 37:18]. "Louvai ao SENHOR. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder." [Salmos 150:1]."Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar." [Isaías 40:22].
[O círculo aqui é, provavelmente, uma referência à abóbada acima da Terra. Os moradores da Terra habitam abaixo de uma grande abóbada que se estende sobre eles como uma tenda.]
"No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram, e houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites." [Gênesis 7:11-12].
"Ele é o que edifica as suas câmaras superiores no céu, e fundou na terra a sua abóbada, e o que chama as águas do mar, e as derrama sobre a terra; o SENHOR é o seu nome." [Amós 9:6].
"E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi. E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra." [Gênesis 1:14-17].
"Porventura Deus não está na altura dos céus? Olha para a altura das estrelas; quão elevadas estão. E dizes: que sabe Deus? Porventura julgará ele através da escuridão? As nuvens são esconderijo para ele, para que não veja; e passeia pelo circuito dos céus." [Jó 22:12-14].
[Se considerarmos que circuito (chuwg) significa um círculo, então esta passagem pode estar se referindo à circularidade do firmamento.
"Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos." [Salmos 19:1].
"Põe nas águas as vigas das suas câmaras; faz das nuvens o seu carro, anda sobre as asas do vento." [Salmos 104:3].
"E sobre as cabeças dos seres viventes havia uma semelhança de firmamento, com a aparência de cristal terrível, estendido por cima, sobre as suas cabeças. E debaixo do firmamento estavam as suas asas direitas uma em direção à outra; cada um tinha duas, que lhe cobriam o corpo de um lado; e cada um tinha outras duas asas, que os cobriam do outro lado. E, andando eles, ouvi o ruído das suas asas, como o ruído de muitas águas, como a voz do Onipotente, um tumulto como o estrépito de um exército; parando eles, abaixavam as suas asas. E ouviu-se uma voz vinda do firmamento, que estava por cima das suas cabeças; parando eles, abaixavam as suas asas. E por cima do firmamento, que estava por cima das suas cabeças, havia algo semelhante a um trono que parecia de pedra de safira; e sobre esta espécie de trono havia uma figura semelhante a de um homem, na parte de cima, sobre ele." [Ezequiel 1:22-26].
"Depois olhei, e eis que no firmamento, que estava por cima da cabeça dos querubins, apareceu sobre eles uma como pedra de safira, semelhante a forma de um trono." [Ezequiel 10:1].
"Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente." [Daniel 12:3].
5. A Ausência de Movimento da Terra (Exceto em Tempos de Julgamento)
"Trema perante ele, trema toda a terra; pois o mundo se firmará, para que não se abale." [1 Crônicas 16:30].
"Tema toda a terra ao SENHOR; temam-no todos os moradores do mundo. Porque falou, e foi feito; mandou, e logo apareceu." [Salmos 33:8,9].
"E edificou o seu santuário como altos palácios, como a terra, que fundou para sempre." [Salmos 78:69].
(A palavra palácios não aparece no texto hebraico. A primeira parte provavelmente deveria ser assim: "E edificou seu santuário nas alturas..." Ele também a construiu como a Terra, que estabeleceu para sempre. A palavra hebraica aqui para edificou é yacad, que significa "lançar um fundamento".].
"O SENHOR reina; está vestido de majestade. O SENHOR se revestiu e cingiu de poder; o mundo também está firmado, e não poderá vacilar." [Salmos 93:1].
"Lançou os fundamentos da terra; ela não vacilará em tempo algum." [Salmos 104:5]."A tua fidelidade dura de geração em geração; tu firmaste a terra, e ela permanece firme." [Salmos 119:90].
"Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaríeis vós? E qual seria o lugar do meu descanso?" [Isaías 66:1].
"O céu é o meu trono,e a terra o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis? diz o Senhor, ou qual é o lugar do meu repouso?" [Atos 7:49].
(Como um trono permanece no mesmo local, estes dois últimos versos mostram que a Terra não se move. Além disso, com relação ao tamanho comparativo, a Terra está abaixo do terceiro céu como um escabelo fica abaixo de um trono. Portanto, ela não pode ser um minúsculo grão de poeira na vasta imensidão do espaço, como a Astronomia moderna alega.).
A Terra se Move Somente em Tempos de Julgamento
"O que sacode a terra do seu lugar, e as suas colunas estremecem." [Jó 9:6]."O SENHOR reina; tremam os povos. Ele está assentado entre os querubins; comova-se a terra." [Salmos 99:1].
