O Arrebatamento Pré-Tribulação e Quando Deixamos de Tremer Diante da Palavra do Senhor

Quando Deixamos de Tremer Diante da Palavra do Senhor

Autor: Jeremy James, Irlanda, 17/7/2023.

Quando Jetro, o sogro de Moisés, foi visitá-lo no deserto e viu como ele estava sobrecarregado, aconselhou-o a delegar parte das responsabilidades para outros homens:

"E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles... para que julguem este povo em todo o tempo; e seja que todo o negócio grave tragam a ti, mas todo o negócio pequeno eles o julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo." [Êxodo 18:21-22].

Um dos atributos que ele citou foi o temor a Deus. Somente aqueles que temem a Deus podem servi-Lo. A presença desse atributo espiritual vital não é sempre fácil de detectar, mas sua ausência é imediatamente evidente naqueles que negligenciam a Palavra de Deus ou a tratam com menos do que total e incondicional respeito.

Um genuíno servo ama a verdade e detesta a avareza, "que é idolatria" (Colossenses 3:5). Nunca passaria pela cabeça dele alegorizar a Palavra de Deus, omitir ou ignorar partes dela, ou permitir que seu significado objetivado seja tapado por simbolismo. Da melhor forma que puder, ele considera cada verso e procura compreender seu sentido.

Nos últimos cem anos, vimos um grande aumento no número de cristãos professos que acreditam que têm o direito de interpretar a Palavra de Deus de acordo com suas próprias opiniões. Até recentemente, a maioria dos cristãos via isso por aquilo que era de fato, isto é, um sério afastamento da disciplina requerida para manejar corretamente a Palavra de Deus (2 Timóteo 2:15).

A Bíblia adverte expressamente contra qualquer "particular interpretação" da Escritura (2 Pedro 1:20). Entretanto, ao longo dos últimos vinte anos, aproximadamente, o número de cristãos que estão preparados para desafiar essa prática, caiu de forma drástica. Encontrei um exemplo chocante disso recentemente. Um amigo me enviou um link para um website britânico chamado Hugo Talks (HT), que parece expor muitos dos esquemas e engodos que estão sendo usados pelos mestres da planejada Nova Ordem Mundial. Se o website é genuíno, ou simplesmente um veículo para controlar a narrativa, é algo que o leitor precisará considerar. O vídeo em questão, que foi publicado em 9 de julho, foi dedicado a uma discussão do Arrebatamento, em particular a crença em um Arrebatamento Pré-Tribulação (daqui para frente abreviado como A. P. T.) e se ele é justificável com base na Escritura.

Quando uma Opinião se Sobrepõe a uma Doutrina

Poderíamos esperar que esse tipo de discussão examinasse todas as passagens da Escritura relacionadas com o Arrebatamento e usasse princípios de exposição sadios para revelar o que o Espírito Santo está dizendo para nós. Mas, como iremos demonstrar em seguida, isto está longe de ser o caso. Hugo Talks seguiu uma abordagem seletiva, deixando de considerar toda a Escritura, tudo ao mesmo tempo em que promove sua "opinião" e incntiva seus ouvintes a rejeitarem o Arrebatamento Pré-Tribulação como um falso ensino.

Embora possua seu próprio website (www.hugotalks,com), ele também publica seus vídeos no YouTube, onde eles recebem comentários de seus espectadores. Quando li as respostas ao seu vídeo sobre o Arrebatamento (Parte 1), havia 360 mensagens na área de comentários, dos quais 125 expressavam concordância com Hugo Talks e 94 discordavam (era difícil dizer qual era a posição dos demais).

Poucos o cobraram por sua apresentação vergonhosamente enviesada, ou pelo uso seletivo que ele fez da Escritura para apoiar aquilo que ele admitiu ser simplesmente sua própria opinião.

Ao longo do último ano, HT tem dado aos seus espectadores a impressão que ele é agora um cristão e que deixou seu passado agnóstico para trás. Mas, será se isso é realmente assim? Como uma pessoa observou em seu comentário: "Ainda não ouvi um testemunho claro se ele está salvo". Vários fizeram referência à má compreensão que ele tem da Escritura, enquanto um espectador o chamou de "o mais elegante de todos os maçons". Outro chamou atenção para a imagem que aparece em 1:27m (que permanece na tela durante 14 segundos). Ela mostra um homem dobrando um joelho e inclinando-se para o sol, ao mesmo tempo que faz um bem conhecido sinal maçônico com a mão — veja a imagem acima.

O Sr. Simpático

Em muitos de seus outros vídeos, HT adota o tom e personalidade de um "homem comum na rua" simpático e amigável, que quer ser justo com todos, que somente cita aquilo que conhece e que procura evitar toda a aparência de dogmatismo ou viés pessoal. Entretanto, neste vídeo, não há a menor dúvida onde ele se posiciona, ou que abriga uma medida de desprezo por aqueles que, em sua opinião, são tolos o suficientes para acreditar em um Arrebatamento Pré-Tribulação.

Um Exame Detalhado do Vídeo Rapture Ready?

Como os argumentos que ele apresenta são muito similares à "refutação" que frequentemente é feita por outros, nós a examinaremos ponto por ponto. É importante que os cristãos compreendam a doutrina do Arrebatamento a partir de uma perspectiva puramente bíblica e não se deixem levar por argumentos apresentados por fontes seculares. Dado que Hugo Talks tem 143.000 inscritos em seu canal no YouTube, as opiniões dele influenciam muitas pessoas, especialmente aqueles que talvez não discirnam os muitos defeitos em seus argumentos. (As citações feitas por HT abaixo seguem a sequência no vídeo.)

"Existe muito pouca evidência para isto [o Arrebatamento].... Eu não tenho nada contra o conceito em si, mas, biblicamente, isso não se sustenta." — HT

Ele vai direto ao ponto. Durante seu vídeo de 13 minutos, ele deixa de mencionar a maioria das passagens na Escritura que apoiam o Arrebatamento Pré-Tribulação, mas logo no início atreve-se a afirmar que "biblicamente" a doutrina não se sustenta." Este vídeo é claramente um ataque, não um exame informado e imparcial de um assunto importante. O vídeo de continuação, publicado em 16 de julho, torna sua animosidade ainda mais aparente.

