Tornando-se uma Formiga — Análise do Filme Lucas — Um Intruso no Formigueiro

Autora: Berit Kjos, 1 de agosto de 2006

Após sofrer zombarias e humilhações dos meninos valentões da vizinhança, Lucas, de dez anos de idade, pisa nas primeiras formigas que avista em seu quintal. Depois ele inunda o formigueiro com água. As gotas d'água — vistas da perspectiva das formigas — assemelham-se a um céu repleto de enormes balas líquidas de canhão.

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Dentro do formigueiro, a vingança está fermentando. Zoc, o mago da comunidade, elabora uma fórmula mágica para reduzir humanos a miniaturas do tamanho de um inseto. Lançando seu feitiço sobre Lucas, Zoc (na versão original, a voz é de Nicolas Cage) prepara o terreno para uma transformação interna muito mais significativa do que a mudança física do garoto. Em seu novo ambiente, esse solitário "destruidor" humano precisa se tornar em um servo coletivo — um membro obediente do mundo comunal das formigas que ele logo aprenderá a amar.

Seja bem-vindo a Lucas — Um Intruso no Formigueiro, uma animação da Warner Brothers lançada em 28 de julho. Você consegue imaginar por que um poderoso conglomerado midiático liberal como a Time-Warner investiria milhões de dólares na promoção de uma alegoria política para crianças de cinco anos de idade?

Uma promoção escancarada da solidariedade comunitária, o filme ilustra alguns passos essenciais do atual processo sistemático de lavagem cerebral. Se isso parecer difícil de acreditar, leia "As Raízes Revolucionárias da ONU". [1] Então, antes de retornarmos ao filme, pondere sobre as seguintes afirmações de alguns agentes de mudança da mentalidade global:

"… todos nós, incluindo os 'proprietários', devemos estar sujeitos a um amplo grau de controle social… Uma distribuição igualitária da renda será buscada... a função principal da escola é a orientação social do indivíduo. Ela deve procurar oferecer um entendimento sobre a transição para uma nova ordem social." [2; Willard Givens, Secretário Executivo da Associação Nacional de Educação, 1934].

"… o controle comportamental absoluto é iminente... O ponto crítico do controle comportamental, com efeito, é infiltrar-se na humanidade sem que essa de forma consciente perceba que uma crise está próxima. Conscientemente, o homem jamais saberá que isso aconteceu." [3; Professor Raymond Houghton, 1970].

"… a maioria dos jovens ainda traz os mesmo valores que os seus pais… se não alterarmos esse padrão, se não ressocializarmos... nossa sociedade poderá decair."[4; professor John Goodlad, um membro do quadro diretor do Instituto de Educação da UNESCO, 1971].

"Devemos somente nos certificar de que a mudança e a transformação sociais estejam indo na direção certa... A mídia deve atuar como parte do processo de educação que combate o individualismo." [5; Ismail Serageldin, ex-vice-presidente do Banco Mundial, 1996].

Todas essas metas e estratégias transformacionais estão ilustradas neste filme. Elas foram desenvolvidas por meio de uma pesquisa comportamental que teve início no Instituto Tavistock, de Londres, e na Escola de Frankfurt, de orientação marxista, na Alemanha. Quando Hitler ascendeu ao poder, muitos dos pioneiros da mudança social e das dinâmicas de grupo fugiram para a Universidade de Columbia, para o MIT e para outras instituições nos EUA. Eles esperavam criar uma eficiente sociedade coletivista, onde cada "recurso humano" seria administrado, moldado e monitorado para assegurar a cumplicidade com a sua visão revolucionária da sociedade global. A individualidade deveria ser eliminada — e substituída pela unidade comunitária e a igualdade social.

Entre esses pioneiros revolucionários estava Kurt Lewin, "o pai da psicologia social". Em seu relatório sobre "Decisão de Grupo e Mudança Social", ele explicou uma parte vital de sua estratégia geral:

"Uma mudança rumo a um nível mais elevado de desempenho de grupo é freqüentemente pouco duradoura: após um 'tiro certeiro', a vida do grupo logo retorna ao nível anterior... A permanência do novo nível, ou a permanência por um período desejado, deveria ser incluída no objetivo. Uma mudança bem-sucedida inclui, portanto, três aspectos:"

  • DESCONGELAMENTO (se necessário) do nível atual…
  • MOBILIZAÇÃO rumo ao novo nível… e
  • CONGELAMENTO da vida grupal no novo nível...

"O 'descongelamento' do nível atual pode envolver… 'catarse', a qual parece ser necessária antes que os preconceitos possam ser removidos... é às vezes necessário trazer deliberadamente à tona uma agitação emocional." [6].

1. "Descongelar as mentes" — libertando-as das visões tradicionais da realidade.

