Respondendo a Alguns Comentários Destemperados Sobre o Arrebatamento Pré-Tribulação

Autor: Jeremy James, Irlanda, 2/4/2022.

O Maligno tem diferentes modos de atacar a Palavra de Deus e cabe aos fiéis cristãos saber quais são eles. Aqueles que estudam a Palavra de Deus diariamente e a guardam em seus corações aprenderão a reconhecer o que os céticos são capazes de fazer e agirão de forma apropriada. Normalmente, é a atitude desses indivíduos que reconhecemos primeiro. A não ser que eles sejam enganadores experientes, geralmente se comportarão como se estivessem caçando uma fraqueza ou buscando uma linha de ataque.

Entretanto, em semanas recentes encontrei três ocorrências em que os comentaristas que eu pensava serem completamente sinceros disseram alguma coisa que ressoou como uma agressão súbita. Não houve uma introdução, ou algum sinal que algo estava sendo preparado. Esses indivíduos são geralmente corretos e equilibrados em suas abordagens, respeitosos da Escritura e até imparciais ao discutir opiniões que não combinam com as suas próprias. Apesar disso, cada um deles anunciou, quase que assim do nada, que a doutrina de um Arrebatamento Pré-Tribulação era "satânica".

Nem um deles tentou apresentar evidências bíblicas para apoiar suas opiniões — que, a propósito, foram expressas com verdadeiro entusiasmo. Eles também não emitiram sua condenação como parte de uma análise geral de um falso ensino na igreja hoje. Aquilo parecia ser somente uma posição errônea na mente deles, mas uma posição que merecia ser rotulada como "satânica".

Todos os três definiram o Arrebatamento como uma heresia inventada por dois jesuítas no início do século 18, ou como parte de um plano subversivo envolvendo C. I. Scofield, no início do século 20. Essa parecia ser a única justificativa deles. Alguém teria esperado que eles descrevessem o grande mal que essa suposta heresia causava, mas eles não fizeram referência a isso. Presumivelmente, as respectivas audiências deles deveriam balançar suas cabeças em silenciosa concordância, como se a calúnia fosse bem conhecida demais para requerer uma maior discussão.

O fel e o rancor dessas manifestações foram surpreendentes. Embora fossem premeditadas, elas pareciam não servir a propósito algum. Normalmente bem articulados, esses indivíduos reverteram momentaneamente para o nível de alguém que vocifera, repete chavões e incita sua audiência.

Como declaramos em um estudo anterior, o Maligno detesta o Arrebatamento Pré-Tribulação, de modo que manifestações súbitas e explosivas como essas poderão se tornar mais comuns.

Um Arco-Íris de Misericórdia

O Arrebatamento Pré-Tribulação é como o arco-íris, radiante com a misericórdia de Deus. Exatamente como Satanás zomba do arco-íris, vinculando-o de forma blasfema com todos os tipos de perversões sexuais, ele também gosta de zombar da "Bem-aventurada esperança" (Tito 2:13). A ideia que Cristo retornará repentinamente para Sua noiva é, para ele, uma catástrofe que faz revirar seu estômago de tanta raiva. Exatamente quando ele está prestes a lançar sua rede e capturar toda a humanidade na enganação do seu Anticristo, o Senhor Jesus Cristo vem do céu, da mão direita do Pai Celestial, e leva Sua noiva para longe deste mundo atribulado.

Os fiéis cristãos de toda a parte ouvirão a voz de Cristo e a trombeta do arcanjo, mas ninguém mais ouvirá coisa alguma. Em um instante, os fiéis desaparecerão desta dimensão terreal.

Esse ato surpreendente de misericórdia realmente deveria despertar os adormecidos e rebeldes que habitam sobre a Terra, mas aparentemente não irá! Todos os tipos de razões confusas serão dadas para explicar o súbito desaparecimento de tantas pessoas.