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[Referente ao retorno de Cristo "duas vezes" em Sua segunda vinda:]

"Esta é uma estratégia similar às muitas aparições de Maria." — HT.

A doutrina do Arrebatamento Pré-Tribulação diz que Cristo retornará primeiro para Sua noiva, a quem Ele encontrará nas nuvens e, depois, após um período aproximado de sete anos, virá fisicamente à Terra para julgar a humanidade. HT rejeita isso como uma teoria da "aparição". A tentativa dele de deprecisar o Arrebatamento Pré-Tribulação, comparando-o com a teologia mariana da Igreja Católica Romana é desenvolvida um pouco mais quando ele menciona os jesuítas.

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Ele então apresenta um slide (veja ao lado) para apoiar sua opinião que a doutrina do Arrebatamento foi inventada por três jesuítas no século 16, aparentemente para desviar a censura dos protestantes para longe de Roma e do Papado. A doutrina foi então adotada com entusiasmo por Edward Irving, um pregador que tinha sido excluído, por motivo de heresia, da Igreja da Escócia, em 1832. Ele segue isto com uma rápida referência às palavras proféticas de uma mulher visionária carismática chamada Margareth MacDonald, que aparentemente exerceu influência sobre Irving.

Todos estes "fatos" foram citados rapidamente como se seus espectadores já estivessem familiarizados com as origens supostamente humanas da doutrina do Arrebatamento e não precisassem de maior elucidação. Em parte alguma no vídeo de 13 minutos de duração ele reconhece que a validade de uma doutrina cristã repousa inteiramente em seu suporte na Escritura. O recital de trivialidades históricas não contribui em nada para nossa compreensão. Ao contrário, isso atrai a atenção do espectador para longe das questões reais — o que pode ter sido a intenção dele.

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Com não pouca ironia, ele então diz que os websites cristãos no YouTube que promovem a doutrina do A. P. T. estão todos "promovendo uns aos outros" — eles todos parecem estar vinculados uns com os outros" e nunca parecem sofrer algum tipo de censura ou sabotagem do YouTube. Ao dizer isso, ele está sugerindo (a) que esses websites estão tentando enganar os verdadeiros cristãos e (b) que o YouTube somente censura ou sabota um verdadeiro website cristão. (Isto pode explicar por que Hugo Talks continua a usufruir de um perfil de alta visibilidade no YouTube.)

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[Com relação aos cristãos que pregam o A. P. T.]

"Em minha opinião, eles estão enganados, ou estão deliberadamente enganando vocês... Nem Jesus nem os apóstolos ensinaram que esse tipo de evento ocorreria antes da Tribulação de sete anos... Isto tem realmente muito pouco suporte na Escritura." — HT.

Esta é uma afirmação muito forte. Sem sequer se incomodar em examinar as muitas passagens na Escritura que são citadas normalmente em suporte ao A. P. T., ele argumenta que todos aqueles que creem no A. P. T. estão enganados e — ele parece implicar — aqueles que continuam a falar sobre o assunto, apesar de todas as evidências contrárias, estão envolvidos em um engodo deliberado. Sem dúvida, existem muitos cristãos professos que, impressionados por esta linha de raciocínio, sentiriam que a doutrina do A. P. T. deveria ser rotulada como heresia e tratada de forma apropriada. A atitude provocativa dele assume um tom mais tenebroso em seu vídeo de continuação.

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[Ele cita 1 Tessalonicenses 4:16-17 — veja o slide ao lado]

"Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor."

"Agora, isto pode soar como um Arrebatamento, mas é sobre a ressurreição. Certo. Esta é uma referência à doutrina da ressurreição física dos santos, a Ressurreição no último dia, no Dia do Julgamento. Isto é o que parece para mim. E, isto vem do apóstolo Paulo. Se você ler o contexto, Paulo está tratando do tópico da ressurreição dos fiéis que morreram antes do retorno de Cristo e aqueles, como ele diz, que estão vivos e permanecem. Isto não diz nada sobre a remoção da Igreja antes ou durante a Tribulação." — HT.

Isto é distorção da Escritura em grande estilo. O verso 16 nos diz que "os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro". O verso 17 diz que aqueles fiéis que estiverem vivos quando essa ressurreição ocorrer TAMBÉM "serão arrebatados juntemente com eles nas nuvens". É possível ser mais claro do que isto?

Ele tenta se evadir disso ao dizer:

"Aqueles que estiverem vivos ou 'permanecerem' são os que receberão seus corpos glorificados automaticamente quando Jesus descer do céu. Isto não tem nada que ver com um Arrebatamento sete anos antes de Jesus retornar. Eu poderia continuar e dizer mais." HT.

Sim, ele poderia continuar e dizer mais. Mas, estaria apenas escavando um buraco mais profundo para si mesmo. Este último comentário é pura bobagem. Os versos 16 e 17 obviamente não estão dizendo aquilo que ele afirma. HT está fazendo um grande caso da palavra "permanecerem", como se os santos que estiverem vivos na ressurreição dos mortos "permanecerão" na Terra até Cristo retornar no fim da Tribulação. Mas, isso obviamente não pode significar algo desse tipo, pois o verso 17 diz claramente que os santos que estiverem vivos serão arrebatados junto com aqules que foram ressuscitados dentre os mortos. Não há um intervalo de tempo estendido. Este é um evento de toque de trombeta na mesma hora. É POR ISTO que ele é anunciado por um toque de trombeta.

Temos prova adicional disto em 1 Coríntios 15:51-53 —

"Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade."

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[Com relação à Apocalipse 13:7 — os santos martirizados durante a Tribulação:]

"Estes santos que estão sendo arrebatados antes da Tribulação, são eles uma classe diferente de santos. É isto o que eles estão dizendo? O que está acontecendo aqui?" — HT

É difícil dizer se HT realmente estudou qualquer um dos comentários sobre o livro do Apocalipse. Se tivesse estudado, certamente teria visto que os santos que são levados no Arrebatamento Pré-Tribulação são uma criação especial, conhecida coletivamente como a Noiva de Cristo. Os santos que são martirizados por sua fé durante a Tribulação recebem também seus corpos da ressurreição, mas somente no fim da Tribulação. O Apocalipse refere-se a eles como segue:

"E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram." [Apocalipse 6:9-11].