"Por isso farei estremecer os céus; e a terra se moverá do seu lugar, por causa do furor do SENHOR dos Exércitos, e por causa do dia da sua ardente ira." [Isaías 13:13].
"De todo está quebrantada a terra, de todo está rompida a terra, e de todo é movida a terra. De todo cambaleará a terra como o ébrio, e será movida e removida como a choça de noite; e a sua transgressão se agravará sobre ela, e cairá, e nunca mais se levantará." [Isaías 24:19-20].
6. Os Céus Foram Estendidos
"O que sozinho estende os céus, e anda sobre os altos do mar." [Jó 9:8]. "O norte estende sobre o vazio; e suspende a terra sobre o nada." [Jó 26:7]. "Ou estendeste com ele os céus, que estão firmes como espelho fundido?" [Jó 37:18]."Bendize, ó minha alma, ao SENHOR! SENHOR Deus meu, tu és magnificentíssimo; estás vestido de glória e de majestade. Ele se cobre de luz como de um vestido, estende os céus como uma cortina." [Salmos 104:1-2].
"E todo o exército dos céus se dissolverá, e os céus se enrolarão como um livro; e todo o seu exército cairá, como cai a folha da vide e como cai o figo da figueira." [Isaías 34:4].
"Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar." [Isaías 40:22].
(A palavra hebraica no original para "círculo" neste verso é chuwg, que Strong (H2329] define como um 'círculo, circuito, perímetro. Em outro verso (22:18) Isaías usou a palavra hebraica duwr para significar "bola" (esfera), de modo que é improvável que esteja aqui se referindo a uma bola, ou a uma esfera.)
"Assim diz Deus, o SENHOR, que criou os céus, e os estendeu, e espraiou a terra, e a tudo quanto produz; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que andam nela." [Isaías 42:5].
(Tanto os céus quanto a Terra estão "estendidos". De acordo com Gesenius, a palavra hebraica no original para "estender" neste verso raqa significa "estender por meio de batidas". Em outro verso (34:4), os céus são referidos como um rolo. Em um caso, a ação é similar ao desenrolar de um tecido (e seu subsequente enrolamento), enquanto que no outro é similar ao achatamento de uma folha de metal por marteladas.)
"Assim diz o SENHOR, teu redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o SENHOR que faço tudo, que sozinho estendo os céus, e espraio a terra por mim mesmo." [Isaías 44:24].
"Eu fiz a terra, e criei nela o homem; eu o fiz; as minhas mãos estenderam os céus, e a todos os seus exércitos dei as minhas ordens." [Isaías 45:12].
"Também a minha mão fundou a terra, e a minha destra mediu os céus a palmos; eu os chamarei, e aparecerão juntos." [Isaías 48:13].
"E te esqueces do SENHOR que te criou, que estendeu os céus, e fundou a terra..." [Isaías 51:13a].
"Ele fez a terra com o seu poder; ele estabeleceu o mundo com a sua sabedoria, e com a sua inteligência estendeu os céus." [Jeremias 10:12].
"Ele fez a terra com o seu poder, e ordenou o mundo com a sua sabedoria, e estendeu os céus com o seu entendimento." [Jeremias 51:15].7. A Terra Plana e Estendida
(Isto precisa se referir a uma Terra plana, em que o oriente e o ocidente nunca se encontram.)"Pois assim como o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. Assim como está longe o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões." [Salmos 103:11,12].
"Aquele que estendeu a terra sobre as águas; porque a sua benignidade dura para sempre." [Salmos 136:6].
"E levantará um estandarte entre as nações, e ajuntará os desterrados de Israel, e os dispersos de Judá congregará desde os quatro confins da terra." [Isaías 11:12].
"Assim diz o SENHOR, teu redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o SENHOR que faço tudo, que sozinho estendo os céus, e espraio a terra por mim mesmo." [Isaías 44:24].
"Assim diz Deus, o SENHOR, que criou os céus, e os estendeu, e espraiou a terra, e a tudo quanto produz; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que andam nela." [Isaías 42:5].
"O norte estende sobre o vazio; e suspende a terra sobre o nada." [Jó 26:7]."Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela." [Jó 2:2].
"Crescia esta árvore, e se fazia forte, de maneira que a sua altura chegava até ao céu; e era vista até aos confins da terra." [Daniel 4:11]."Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles." [Mateus 4:8].
"E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo." [Lucas 4:5].