A Mentira Babilônia

Os anjos caídos que canalizaram o plano da Nova Era para Alice Bailey, cujas obras agora constituem o ensino central da Teosofia, foram bastante claros a respeito da remoção da Terra de certa classe de pessoas no fim dos tempos. Eles sabiam que o Arrebatamento ocorreria exatamente como a Bíblia predisse e necessitavam de um modo alternativo para explicá-lo. Como o evento envolveria somente aqueles que eram fiéis ao Senhor Deus do Velho Testamento, Bailey os chamou de "judeus". Esse era o termo depreciativo dela para qualquer um que se recusasse a participar da iniciação luciferiana oferecida pelo Anticristo:

"Vocês já foram frequentemente informados como, na consumação deste sistema solar, uma certa porcentagem da família humana deixará de fazer a graduação e então será mantida em pralaya, ou em uma solução, até que chegue o tempo para a manifestação do próximo e terceiro sistema solar." — The Externalization of the Hierarchy, pág. 41.

Ela acrescentou: "Quando isto acontecer, o problema será rapidamente solucionado e uma das principais dificuldades desaparecerá da face da Terra."

Assim, quem irá "desaparecer da face da Terra"? A igreja, é claro. Esta é a "certa porcentagem da família humana que deixou de fazer a graduação". Os Mestres Ascencionados — os gurus divinizados da Teosofia — tiveram de removê-los da Terra antes que o Anticristo pudesse iniciar seu ministério e conduzir a humanidade até a Nova Era. Se fosse permitido que permanecessem, eles constituiriam uma "grande dificuldade" e prejudicariam o sereno processo místico da Transformação Cósmica.

Embora tenham suas respostas prontas, os arquitetos da Grande Reiniciação não gostam que os fiéis cristãos ponham sua confiança na Bem-Aventurada Esperança. Isto não é chamado por esse nome por nada! Alguém que tem essa esperança tem certeza. Ele está seguro em Jesus e é inabalável em sua fé. O Maligno detesta isso, pois reduz grandemente o impacto de suas armas desabilitadoras no fim dos tempos — o temor e a trepidação universais. Ele pretende usar o medo em uma escala nunca vista antes, para paralisar as massas e dirigi-las como uma boiada assustada, estourada, para os braços enganadores do Anticristo.

Quanto mais nos aproximamos desse período crítico na história, mais perigosos são aqueles que não são abalados pela sempre crescente campanha de terror. Exatamente como todo o efeito é estragado se apenas uma pessoa em um teatro rir durante uma cena tensa e intensa, a apresentação teatral tenebrosa que o Maligno preparou perderá muita de sua força se um pequeno grupo de pessoas se recusar a apertar os cintos de segurança e se preparar. Eles continuarão a lembrar o mundo que Satanás sempre quebra seus dentes quando tenta mastigar a Palavra de Deus. Eles confiarão nas promessas que Deus fez e repetirão muitas e muitas vezes o compromisso que Jesus fez à igreja de Filadélfia:

"Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra." [Apocalipse 3:10].

Aqueles que condenam a doutrina do Arrebatamento Pré-Tribulação como "satânica" deveriam olhar atentamente para aquilo que Deus diz — para que não quebrem seus dentes. A Bem-Aventurada Esperança foi revelada por uma razão e não devemos tratá-la com leviandade.

Talvez os críticos pensem que a igreja seja enfraquecida por esta doutrina? Em caso afirmativo, eles não têm respeito pela promessa que Jesus Cristo fez à igreja de Filadélfia. Na visão deles, todos deveriam passar pela Tribulação, mas ao fazerem essa afirmação, estão mostrando uma arrogante desconsideração por aquilo que a Bíblia ensina sobre o Calvário, a ira de Deus, a natureza da igreja e muito mais.

Como Evitar os Piores Enganos

Como cobrimos esta doutrina em detalhe em estudos anteriores, não repetiremos tudo aqui outra vez. Entretanto, gostaríamos de chamar sua atenção para um conjunto de versos que, sozinhos, obliteram o argumento apresentado pelos céticos. Talvez eles não levem um cético durão a mudar sua posição, mas poderão ajudar outros fiéis cristãos, que estão menos certos a respeito do Arrebatamento Pré-Tribulação, a evitar cometer os mesmos erros.

Começaremos com uma das mais belas doutrinas na Bíblia, o dia de Jesus Cristo.