Observe cuidadosamente o que está sendo revelado aqui. Os mártires da Tribulação são, de fato, um grupo separado de santos, conforme indicado pelo último verso. Os "irmãos" deles são os outros mártires da Tribulação — eles todos ressuscitam juntos no fim da Tribulação (isto é, depois de "um pouco de tempo"). Em termos numéricos, os mártires da Tribulação poderão exceder em muito os santos levados no A. P. T., que coletivamente constituem a Igreja ou, como ela é descrita em Salmos 45:9, "a rainha ornada em finíssimo ouro de Ofir".

O Salmo 45 refere-se do seguinte modo ao relacionamento e suave afinidade entre esses dois grupos de santos:

"A filha do rei é toda ilustre lá dentro; o seu vestido é entretecido de ouro. Levá-la-ão ao rei com vestidos bordados; as virgens que a acompanham a trarão a ti." [Salmos 45:13-14].

O rei é Cristo, a rainha é a Igreja, e as "virgens", suas companheiras, são os mártires da Tribulação. A rainha sempre terá acesso a Cristo durante o Milênio, enquanto que os mártires serão "trazidos ao rei" a convite da rainha.

***

"Portanto, eles terão de sofrer, enquanto que os outros obtêm um passe livre?" — HT

Este comentário está sendo proferido com maior frequência por vários críticos. Por que alguns santos são levados para fora deste mundo antes da Tribulação iniciar, enquanto outros têm de enfrentar a perseguição e o martírio? A explicação é admiravelmente simples. TODOS os santos são tomados no Arrebatamento. TODOS eles. Nem um deles ficará para trás. Os mártires da Tribulação são aqueles que vieram a Cristo DURANTE a Tribulação. Depois que o A. P. T. ocorrer, esses indivíduos eram almas perdidas, exatamente como todos os demais — não regenerados, sob condenação judicial e "mortos em delitos e pecados" (Efésios 2:1). Por meio da incrível misericórdia e longanimidade de Deus, eles vieram à fé durante a Tribulação e aceitaram deliberadamente o martírio, em vez de fazerem o juramento de fidelidade ao Anticristo.

O grande alcance evangelístico durante a Tribulação, realizado principalmente pelos 144.000 fiéis judeus selados e um anjo especialmente escolhido (Apocalipse 14:6), tocarão os corações de muitos e os levarão ao arrependimento. Haverá uma gloriosa colheita de almas!

***

"Para mim, o conceito do Arrebatamento é um pouco questionável, especialmente quando o vejo ser promovido por certas pessoas. Isto poderia ser uma operação psicológica, um truque. Um operação psicológica que é direcionada especialmente contra os cristãos, especificamente contra os fiéis cristãos, aqueles que têm fé — talvez de forma a brincar com a fé deles." — HT.

Com este comentário, HT leva seus espectadores para um mundo que poderá não ser familiar para muitos deles, onde o A. P. T. — se não o próprio Arrebatamento — é rejeitado como uma "operação psicológica", um truque destinado a enfraquecer a fé dos fiéis cristãos verdadeiros. Fazendo isso, ele está levantando a possibilidade que a doutrina do A. P. T. seja um perigoso engodo demoníaco e que aqueles que a apoiam não somente estão enganados, mas estão, sem querer, causando mal para seus irmãos e irmãs em Cristo.

Ele lança essas sementes de dúvida com um tom confiante e insolente em sua voz, prosseguindo como se seus comentários extemporâneos não fossem especialmente dignos de nota. A realidade, é claro, é muito diferente. Hugo Talks está mirando nos fiéis verdadeiros e lançando um dardo inflamado de dúvida e de desconfiança.

Ele prossegue e diz:

"Talvez isto esteja levando as pessoas por um caminho errado, talvez sirva para confundir as pessoas. É possível que esse conceito do Arrebatamento seja para confundir as pessoas, confundi-las a respeito do fim dos tempos para que misturem tudo na linha do tempo? Você sabe, fazer muitos cristãos acreditarem nisto para que eles estejam todos aguardando que um grande evento de desaparecimento aconteça — e não percebam de verdade que talvez as coisas estejam realmente acontecendo ao redor deles e diante de seus olhos. Talvez isso os torne complacentes: "Ah, bem, para mim não importa. Eu sou salvo! Serei levado para o céu antes que algo mau aconteça..."

"O que acontecerá se eles não forem levados para o céu e as coisas começarem a se tornar ruins ao redor deles? O homem do pecado for revelado e o sinal da besta começar a ser implantado — eles começarão a se perguntar: 'Ei, o que aconteceu com o Arrebatamento? Alguém mentiu para nós?' A fé deles irá vacilar? Eles estarão abertos para serem enganados em algo mais?" — HT.

Ele quer que acreditemos que ele examinou o assunto em profundidade e que concluiu que essas pessoas infelizes estão sendo grandemente enganadas e que precisam da ajuda dele.

Os leitores que assistiram atentamente aos dois vídeos dele sobre o Arrebatamento devem ter observado que os aparentemente espontâneos comentários sobre o assunto são, na realidade, lidos de um roteiro. O próprio roteiro pode ter sido pesquisado e escrito por uma equipe escolhida para esta tarefa. Isso explicaria por que seu segundo vídeo, que foi sagazmente criado para evitar responder perguntas difíceis sobre sua posição, foi produzido apenas alguns dias depois do primeiro.

Os Comentários Finais Dele

Os comentários finais dele (abaixo) equivalem a uma advertência geral para todos os cristãos evitarem esse assunto especulativo, pararem de falar sobre ele e de fingirem que sabem, quando não poderiam de forma alguma saber.

"Eu teria muita cautela de pessoas que acreditam cegamente no Arrebatamento e que dizem que ele irá acontecer com toda certeza, porque elas não sabem. E você precisa se perguntar por que elas promovem esse tipo de conceito tão fortemente? Por que não apenas dizer: 'Bem, não tenho certeza; não sei realmente.' Em vez disso, eles estão dizendo constantemente às suas audiências que isso irá acontecer, que irá acontecer em breve. Este parece ser um modo dúbio de levar a vida. Eles estão, como se diz, dizendo palavras aprazíveis aos ouvidos do público, dizendo aquilo que as pessoas querem ouvir — esta é a minha opinião."