8. O Movimento do Sol
[Observe que Josué ordenou que o Sol e a Lua parassem, não a Terra e a Lua.]"Então Josué falou ao SENHOR, no dia em que o SENHOR deu os amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse na presença dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeom, e tu, lua, no vale de Ajalom. E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro." [Josué 10:12-13].
"Assim, ó SENHOR, pereçam todos os teus inimigos! Porém os que te amam sejam como o sol quando sai na sua força." [Juízes 5:31].
"O que fala ao sol, e ele não nasce, e sela as estrelas." [Jó 9:7].(Neste verso Jó ilustra o tremendo poder de Deus, mostrando que Ele pode fazer o Sol deixar de se mover e impedir as estrelas de darem sua luz.)
(Não se pode dizer que o sol conhece seu ocaso se ele não estiver em movimento real.)."Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos... A sua linha se estende por toda a terra, e as suas palavras até ao fim do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol, o qual é como um noivo que sai do seu tálamo, e se alegra como um herói, a correr o seu caminho. A sua saída é desde uma extremidade dos céus, e o seu curso até à outra extremidade, e nada se esconde ao seu calor." [Salmos 19:1,4-6].
"Designou a lua para as estações; o sol conhece o seu ocaso." [Salmos 104:19].(O profeta registra que o Sol e a Lua pararam, não a Terra e a Lua.)"Nasce o sol, e o sol se põe, e apressa-se e volta ao seu lugar de onde nasceu." [Eclesiastes 1:5].
"Porque as estrelas dos céus e as suas constelações não darão a sua luz; o sol se escurecerá ao nascer, e a lua não resplandecerá com a sua luz." [Isaías 13:10].
"Eis que farei retroceder dez graus a sombra lançada pelo sol declinante no relógio de Acaz. Assim retrocedeu o sol os dez graus que já tinha declinado." [Isaías 38:8].
"E sucederá que, naquele dia, diz o SENHOR Deus, farei que o sol se ponha ao meio-dia, e a terra se entenebreça no dia claro." [Amós 8:9].
"O sol e a lua pararam nas suas moradas; andaram à luz das tuas flechas, ao resplendor do relâmpago da tua lança." [Habacuque 3:11].
9. A Lua Possui Iluminação Própria
"E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas." [Gênesis 1:16].
"E com os mais excelentes frutos do sol, e com as mais excelentes produções das luas." [Deuteronômio 33:14]."Se olhei para o sol, quando resplandecia, ou para a lua, caminhando gloriosa." [Jó 31:26].
"Designou a lua para as estações; o sol conhece o seu ocaso." [Salmos 104:19]."A lua e as estrelas para presidirem à noite; porque a sua benignidade dura para sempre." [Salmos 136:9].
"Porque as estrelas dos céus e as suas constelações não darão a sua luz; o sol se escurecerá ao nascer, e a lua não resplandecerá com a sua luz." [Isaías 13:10].
"E a lua se envergonhará, e o sol se confundirá quando o SENHOR dos Exércitos reinar no monte Sião e em Jerusalém, e perante os seus anciãos gloriosamente." [Isaías 24:23].
"E a luz da lua será como a luz do sol, e a luz do sol sete vezes maior, como a luz de sete dias, no dia em que o SENHOR ligar a quebradura do seu povo, e curar a chaga da sua ferida." [Isaías 30:26].
"Nunca mais te servirá o sol para luz do dia nem com o seu resplendor a lua te iluminará; mas o SENHOR será a tua luz perpétua, e o teu Deus a tua glória." [Isaías 60:19].
"Assim diz o SENHOR, que dá o sol para luz do dia, e as ordenanças da lua e das estrelas para luz da noite, que agita o mar, bramando as suas ondas; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome." [Jeremias 31:35].
"E, apagando-te eu, cobrirei os céus, e enegrecerei as suas estrelas; ao sol encobrirei com uma nuvem, e a lua não fará resplandecer a sua luz." [Ezequiel 32:7].
"E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas." [Mateus 24:29].
"Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela." [1 Coríntios 15:41].
"E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue." [Apocalipse 6:12].
"E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada." [Apocalipse 21:23].
10. As Estrelas Fixas e as Estrelas "Errantes"
"E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi. E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra, e para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom." [Gênesis 1:14-18].
"Desde os céus pelejaram; até as estrelas desde os lugares dos seus cursos pelejaram contra Sísera." [Juízes 5:20].
"Porventura Deus não está na altura dos céus? Olha para a altura das estrelas; quão elevadas estão. E dizes: que sabe Deus? Porventura julgará ele através da escuridão? As nuvens são esconderijo para ele, para que não veja; e passeia pelo circuito dos céus." [Jó 22:12-14].