O Dia de Jesus Cristo

Esta doutrina não é compreendida corretamente por causa das escandalosas corrupções nas traduções modernas da Palavra de Deus. A corrupção neste caso é muito sutil, mas também muito prejudicial. O Texto Recebido, que foi usado como fonte exclusiva para a tradução King James Version, inclui as seguintes palavras gregas em 1 Coríntios 5:5:

O verso completo na tradução Almeida, Corrigida e Fiel (ACF) diz:

"Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus." [1 Coríntios 5:5, ACF].

Incrivelmente, a palavra "Jesus" é omitida em várias traduções modernas, incluindo a Nova Versão Internacional (NVI), Nova Versão Transformadora (NVT), Nova Almeida Atualizada, a English Standard Version (ESV), a Christian Standard Bible (CSB), a New English Translation (NET) e a Holman Christian Standard Bible (HCSB) – veja o quadro abaixo:

"Entreguem esse homem a Satanás, para que o corpo seja destruído, e seu espírito seja salvo no dia do Senhor." [NVI].

"Entreguem esse homem a Satanás, para que o corpo seja punido e o espírito seja salvo no dia do Senhor." [NVT].

"Que esse tal seja entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor." [Nova Almeida Atualizada].

"You are to deliver this man to Satan for the destruction of the flesh, so that his spirit may be saved in the day of the Lord." [ESV].

"Hand that one over to Satan for the destruction of the flesh, so that his spirit may be saved in the day of the Lord." [CSB].

"Turn this man over to Satan for the destruction of the flesh, so that his spirit may be saved in the day of the Lord." [NET].

"Turn that one over to Satan for the destruction of the flesh, so that his spirit may be saved in the Day of the Lord." [HCSB].

Por que os tradutores fizeram isso? Foi por que não compreenderam a passagem ou por que estavam envolvidos em um engodo deliberado?

Muitos cristãos pensarão que a diferença é pequena, quando na verdade ela é enorme. As falsas traduções estão se referindo ao "dia do SENHOR", enquanto que a KJV/ACF está se referindo ao "dia do Senhor Jesus".

ELES NÃO SÃO A MESMA COISA!

O dia do SENHOR é o dia da ira de Deus sobre um mundo pecaminoso e rebelde. O dia do Senhor Jesus, por outro lado, é o dia em que Jesus vem para Sua igreja. O primeiro "dia" é um período de tempo de sete anos. O segundo é um dia específico. Eles não se sobrepõem e nem podem se sobrepor. Sabemos isto por que eles são descritos como eventos distintos, cada um tendo seu próprio tempo, ou "dia" no calendário do Senhor Deus.

Por esta razão somente, o dia do Senhor Jesus não pode cair no período conhecido como o dia do SENHOR. Sabemos também que Jesus Cristo retorna com Seus santos durante o dia do SENHOR. Portanto, o Arrebatamento (Harpazo) precisa ocorrer antes de o dia do SENHOR começar.

As palavras seguintes aparecem em 2 Tessalonicenses 2:2 do Texto Recebido, o texto grego original usado pelos tradutores da KJV/ACF:

O verso inteiro na ACF diz:

"Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto." [2 Tessalonicenses 2:2].

Mais uma vez, os tradutores modernos fizeram seu trabalho sagaz e substituíram "Cristo" por "Senhor', desse modo modificando o significado de 'o dia de Jesus Cristo' para 'o dia do SENHOR'. A duplicidade mostrada por esses alegados especialistas é chocante. As versões incluem a Nova Versão Internacional (NVI), Nova Versão Transformadora (NVT), Nova Almeida Atualizada, English Standard Version (ESV), Christian Standard Bible (CSB), New English Translation (NET), Holman Christian Standard Bible (HCSB), New American Standard Bible (NASB), Revised Standard Version (RSV), American Standard Version (ASV) e a New Living Translation [NLT] – veja o quadro abaixo:

"Que não se deixem abalar nem alarmar tão facilmente, quer por profecia, quer por palavra, quer por carta supostamente vinda de nós, como se o dia do Senhor já tivesse chegado." [Nova Versão Internacional].