"Assim, pessoalmente, dado que isto tem muito pouca base bíblica, eu não estaria esperando o Arrebatamento... não espere que aconteça a qualquer tempo em breve. Qualquer ressurreição na Bíblia, ser tomado e levado para as nuvens, etc. eu imaginaria seria quando você é salvo. Apenas não esteja esperando isto sete anos antes. Mas, se acontecer, tudo bem. Ademais, isto é algo que está fora do seu controle. Eu não estaria esperando isto, apenas porque alguém disse isso a você." — HT

Isto não é nada mais que confusão. O homem é um embusteiro.

Os cristãos que defendem a doutrina do Arrebatamento Pré-Tribulação fazem isso somente por uma razão — eles mesmos podem vê-la na Escritura. Além disso, els podem ver que ela foi dada para nós como uma "bem-aventurada esperança", um conforto glorioso para os fiéis, especialmente agora que o fim dos tempos se aproxima.

O Maligno não quer que os fiéis cristãos tenham esse conforto. Ele quer sufocar essa esperança e rotula como apóstatas aqueles que aceitam ou que pregam a doutrina do Arrebatamento Pré-Tribulação. Quanto menos atenção ela receber, tanto antes e após o Arrebatamento ocorrer, mais fácil será para ele realizar sua obra maligna.

Os Comentários de sua Audiência

A partir dos comentários feitos por aqueles que assistiram ao primeiro vídeo no YouTube, é claro que diversos fiéis cristãos não aceitaram as bobagens que ele proferiu. A compreensão deles dessa doutrina está fundamenta na Escritura. Como vários deles observaram, "Deus não nos destinou para a ira." (1 Tessalonicenses 5:9).

Uma mulher chamada Diana escreveu:

"Foi necessário muito estudo bíblico para eu ver que o Arrebatamento está lá na Bíblia. Você precisa realmente estudar TODA a Bíblia. Depois de anos de estudo, leitura e releitura da Bíblia, estou convencida que o Arrebatamento é real. Não sei o dia e nem a hora. Eu era como você quando comecei a aprender. Você é muito inteligente."

"Eu poderia apresentar alguns versos da Escritura para confirmar aquilo que estou dizendo, mas estou sem energia... você pode facilmente pesquisar isto on-line, ou estudar por sua própria conta. Eu nunca acredito em ninguém, exceto no Espírito Santo e naquilo que Ele me conduz na Bíblia."

Para aqueles que podem não ter o tempo e a energia para examinar este assunto em profundidade, incluímos no Apêndice A uma lista das passagens na Escritura que os fiéis cristãos citam frequentemente em suporte para esta doutrina. O Apêndice não tem a intenção de "provar" a doutrina, mas de permitir que os leitores vejam por que tanto cristãos nascidos de novo foram levados pelo Espírito Santo a uma compreensão e aceitação de um Arrebatamento Pré-Tribulação.

Uma espectadora chamada Sophie publicou o seguinte comentário:

"Jesus tomou a ira de Deus sobre Si mesmo na cruz, o que significa que aqueles que estão 'justificados' em Cristo por meio da fé (os cristãos salvos, que são uma nova criação) não podem ter a ira de Deus derramada sobre eles uma segunda vez, porque o Pai os vê como Jesus agora. Eles são aceitáveis em Cristo. A cruz foi necessária uma única vez e para todos. A ira de Deus foi derramada e finalizada. Portanto, a verdadeira igreja, a Noiva, não poderá estar presente no tempo da Tribulação. Isso é teologicamente impossível."

Foi um verdadeiro prazer ler uma observação bíblica tão clara e bem expressa. Outra espectadora parece ter concordado quando replicou:

"Amém! Também acredito que isto TEM de acontecer para Israel ser salvo! Esta será a coisa grande que será um tapa na cara deles. Muito agradecida! Quero vê-los ardendo de amor por Jesus!"

Esta mulher apresentou um grande ponto em sua resposta. Como diz a Bíblia — veja Romanos 11:11 — a nação de Israel será incitada a sentir ciúmes da igreja. Isto nunca aconteceu no curso da história, mas certamente acontecerá quando a igreja for levada no Arrebatamento! Em um estado de choque e desespero total, os filhos justos de Israel dirão: "Este lugar deveria ser nosso!"!

Conclusão

Como observamos anteriormente, Hugo Talks fez um vídeo de continuação a respeito do Arrebatamento, que ele publicou no YouTube em 16 de julho.

Nesse vídeo, ele afirmou estar respondendo ao grande número de comentários em seu primeiro vídeo sobre o assunto. Ele parecia surpreso que ainda havia algumas pessoas que não concordavam com ele! Ele então lançou uma diatribe roteirzada contra o Arrebatamento Pré-Tribulação que evitou cuidadosamente qualquer discussão das passagens na Bíblia que apoiam a doutrina.

Os dois prinicipais argumentos eram: (A) que se esse tipo de doutrina existe, uma doutrina de grande importância, ela teria sido descrita mais claramente na Escritura e (B) que o ensino conhecido como "Dispensacionalismo", do qual o A. P. T. depende, é uma criação humana e é incorreto. Os maçons e os falsos mestres usaram esses argumentos no passado.

Em um estudo anterior a respeito do argumento B, mostramos por que o "Dispensacionalismo" (como é algumas vezes chamado) é biblicamente sólido (veja o estudo "O Intervalo de Tempo Que Precede a Septuagésima Semana de Daniel").

Quando ao argumento A, o que podemos dizer? É nossa atribuição dizer ao Espírito Santos como Ele deveria realizar Seu trabalho? A doutrina de um A. P. T. é experessa de forma clara na Escritura e facilmente compreendida por aqueles que separam tempo para examiná-la. O mesmo pode ser dito a respeito do Nascimento Virginal e das doutrinas da Santa Trindade e da Expiação Vicária.

Quando deixamos de tremer diante da Palavra de Deus, corremos o risco de nos afastar mais e mais para o caminho da opinião pessoal.

No que se refere à Palavra de Deus, nossas opiniões são irrelevantes.