Tenha em mente que a meta é uma Nova Ordem Mundial com algumas leves semelhanças com o Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley. Da mesma forma como um rebanho de gado precisa ser alimentado e pastoreado para produzir o máximo de leite ou carne, assim também os recursos humanos precisam ser alimentados e superficialmente gratificados para atingir as metas de produtividade e controle máximos. Atingir essa meta requer as seguintes táticas de mudança mental:

Criar experiências emocionais — reais ou imaginárias. Um entretenimento que provoque fortes sentimentos e conflite com a verdade bíblica ajuda a criar uma dissonância cognitiva — uma forma de confusão moral que solapa as crenças e os valores aprendidos no lar. Isso impulsiona a mudança social, não com informação factual, mas com sugestões tentadoras e ilusões promissoras.

As aventuras de Lucas no mundo das formigas começam com uma jornada assustadora pelos curvilíneos corredores do hábitat das formigas. Finalmente, ele chega a uma sala cavernosa onde será julgado pela reverenciada Rainha da Colônia. Falando na versão original com a voz suave de Meryl Streep, a rainha decreta uma suspensão da execução. Ela quer ver se um ser humano pode ser treinado para pensar como uma formiga. Se Lucas se converter aos seus valores e se adaptar aos padrões da colônia, ele viverá. Caso contrário, as formigas se deliciarão com sua carne macia.

Em linha com os atuais sistemas de administração global, um mentor pessoal é designado para Lucas: a namorada de Zoc, Hora (voz de Julia Roberts). Ela treinará o diminuto garoto no pensamento de grupo e o transformará em um digno membro de uma equipe.

Introduzir uma emocionante alternativa espiritual ao cristianismo. Ao preparar sua poção mágica, o mago-formiga Zoc — assim como suas contrapartes — invoca os elementos da feitiçaria contemporânea: terra, ar, água e fogo. Seu sistema de crença não envolvia apenas encantos e magia negra; ele também professava a crença em uma Mãe mística, uma sedutora falsificação feminina do nosso Senhor.

Zoc não é o único que acredita em uma deusa mística. Ao primeiro sinal de perigo coletivo, outro líder comunitário bradou uma breve oração: "Mãe, nos ajude!". Ela retornará um dia, ele explicou.

Tal como os magos da Escola de Magia de Hogwarts, nos livros da série Harry Potter, os gurus orientais e os cavaleiros Jedi, Lucas deve aprender a concentrar sua mente e alterar sua consciência para desenvolver habilidades como escalar paredes verticais e carregar enormes cargas. Porém — conforme o filme sugere — nada é impossível para aqueles que aprenderam as técnicas de concentração mental, visualização criativa e telepatia mental da Nova Era.

Zombar das autoridades tradicionais. Logo no início do filme, os pais de Lucas partem para um breve período de férias no Havaí, deixando seu filho problemático e sua filha arrogante com Mommo, a avó esquisitona. Seus trejeitos antiquados, dentes falsos e fantasias estranhas a tornam um objeto de ridículo, não de respeito. A mensagem sutil é: não recorra aos seus conselhos; ela está emperrada no passado!

Banalizar piadas cruéis e humor grosseiro. Isso dessensibiliza as massas à moralidade bíblica e ao antigo senso de decência. Até mesmo os críticos seculares ficaram ofendidos: Lucas — Um Intruso no Formigueiro foi classificado como PG (Acompanhamento dos Pais Recomendado) por causa das cenas de violência vivaz... humor cruel sobre as funções corporais e o tema das drogas." [7] escreveu Jeff Vice.

2. Preencher as mentes "abertas" com novas sugestões.

As sugestões radicais inseridas nesse filme são transmitidas às crianças através das emoções evocadas pela história. Uma vez que os fatos e a lógica são deixados de lado, as súbitas e óbvias sugestões podem ser interpretadas de acordo com as "necessidades sentidas" e os desejos de cada criança. A mensagem oferecida é clara: os antigos métodos não servem mais. Portanto...

Da perspectiva da comuna das formigas, o inimigo inicial era Lucas. Porém, ele trocou de lado e se aliou às forças contra o próximo inimigo humano: o exterminador de insetos cujo veículo portava a placa "Beals-a-bug".

Leia esse slogan novamente. Conforme Thomas Cardin indica em sua crítica sobre esse filme, isso soa como "Belzebu, maioral dos demônios" (Mateus 12:24). Iriam os idealistas utópicos por trás desse tema difamar todos os que trabalham no ramo de controle de pragas? A desnecessária proibição do DDT deu margem a novos enxames de mosquitos que disseminaram a malária em regiões do mundo onde a doença estava quase erradicada — criando uma crise real no lugar de uma crise falsa.