"Não se deixem abalar nem assustar tão facilmente por aqueles que dizem que o dia do Senhor já começou. Não acreditem neles, mesmo que afirmem ter recebido uma visão espiritual, uma revelação ou uma carta supostamente enviada por nós." [Nova Versão Transformadora].

"Que vocês não se deixem demover facilmente de seu modo de pensar, nem fiquem perturbados, quer por espírito, quer por palavra, quer por carta, como se procedesse de nós, dando a entender que o Dia do Senhor já chegou." [Nova Almeida Atualizada].

"Not to be quickly shaken in mind or alarmed, either by a spirit or a spoken word, or a letter seeming to be from us, to the effect that the day of the Lord has come." [ESV].

"Not to be easily upset or troubled, either by a prophecy or by a message or by a letter supposedly from us, alleging that the day of the Lord has come." [CSB].

"Not to be easily shaken from your composure or disturbed by any kind of spirit or message or letter allegedly from us, to the effect that the day of the Lord is already here." [NET].

"That you not be quickly shaken from your composure or be disturbed either by a spirit or a message or a letter as if from us, to the effect that the day of the Lord has come." [NASB].

"Not to be quickly shaken in mind or excited, either by spirit or by word, or by letter purporting to be from us, to the effect that the day of the Lord has come." [RSV].

"To the end that ye be not quickly shaken from your mind, nor yet be troubled, either by spirit, or by word, or by epistle as from us, as that the day of the Lord is just at hand." [ASV].

"Not to be easily upset in mind or troubled, either by a spirit or by a message or by a letter as if from us, alleging that the Day of the Lord has come." [HCSB].

"Don’t be so easily shaken or alarmed by those who say that the day of the Lord has already begun..." [NLT].

O Dia do SENHOR

Veremos agora rapidamente alguns versos que mostram a grande diferença entre o dia do SENHOR e o dia de Jesus Cristo:

"Ai daqueles que desejam o dia do SENHOR! Para que quereis vós este dia do SENHOR? Será de trevas e não de luz." [Amós 5:18].

Como Amós nos diz, o dia do SENHOR não é algo que alguém deveria desejar! Ele será um dia de trevas, não de luz. Em seguida, o profeta acrescenta o seguinte:

"Não será, pois, o dia do SENHOR trevas e não luz, e escuridão, sem que haja resplendor?" [Amós 5:20].

Ele enfatiza mais uma vez a profundidade das trevas espirituais que caracterizarão o dia do SENHOR. Ele confirma também que não haverá "resplendor" nele. Não é o Arrebatamento da igreja uma ocasião de "resplendor" e "luz" espiritual? É claro que sim! — portanto, o Arrebatamento não poderá ocorrer durante o dia do SENHOR.

Isaías refere-se em termos chocantes ao dia do SENHOR, um tempo de calamidade e destruição vindas da mão de Deus, quando todos os homens uivarão. Para que ninguém deixe de observar o horrível significado disso, ele descreve isso em maiores detalhes alguns versos mais tarde:

"Clamai, pois, o dia do SENHOR está perto; vem do Todo-Poderoso como assolação. Portanto, todas as mãos se debilitarão, e o coração de todos os homens se desanimará. E assombrar-se-ão, e apoderar-se-ão deles dores e ais, e se angustiarão, como a mulher com dores de parto... Eis que vem o dia do SENHOR, horrendo, com furor e ira ardente, para pôr a terra em assolação, e dela destruir os pecadores." [Isaías 13:6-9].

Ezequiel nos diz que o dia do SENHOR é singularmente "o tempo dos gentios". Os "gentios" são aqueles que rejeitaram o Evangelho. Se esse é o caso, então a igreja NÃO PODE estar envolvida:

"Porque está perto o dia, sim, está perto o dia do SENHOR; dia nublado; será o tempo dos gentios." [Ezequiel 30:3].

Em Sua misericórdia, Deus repete essa verdade singular no curto livro de Obadias:

"Porque o dia do SENHOR está perto, sobre todos os gentios; como tu fizeste, assim se fará contigo; a tua recompensa voltará sobre a tua cabeça." [Obadias 1:15].