"A lua e as estrelas para presidirem à noite; porque a sua benignidade dura para sempre." [Salmos 136:9].
"Conta o número das estrelas, chama-as a todas pelos seus nomes." [Salmos 147:4]."Porque as estrelas dos céus e as suas constelações não darão a sua luz; o sol se escurecerá ao nascer, e a lua não resplandecerá com a sua luz." [Isaías 13:10].
"E todo o exército dos céus se dissolverá, e os céus se enrolarão como um livro; e todo o seu exército cairá, como cai a folha da vide e como cai o figo da figueira." [Isaías 34:4].
"Levantai ao alto os vossos olhos, e vede quem criou estas coisas; foi aquele que faz sair o exército delas segundo o seu número; ele as chama a todas pelos seus nomes; por causa da grandeza das suas forças, e porquanto é forte em poder, nenhuma delas faltará." [Isaías 40:26].
"Eu fiz a terra, e criei nela o homem; eu o fiz; as minhas mãos estenderam os céus, e a todos os seus exércitos dei as minhas ordens." [Isaías 45:12].
"Diante dele tremerá a terra, abalar-se-ão os céus; o sol e a lua se enegrecerão, e as estrelas retirarão o seu resplendor." [Joel 2:10].
"E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas." [Mateus 24:29].
"E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas." [Lucas 21:25].
"Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela." [1 Coríntios 15:41].
"Ondas impetuosas do mar, que escumam as suas mesmas abominações; estrelas errantes, para os quais está eternamente reservada a negrura das trevas." [Judas 1:13].
"E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares." [Apocalipse 6:14].
"E o quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, e a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas; para que a terça parte deles se escurecesse, e a terça parte do dia não brilhasse, e semelhantemente a noite." [Apocalipse 8:12].
"E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra..." [Apocalipse 12:4a].
(Estes dois versos se referem à terça parte das estrelas. No último verso, elas são geralmente compreendidas como uma referência à companhia dos anjos que se rebelaram. As estrelas e os anjos estão tão intimamente associados na Palavra de Deus que pode existir alguma conexão não explicada entre eles.)
11. Relações Espaciais Geocêntricas
É impossível fazer justiça à cosmologia bíblica sem levar em conta as centenas de passagens em toda a Bíblia que são claramente geocêntricas e cujos significados naturais implicam uma estrutura de referência que abrange o céu e a Terra. Os bilhões de quilômetros de espaço, que os astrônomos modernos propõem, estão em agudo conflito com a estrutura espacial usada na Bíblia. A Terra da Bíblia é inconcebivelmente maior do que o Sol em termos absolutos. É impossível reconciliar a cosmologia bíblica como Deus descreve Sua própria Criação com o "cosmos" bizarro da Astronomia moderna, em que a Terra não poderia ser mais patética ou insignificante. De fato, quantos mais pronunciamentos a NASA e seus aliados fazem sobre o "cosmos", o mais estridentemente eles contradizem o relato bíblico. Sempre é o mesmo grupo de "especialistas" auto-indicados que faz essas declarações bizarras, sem qualquer evidência concreta para suportá-las.
Os cristãos precisam perguntar a si mesmos por que acreditam no quadro do céu e da Terra retratado pela NASA, não apenas por que ele confilta com a narrativa bíblica, mas por que essa organização maçônica e sigilosa continua a proferir pronunciamentos que não fazem sentido e que zombam da Palavra de Deus. Você acredita seriamente que a Terra está sob risco de ser destruída por um asteróide gigantesco? Acredita seriamente que a Terra está girando em seu próprio eixo a 1.600 km por hora? Acredita seriamente que existe "vida inteligente" nas "profundezas" do espaço? Acredita seriamente que dois homens que vestiam pijamas de náilon, pousaram na Lua, a bordo de uma cápsula de alumínio em 1969? A única evidência para isso tudo é a incansável propaganda produzida pela NASA, Hollywood, as grandes emissoras de televisão e a mídia dominante. Por que os cristãos estão dispostos a colocar de lado a Palavra de Deus e acreditar em um relato alternativo da realidade para a qual eles não possuem a mínima evidência objetiva e verificável?
Subindo e Descendo
"Então desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam; e o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer. Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro." [Gênesis 11:5-7].
"E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela." [Gênesis 28:12].
"Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas numa roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome? E qual é o nome de seu filho, se é que o sabes?" [Provérbios 30:4].