Embora centenas de cristãos tenham publicado comentários no YouTube em resposta ao primeiro vídeo, somente alguns poucos permaneceram firmes na Palavra. Eles conseguiram ver os falsos argumentos e opiniões expressas no vídeo e não hesitaram em dizer que Hugo Talks estava errado, enganado e mal orientado. Talvez os demais sentiram que não era lugar deles de fazer esse tipo de comentários, mas se aqueles que sabem e compreendem não dizem nada, quem irá dizer alguma coisa?

No que se refere à bem-aventurada esperança, é nosso privilégio compartilhá-la e celebrá-la com nossos conservos! Ela é verdadeiramente um conforto neste mundo ímpio:

"Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas." [Romanos 10:13-15].

Para aqueles de vocês que têm pés formosos, digo: Continuem a compartilhar as boas novas!


Apêndice A

Apresentamos abaixo os principais pontos de um estudo anterior, intitulado "Não se Perturbe Mais: Sólidas Provas nas Escrituras Que o Arrebatamento Antecederá a Tribulação". Eles mostram claramente que a Bíblia ensina a doutrina do Arrebatamento Pré-Tribulação. Para um tratamento mais detalhado das evidências, veja outros de nossos ensaios sobre este assunto, como:

1. O preço já foi pago

A noiva de Cristo não passará pela Grande Tribulação porque Cristo já recebeu a ira de Deus sobre Si mesmo em lugar dela. Isto foi o que nosso Senhor alcançou por nós no Calvário! "Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito." [Romanos 8:1]. Como então pode a igreja precisar pagar uma dívida que o Filho de Deus já pagou? Isto é impossível.

2. Cristo virá duas vezes em Sua segunda vinda

Em Sua primeira vinda Cristo foi visto primeiro pelo mundo e depois pela igreja. Em Sua segunda vinda, Ele será visto primeiro pela igreja e depois pelo mundo. Na primeira parte de Sua segunda vinda, quando Ele vier como a estrela da manhã, Ele chamará a igreja desde a Terra.

O apóstolo Pedro estava se referindo à primeira parte da Segunda Vinda quando falou da "estrela da alva" (Cristo) surgindo nos corações de todos os fiéis cristãos — "E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações." [2 Pedro 1:19].

3. O Dia de Cristo acontecerá antes do dia do Senhor

O dia de Cristo não é o dia do Senhor (implicando em ira), mas, ao revés, o dia da Ressurreição/Arrebatamento (implicando em salvação) que precede o dia do Senhor: "Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo." [Filipenses 1:6].

O dia de Cristo é o dia pelo qual a igreja está pacientemente aguardando: "Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto." [2 Tessalonicenses 2:2].

Contexto: Paulo repreendeu a igreja em Corinto por tolerar a presença de fornicadores em seu meio e pediu que um determinado membro fosse excluído — tanto para seu próprio bem, como também para o bem da igreja. "... para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus." [1 Coríntios 5:5] Era possível que aquele indivíduo caísse em si e se arrependesse de seu pecado. Paulo não está falando aqui do julgamento naquele dia, mas exatamente o oposto. O dia do Senhor Jesus é o dia da redenção, quando a igreja é retirada da Terra pelo Espírito Santo.

4. A bem-aventurada esperança

"Se alguém não ama ao Senhor Jesus Cristo, seja anátema. Maranata!" [1 Coríntios 16:22].

As palavras "Seja anátema. Maranata" significam "Que seja amaldiçoado. O Senhor está vindo." A ira por vir é para aqueles que são anátema, separados para a destruição, enquanto que aqueles que são salvos vivem diariamente na oração de regozijo, maranata — o Senhor está vindo.

O significado técnico de anátema é "colocado de lado por Deus para a destruição", sendo a condição natural de todos os que rejeitam o dom da salvação. Assim, Paulo não está pedindo que eles sejam amaldiçoados, mas que a terrível condição deles seja reconhecida. Ao mesmo tempo, ele os lembra de seus próprios estados de bem-aventurados e que, como herdeiros da salvação, sempre deveriam ter em mente que o Senhor Jesus está vindo.

Paulo lembrou Tito que todos os cristãos verdadeiros estão "Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo." [Tito 2:13]. Em sua primeira epístola aos tessalonicenses, ele conecta diretamente "o aparecimento da glória" de Cristo com o livramento da igreja do dia da ira do Senhor: "E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura." [1 Tessalonicenses 1:10].

Isto mostra conclusivamente que, vivendo na "bem-aventurada esperança", a igreja está aguardando e orando pelo "dia de Cristo", não pelo "dia do Senhor", que vem depois.

Se o dia do Senhor precedesse o Dia de Cristo, então toda vez que um fiel cristão orasse pelo retorno de Cristo, por exemplo, por meio da oração Maranata, ele estaria orando também para que a ira de Deus caia sobre a Terra. O profeta Amós proibiu que se faça isso: "Ai daqueles que desejam o dia do SENHOR! Para que quereis vós este dia do SENHOR? Será de trevas e não de luz." [Amós 5:18].

O verso seguinte confirma que a igreja, a noiva de Cristo, não enfrentará o tempo da ira da Tribulação: "Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva... Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo." [Tessalonicenses 5:1,9].

Este conforto, esta bendita esperança, está fundamentada no retorno de Cristo para Sua noiva. A palavra "ira" sempre se refere à operação da ira de Deus na Terra. Assim, a "salvação" à qual o verso acima se refere é libertação da ira futura, nos sete anos da Grande Tribulação.

5. A igreja já é gloriosa aos olhos de Deus

A Tribulação é a expressão final da ira de Deus:

"O grande dia do SENHOR está perto, sim, está perto, e se apressa muito; amarga é a voz do dia do SENHOR; clamará ali o poderoso. Aquele dia será um dia de indignação, dia de tribulação e de angústia, dia de alvoroço e de assolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas, dia de trombeta e de alarido contra as cidades fortificadas e contra as torres altas. E angustiarei os homens, que andarão como cegos, porque pecaram contra o SENHOR; e o seu sangue se derramará como pó, e a sua carne será como esterco. Nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia da indignação do SENHOR, mas pelo fogo do seu zelo toda esta terra será consumida, porque certamente fará de todos os moradores da terra uma destruição total e apressada." [Sofonias 1:14-18].