3. Recongelando a mente na nova moldura.

A meta do agente de mudança é selar a nova visão tão firmemente nas mentes jovens que elas não serão tentadas a acreditar no oposto — por mais fortes, factuais e lógicos que sejam os argumentos. O relatório da UNESCO de 1995, "Nossa Diversidade Criativa", resume bem esse sentimento:

"A educação deve… fornecer a base para a análise dos conceitos que impedirão... que explicações chauvinistas e irracionais sejam aceitas." [9].

Enquanto escrevia seu livro Brainwashing (Lavagem Cerebral) em 1960, Edward Hunter entrevistou ex-prisioneiros que sobreviveram às estratégias soviéticas de lavagem cerebral. Compare suas palavras com o relatório da UNESCO acima, escrito mais de quatro décadas depois:

"Mesmo quando age por conta própria, o comunista verdadeiramente doutrinado deve ser parte da coletividade. Ele deve ser incapaz de ouvir idéias e fatos contrários, não importa o quão convincentes ou o quão forçosamente eles bombardeiem os seus sentidos." [10].

Em todo o mundo, as pessoas têm sido treinadas pela ideologia da UNESCO. Elas aprendem a resistir aos fatos contrários (politicamente incorretos) em cada estágio da vida, pois o "aprendizado para a vida" da UNESCO significa controle mental do berço à sepultura. Ano após ano, formigas humanas complacentes praticarão o hábito de seguir multidões lideradas por facilitadores, administradores e figurões da mídia bem treinados.

Uma parte-chave dessa transformação social é a "práxis" — um conceito central da lavagem cerebral soviética. Isso significa que grupos dialéticos devem continuamente aplicar a nova informação sobre a teoria comunista e os valores socialistas. Como os educadores modernos nos dizem, o "aprendizado" deve ser prático e experimental: não há necessidade de memorizar fatos irrelevantes sobre história ou ciência que possam conflitar com a nova visão. A prática contínua torna a nova forma de raciocinar tão natural quanto andar. Tapar os ouvidos aos "inimigos" que resistem a esse processo torna-se algo tão habitual quanto trancar a porta da casa.

Mais práxis intensa para os fãs do filme virá com o jogo de computador que certamente será produzido. De fato, o primeiro jogo já foi lançado. Seu mundo virtual e suas escolhas repetitivas oferecerão muita prática pessoal. Você imagina quantas crianças serão transformadas em formigas?

4. Resistindo à enganação.

1. Deus forneceu a proteção espiritual precisa para proteger as mentes dos nossos filhos, portanto ensine seu filho a se revestir com a Armadura de Deus.

2. O quadro Lavagem Cerebral e Como Resistir a Ela fornece as "espadas" espirituais para lidar com todas as mentiras tentadoras que atacam as mentes jovens por meio do entretenimento contemporâneo. Conheça-as e use-as! [11].

"No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes." [Efésios 6:10-13; ACF].

Notas Finais

1. http://www.espada.eti.br/onu.asp.

2. Willard Givens apresentou um relatório intitulado "A Educação Para a Nova América" no Septuagésimo Segundo Encontro Anual da NEA (Agência Nacional de Educação), realizada em Washington, D.C. em julho de 1934. Citado por Cuddy, 4-5.

3. Raymond Houghton, "To Nurture Humaneness: Commitment for the '70's" (Associação Para a Supervisão e o Desenvolvimento Curricular da NEA, 1970).

4. John Goodlad, "Relatório da Força-Tarefa C: Estratégias para a Mudança", Schooling for the Future, um relatório para a Comissão de Finanças Escolares do presidente, Issue #9, 1971.

5. Gravei e transcrevi essa parte do "Diálogo" na Conferência da ONU Sobre Assentamentos Humanos em Istambul, 1996.

6. "Readings in Social Psychology", de Theodore M. Newcomb e Eugene L. Hartley, co-presidente do Comitê Editorial, Henry Holt and Co., 1947, pp. 340-44.

7. http://deseretnews.com/movies/view/1,1257,430000822,00.html

8. Encyclopaedia Britannica, Vol. 16, (Chicago: William Benton, 1968), 93-94.

9. "Our Creative Diversity", UNESCO, pág. 169, 171. Veja também "O Plano da ONU Para a Sua Saúde Mental" em http://www.crossroad.to/text/articles/MentalHealth2-99.html.

10. Edward Hunter, "Brainwashing: The story of the men who defied it", (Pyramid Books, 1956), 201.

11. http://www.crossroad.to/Victory/Armor.htm e http://www.crossroad.to/charts/brainwashing.html.



Autora: Berit Kjos (Kjos Ministries, em http://www.crossroad.to)
Tradução: Eduardo Perez Neto
Data da publicação: 10/9/2006
Revisão: V. D. M. — Campo Grande / MS e http://www.TextoExato.com
A Espada do Espírito: http://www.espada.eti.br/db074.asp