"Pois olhou desde o alto do seu santuário, desde os céus o SENHOR contemplou a terra." [Salmos 102:19].
"Abaixa, ó SENHOR, os teus céus, e desce; toca os montes, e fumegarão." [Salmos 144:5].
"E abaixou os céus, e desceu; e uma escuridão havia debaixo de seus pés." [2 Samuel 22:10].
[O Senhor "abaixou" (estendeu ou encurvou (como um arco)) os céus e "desceu", uma ação que teve início no terceiro céu e continuou, passando pelo firmamento, até as montanhas abaixo.]
"Oh! se fendesses os céus, e descesses, e os montes se escoassem de diante da tua face." [Isaías 64:1].
"E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão." [Daniel 7:27].
"Porque eis que o SENHOR está para sair do seu lugar, e descerá, e andará sobre as alturas da terra." [Miquéias 1:3].
"Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu." [João 3:13].
"E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." [Atos 4:12].
12. A Impossibilidade da Viagem Espacial
"Assim diz o SENHOR, que dá o sol para luz do dia, e as ordenanças da lua e das estrelas para luz da noite, que agita o mar, bramando as suas ondas; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome. Se falharem estas ordenanças de diante de mim, diz o SENHOR, deixará também a descendência de Israel de ser uma nação diante de mim para sempre. Assim disse o SENHOR: Se puderem ser medidos os céus lá em cima, e sondados os fundamentos da terra cá em baixo, também eu rejeitarei toda a descendência de Israel, por tudo quanto fizeram, diz o SENHOR." [Jeremias 31:35-37].
Índice de Versos Bíblicos Relacionados com a Cosmologia
Nota: Esta lista não tem o objetivo de ser completa.
Gênesis 1:6, 1:7, 1:8, 1:14-18, 11:5-7, 28:12 Deuteronômio 33:14 Josué 10:12-13 Juízes 5:20, 5:31 1 Samuel 2:8 2 Samuel 22:10 1 Crônicas 16:30 Jó 9:6, 9:7, 9:8, 22:12-14, 26:7, 26:10, 31:26, 37:18, 38:4, 38:6, 38:16; 38:18 Salmos 18:11, 19:1, 19:4-6, 33:7, 33:8-9, 75:3, 78:69, 93:1, 99:1, 102:19, 102:25, 103:11-12, 104:1-2, 104:3, 104:5, 104:19, 119:90, 136:6, 136:9, 144:5, 147:4, 148:4, 150:1 Provérbios 3:19, 8:24, 8:27-31, 30:4 Eclesiastes 1:5 Isaías 11:12, 13:10, 13:13, 24:18, 24:19-20, 24:23, 30:26, 34:4, 38:8, 40:21, 40:22, 40:26, 42:5, 44:24, 45:12, 48:13, 51:13, 60:19, 64:1, 66:1 Jeremias 10:12, 31:35, 31:36-37, 51:15, 51:16 Ezequiel 1:22-26, 10:1, 32:7 Daniel 4:11, 7:27, 12:3 Joel 2:10 Amós 8:9 Miquéias 1:3 Habacuque 3:11 Zacarias 12:1 Mateus 4:8, 24:9 Lucas 4:5, 21:25 João 3:13 Atos 4:12, 7:49, 7:55-56 1 Coríntios 15:41 Hebreus 1:10 Judas 1:13 Apocalipse 6:12, 6:14, 8:14, 12:4, 14:7, 20:9, 21:23
Solicitação Especial
O Tempo Está se Esgotando...
Incentivamos os leitores frequentes a baixar os ensaios existentes neste website para cópia de segurança e referência futura. Talvez eles não fiquem disponíveis para sempre.
Para saber um modo fácil de baixar todos os ensaios (mais de 370), escreva uma mensagem de correio eletrônico para mim.
Estamos caminhando rapidamente para um tempo em que materiais deste tipo somente poderão ser obtidos via email. A Irlanda está para aprovar uma lei de censura draconiana, a primeira do tipo no mundo "livre", que fechará websites como este e poderá resultar em penalidades como confisco de bens, multas financeiras e prisão por até cinco anos.
Os leitores que desejarem ser incluídos em uma lista futura para receberem mensagens de correio eletrônico, são convidados a me contactarem no seguinte endereço: jeremypauljames@gmail.com.
Autor: Jeremy James, artigo 425 em http://www.zephaniah.eu
Data da publicação: 5/7/2025
A Espada do Espírito: https://www.espada.eti.br/Apocalips/escabelo.htm![]()