A ira de Deus, que cairá sobre toda a Terra, é descrita como "o grande dia do Senhor". Esse dia está sendo reservado pacientemente por Deus até o fim dos tempos. O apóstolo Paulo torna muito claro que a ira de Deus será direcionada somente contra aqueles que mantêm a verdade em injustiça: "Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça." [Romanos 1:18]. Ademais, isto virá "sobre todo o mundo, para tentar os que habitam sobre a Terra." [Apocalipse 3:10]. Como a igreja não mantém a verdade em injustiça, não poderá estar na Terra durante o tempo da ira de Deus, quando "pelo fogo do seu zelo toda esta terra será consumida."

O Senhor vê a igreja exatamente como Seu Filho a vê, "... igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível." [Efésios 5:27].

Dado que a igreja já é o corpo de Cristo, a visão que ela poderá, apesar disso, estar sujeita à ira de Deus, mesmo que somente em parte, está em conflito direto com a totalidade e perfeição da expiação vicária.

Como diz o apóstolo Paulo, "Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito." [Romanos 8:1]. Nesse sentido, então, a igreja precisa passar pela Tribulação de modo a ser "purificada" aos olhos de Deus? De modo algum! A própria ideia está em conflito profundo com tudo o que a Bíblia ensina sobre a igreja e sobre nosso Pai amoroso, "cuja misericórdia dura para sempre".

6. A partida do Espírito Santo

Pouco antes de destruir o mundo no Dilúvio, o Senhor disse: "Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos." [Gênesis 6:3]. O Senhor fez uma declaração similar em relação à Tribulação quando disse que removerá "aquele que agora retém". O paralelo chocante entre esses dois grandes julgamentos sugere fortemente que "meu espírito" e "aquele que agora retém" são o mesmo. Isto é consistente com a visão que somente o Espírito Santo é capaz de restringir o poder total de Satanás.

Como o Espírito Santo habita na igreja e nunca a deixará, Ele precisará levá-la quando "for do meio tirado (2 Tessalonicenses 2) Veja em nosso ensaio "Maranata, ou um Purgatório Protestante?" uma discussão mais detalhada desse aspecto.)

7. A igreja de Filadélfia

Como a igreja, o corpo de Cristo, não pode ser dividida em segmentos, a seguinte promessa precisa se aplicar à noiva como um todo, isto é, à soma de todos os fiéis que viveram na Época da Igreja:

"Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra." [Apocalipse 3:10].

A palavra grega para "habitar" na frase "habitam na Terra" tem uma importante conotação que não é encontrada na nossa tradução. A palavra grega mais usual é oikeo, o que significa simplesmente habitar, enquanto que a palavra usada por João é katoikeo, que significa habitar permanentemente. Ela é usada, por exemplo, para descrever a plenitude da divindade que habita em Cristo (Colossenses 2:9). Portanto, "aqueles que habitam na Terra" são aqueles que veem a Terra como seu verdadeiro lar. Como tais, eles são cidadãos da Terra por escolha própria, em contraste com os fiéis cristãos, cuja "cidade está nos céus" (Filipenses 3:20).

8. O ladrão na noite

A segunda parte da Segunda Vinda de Cristo (quando Ele derrota o Anticristo) é precedida por sinais muito específicos, conforme apresentados no livro do Apocalipse e em outras passagens das Escrituras. Entretanto, o Arrebatamento dos santos da Época da Igreja pode vir a qualquer momento, "como um ladrão na noite", sem qualquer advertência ou sinal anterior — que é a razão por que os tessalonicenses estavam preocupados que já pudesse ter ocorrido! Isto implica que o Arrebatamento precisa ocorrer antes dos chocantes fenômenos que sinalizarão o início da Tribulação de sete anos.

Como a Escritura nos diz, a ressurreição dos santos da época da igreja ocorrerá no mesmo dia que o Arrebatamento. Paulo escreveu a Timóteo que dois falsos mestres, Himeneu e Fileto, estavam ensinando que "a ressurreição já tinha acontecido" (2 Timóteo 2).

Se isto fosse verdadeiro, então o Arrebatamento também já teria ocorrido. O fato que alguns fiéis cristãos foram enganados por esse engodo éprova que os cristãos primitivos sabiam que a ressurreição — exatamente como o Arrebatamento — poderia ocorrer a qualquerm momento, sem sinais proféticos para marcar sua aproximação. Como a ressurreição é um evento iminente, então assim tambem é o Arrebatamento, e ambos precisam ocorrer antes da Tribulação de sete anos.

Como sabemos, a Ressurreição dos fiéis da época da igreja ocorrerá no mesmo dia que o Arrebatamento. Aqueles falsos mestres estavam tentando convencer as igrejas em suas localidades que, como esse evento espetacular (a Ressurreição) tinha supostamente ocorrido, então assim também tinha o Arrebatamento. Esta é evidência adicional que o Arrebatamento poderá ocorrer a qualquer tempo, e não será anunciado por sinais proféticos.

9. As setenta semanas de Daniel

A Tribulação de sete anos está relacionada com o julgamento da rebelde nação de Israel (da qual um remanescente será preservado) e o julgamento das nações gentias rebeldes (das quais um remanescente será preservado). A igreja não tem papel ou lugar nesses programas tumultuosos.

Todas as 70 semanas de Daniel estão relacionadas com Israel — veja nosso ensaio "O Intervalo de Tempo Antes da Septuagésima Semana na Profecia de Daniel". As primeiras 69 semanas já transcorreram, mas a septuagésima semana — sendo os sete anos da Tribulação — ainda precisa iniciar. A sexagésima nona terminou imediatamente antes de a igreja ser criada em Pentecostes. Naquele ponto, o relógio profético de Israel foi paralisado e não reiniciará até que a igreja esteja completa e seja removida da Terra. Israel foi a testemunha terreal escolhida pelo Senhor até o fim da sexagésima nona semana, quando então a igreja assumiu esse papel singular. Israel não pode reassumir esse papel e tornar-se novamente testemunha de Deus na Terra, conforme prometido na Escritura, até que a igreja seja removida.

10. Aquele que perseverar até o fim

O Espírito Santo partirá com a igreja em um Arrebatamento Pré-Tribulação. Quando Ele deixar a Terra (no sentido especial que Ele estava presente na Terra durante a época da igreja), Ele não irá mais "selar" os novos convertidos, como fez durante a época da igreja. Portanto, de modo a ser salvo durante a Tribulação, os convertidos precisarão permanecer fiéis até a morte, se necessário: "Mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo" [Mateus 24:13].

O livro do Apocalipse dá confirmação adicional disto: "E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte." [Apocalipse 12:11].

Como Jesus advertiu, qualquer um que tentar salvar sua vida — recebendo o sinal da besta — a perderá. Depois que o sinal for recebido, aquela alma está perdida para sempre.

Deve ser observado que os 144.000 evangelistas judeus são selados por anjos, não pelo Espírito Santo (veja Apocalipse 7:2-3).

11. O Arrebatamento como um sinal para os judeus

A Palavra de Deus nos diz que "os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria..." [1 Coríntios 1:22]. Que sinal, portanto, os 144.000 receberão? Esses homens precisam passar por uma extraordinária transformação espiritual para se converterem do Judaísmo a Cristo, todos virtualmente ao mesmo tempo, e se tornarem missionários ardorosos, dando seu testemunho no mundo inteiro. Alguns sugerem que o Arrebatamento da igreja será esse sinal. O súbito e inexplicável desaparecimento de milhões de cristãos nascidos de novo, bem como de milhares de judeus convertidos ao Cristianismo (conhecidos como judeus messiânicos) será o gatilho para esse evento espetacular. Isto, muito provavelmente, terá de ocorrer muito perto do início da Tribulação de sete anos, para que os 144.000 tenham tempo suficiente para evangelizar o mundo inteiro e levar muitos a Cristo.

Da mesma forma como Eliseu apanhou o manto de Elias (2 Reis 2) e continuou a partir do ponto em que seu mentor tinha parado, assim também o remanescente salvo de Israel, começando com os 144.000, apanhará o manto da igreja e dará continuidade ao trabalho do Senhor.

12. Vingança pelo sangue derramado

Em Apocalipse 6:10 os santos que foram mortos durante a Tribulação clamam com alta voz a Deus, pedindo vingança pelo seu sangue. Os santos da época da igreja não têm uma oração imprecatória deste tipo, pois conhecem e são obedientes ao grande mandamento que Jesus deu à igreja, isto é, o de amar os inimigos e não invocar imprecações sobre eles. Isto mostra que os santos que morreram por sua fé durante a Tribulação não eram parte da igreja. E, se isto for correto, então a igreja precisa ter sido completada e removida da Terra antes de a Tribulação ter iniciado.

13. Os vinte e quatro anciãos

Os 24 anciãos no livro do Apocalipse são de especial significado. Antes de os eventos da Tribulação começarem, eles estão assentados sobre 24 tronos e com coroas sobre suas cabeças. A tradução KJV diz "assentos", mas é na realidade uma posição de distinção, um trono no sentido real.

A coroa é dada pelo Senhor como um galardão aos santos, mas somente no dia do Tribunal do Julgamento Bema:

"Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda." [Timóteo 4:8].

A expressão "naquele dia" refere-se ao dia de Cristo, quando o Senhor vem para Sua noiva, a igreja.

Os 24 anciãos são representantes tanto da igreja arrebatada e de todos os que morreram em Cristo e ressuscitaram no dia de Cristo. Como santos da Época da Igreja, eles são todos sacerdotes de Deus. Como estão usando coroas, precisam já ter passado pelo Arrebatamento/Ressurreição e sido julgados pelo Senhor no Tribunal de Cristo.

14. As duas testemunhas

As duas testemunhas estão vestidas de pano de saco (um tecido espesso, fabricado com pelo de bode), que é encontrado somente no Velho Testamento e nunca no Novo, e podem invocar julgamento de fogo sobre os inimigos de Israel. Esse poder judicial é dado somente aos santos do Velho Testamento e nunca aos fiéis da Época da Igreja — como já observamos, Cristo proibiu especificamente Tiago e João de pensarem nesses termos (veja Lucas 9:54-55).

A partir disso, podemos ver que as duas testemunhas marcam um retorno do julgamento do Velho Testamento, que não tem parte nas orações, desejos ou ações dos fiéis da época da igreja. Isto sugere que a igreja deixará a Terra antes de as duas testemunhas chegarem a Jerusalém para darem início à sua notável missão.

15. Noé e sua família

Os oito justos que então viviam na Terra foram preservados na arca durante o Dilúvio. Como uma prefiguração do Arrebatamento, eles também foram "levantados para cima" do julgamento catastrófico que pouco tempo depois caiu sobre toda a humanidade.

Foi por meio da expiação de Cristo (que estava no futuro) que a família do justo Noé foi preservada da ira de Deus; é pela mesma maravilhosa expiação que a noiva de Cristo será "levantada para cima" da Terra antes do início dos sete anos da Tribulação.

Além disso, do mesmo modo como dezenas de milhões de almas virão ao arrependimento durante a Tribulação, muitas almas também podem ter vindo ao arrependimento durante o Dilúvio, entre a hora em que a arca foi selada — um símbolo do Arrebatamento ("e o SENHOR os fechou dentro" [Gênesis 7:16]) — e o tempo, possivelmente uma semana ou pouco mais, quando todos eventualmente morreram.

16. Ló e sua família

O pequeno número de justos que vivia na região de Sodoma e Gomorra (isto é, Ló e sua família) também foi removido da cena, pela misericórdia de Deus, imediatamente antes de Sua ira cair com fogo do céu e com grande fúria sobre as cidades da planície.

O Novo Testamento se refere diversas vezes ao destino de Sodoma e Gomorra, claramente para enfatizar tanto a severidade e a certeza do justo julgamento do Senhor. Não somos salvos por causa de nossos méritos — aos olhos de Deus não temos nenhum. Somos salvos unicamente por meio de nossa fé em Cristo. Portanto, não "merecemos" escapar da Tribulação. Entretanto, se o Senhor, em Sua misericórdia, decidiu remover a igreja da Terra antes do início da Tribulação, então devemos humildemente nos regozijar, não somente em que Ele tenha feito isso, mas que, ao nos informar de antemão, está nos oferecendo o conforto dessa "bendita esperança".

17. Raabe e sua família

"Porém a cidade será anátema ao SENHOR, ela e tudo quanto houver nela; somente a prostituta Raabe viverá; ela e todos os que com ela estiverem em casa; porquanto escondeu os mensageiros que enviamos." [Josué 6:17].

O termo "anátema ao Senhor" significa entregue ao Senhor para total destruição. Raabe e sua família foram removidos da cidade antes de isso acontecer. A cidade e todos seus habitantes tinham sido destinados à destruição muito antes de os israelitas atravessarem o rio Jordão. Raabe sabia disso e decidiu dar abrigo aos dois espiões. Esta singular expressão de fé a salvou, junto com sua família — "ela e todos os que com ela estiverem em casa.".

Observe como a "casa" de Noé foi salva, junto com a "casa" de Ló e a "casa" de Raabe. A igreja também é uma casa, o templo do Espírito Santo e ela também será salva ou removida completamente da vindoura destruição, conhecida como Tribulação.

18. O Tempo de angústia de Jacó

Os sete anos da Tribulação são "o tempo de angústia para Jacó" (Jeremias 30:7), quando os filhos justos de Israel serão finalmente libertos da servidão, após um período de intensa provação e aflição. Sabemos com certeza que Jeremias está se referindo à Tribulação, porque ele diz "Ah! porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante."

O cap. 30 de Jeremias mostra que Israel é o foco da Tribulação no fim dos tempos. A Bíblia apresenta muitas profecias que vinculam as "ilhas do mar" — isto é, as nações gentias não regeneradas — com os tumultuosos eventos que levarão ao Armagedom, bem como profecias ("pesos") que predizem o destino de nações gentias específicas, como o Egito, Síria, Iraque (Assíria), Irã, Turquia, Rússia, Arábia Saudita, Jordânia, Líbano, Etiópia, Sudão e Líbia. Contudo, apesar da proporção significativa da Escritura que trata da Tribulação, não há uma única referência explícita à presença da igreja na Terra durante este período de tempo.

Como a igreja já está reconciliada com Deus, não estará sujeita à Sua ira e, portanto, não estará — e não poderá estar — na Terra quando a Tribulação começar.

19. Oração fervorosa

Sabemos, a partir de 2 Tessalonicenses 2, que o "restritor" será tirado do caminho para que Satanás e todos os que estão em rebelião contra Deus possam exultar em sua malignidade. Se a igreja ainda estivesse na Terra durante a Tribulação, deveria alertar o mundo quanto à identidade do Anticristo e suas reais intenções. Os santos também orariam fervorosamente contra as obras do Anticristo e, desse modo, o atrapalhariam grandemente em seu programa mortal de engodo e destruição:

"Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." [Mateus 18:19,20].

Deve ser aparente, a partir desse fato somente, que a igreja não pode estar na Terra quando a Tribulação começar.

20. Os gentios no Milênio

Sabemos, a partir de Mateus 25, que haverá um grupo significativo de gentios naturais fiéis sobreviventes no fim da Tribulação:

"E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas." [Mateus 25:31-32].

O Arrebatamento não pode ocorrer no fim da Grande Tribulação por que, se ocorresse, então todos os gentios fiéis vivos naquele momento seriam tomados nos ares e receberiam corpos imortais. Isto não deixaria gentios naturais salvos na Terra para repovoar as nações. (O Julgamento das Ovelhas e dos Bodes garantirá que nem um único gentio natural descrente entre no Reino Milenar.)

Os gentios naturais convertidos que sobreviverem para repovoar as nações são aqueles que vieram à fé em Cristo durante a Tribulação e que não foram martirizados pelo regime do Anticristo.

Os gentios naturais convertidos que sobreviverem para repovoar as nações são aqueles que vieram à fé em Cristo durante a Tribulação e que não foram martirizados pelo regime do Anticristo (e não receberam o sinal da Besta). Entretanto, embora sejam salvos, eles não são parte da igreja. A igreja precisa ter sido removida da Terra antes de a Tribulação de sete anos iniciar, pois em caso contrário, haveria duas categorias de gentios que vieram à fé durante a Tribulação, isto é (1) os gentios naturais convertidos (não imortalizados) que repovoarão a Terra e (2) os fiéis gentios imortalizados que vieram à fé após a ira de Deus cair sobre toda a Terra, mas foram então tomados no Arrebatamento. Isso dividiria a igreja em duas partes, a parte que enfrentou toda a ira de Deus e a parte que não. Seria incompreensível e completamente contrário a tudo que a Escritura diz sobre a igreja que parte dela tenha de enfrentar toda a justa ira de Deus e parte não. Isso somente pode significar que o Arrebatamento ocorrerá antes do início dos sete anos da Tribulação.

21. As Bodas do Cordeiro

O livro do Apocalipse diz claramente que o casamento de Cristo com Sua noiva ocorre no céu antes de Cristo retornar à Terra na Segunda Vinda para derrotar o Anticristo. Entretanto, embora a cerimônia de casamento ocorra no céu, a festa (ou ceia) ocorrerá na Terra no início do Milênio (veja Apocalipse 19:9). Isto mostra que o Arrebatamento e a Segunda Vinda (quando Cristo descer do céu e pisar no Monte nas Oliveiras — veja Zacarias 14:4) precisam constituir dois eventos completamente separados.

Sabemos também que a Bíblia traça um claro paralelo entre a tradição judaica do compromisso, noivado e casamento, que é um processo de três fases. Cristo comprometeu-se com a igreja (no conhecimento prévio do Pai) antes da fundação do mundo; Ele tornou-se formalmente noive da igreja na Última Ceia e estará casado com a igreja no Dia de Cristo.

Deve ser óbvio para todos os fiéis cristãos que a ira de Deus não pode ser derramada sobre a Terra antes de a noiva de Seu Filho ser removida daqui.

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Autor: Jeremy James, artigo 355 em http://www.zephaniah.eu
Data da publicação: 18/8/2023
A Espada do Espírito: https://www.espada.eti.br/Apocalipse/pretrib.htm