Precisamos prestar atenção naquilo que a Palavra de Deus está dizendo! A Tribulação é o dia do SENHOR, um tempo quando os incrédulos — aqueles que rejeitaram o Evangelho — serão julgados severamente por Deus. Como eles fizeram, assim será feito com eles. A Época da Graça terminou e a igreja não está mais na Terra, deixando atrás de si grandes trevas espirituais. Os gentios serão obrigados a enfrentar as consequências de sua rebelião, sua rejeição arrogante à salvação oferecida pelo Senhor Jesus — "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." [Atos 4:12].

Jesus Cristo pagou a dívida pelos nossos pecados no Calvário e pagou totalmente. Como fiéis cristãos, não estamos mais sob condenação. A ira de Deus virá sobre a Terra durante os sete anos da Tribulação, o grande dia do SENHOR. A ira estará voltada exclusivamente para aqueles que ainda estão sob condenação, que em seu orgulho estão determinados a encontrar a salvação por algum outro meio. A igreja não pode estar aqui na Terra enquanto a "ira" do Senhor estiver sendo derramada.

Este é o tempo ao qual João Batista estava se referindo quando repreendeu os fariseus e saduceus que foram ao deserto para ouvir a mensagem que ele pregava: "E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?" [Mateus 3:7]. Em contraste, o apóstolo Paulo nos diz que os fiéis cristãos serão resgatados (ou livrados) por Jesus da ira futura e que eles estão aguardando pacientemente por esse momento precioso:

"E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura." [1 Tessalonicenses 1:10].

Saber que seremos resgatados ou livrados da ira futura é uma alegria e uma bendita esperança. O dia de Jesus Cristo é, de fato, um dia especial. O apóstolo Paulo gostava de lembrar aos fiéis cristãos da alegria que experimentava quando pensava nas muitas almas — que ele conhecia pessoalmente aqui na Terra — que estariam com ele na presença de nosso Senhor naquele dia especial:

"Como também já em parte reconhecestes em nós, que somos a vossa glória, como também vós sereis a nossa no dia do Senhor Jesus." [2 Coríntios 1:14].

"Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo." [Filipenses 1:6].

"Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo." [Filipenses 1:10].

"Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão." [Filipenses 2:16].

Conclusão

Há muito mais que poderia ser dito. Nossos ensaios anteriores cobrem o assunto em detalhe, apresentando e expondo as diversas passagens na Palavra de Deus que apontam muito claramente para o Arrebatamento Pré-Tribulação.

Os fiéis cristãos "merecem" ser resgatados deste modo? Absolutamente não! Como disse o salmista: "Eis que fizeste os meus dias como a palmos; o tempo da minha vida é como nada diante de ti; na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade." [Salmos 39:5].

Não fizemos nada para merecer a salvação. Tampouco fizemos algo para merecer a Bem-Aventurada Esperança. Cristo ganhou essa grande bênção para nós no Calvário. Ele pagou o preço. Ele pagou nossa dívida pelo pecado por completo e nos livrou o poder de Satanás. Todos os demais na Terra, saibam eles isso ou não, são governados por Satanás e são súditos do sistema mundano satânico. Como já vimos, a Bíblia refere-se a eles como "os que habitam na Terra":

"Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra." [Apocalipse 3:10].

A palavra grega para "habitar" na frase "habitam na Terra" tem um significado mais profundo do que no correspondente inglês ou português. A palavra grega mais usada é oikeo, que significa simplesmente "morar", enquanto que a palavra usada por João no livro do Apocalipse é katoikeo, que significa habitar permanentemente. Ela é usada, por exemplo, para descrever a plenitude da divindade que habita em Cristo Jesus (Colossenses 2:9). Portanto, "aqueles que habitam na Terra" são aqueles que veem a Terra como seu verdadeiro lar. Como tal, eles são cidadãos deste mundo terreal por escolha própria.

É profundamente perturbador pensar que a maior parte da população da Terra hoje está nesta categoria. Na Época da Graça, o Espírito Santo derramou abundantemente Sua maravilhosa misericórdia, alcançando todos que sinceramente ansiavam pela Verdade. Apesar disso, uma grande proporção não teve amor real algum pela Verdade e deixou de dar ouvidos ao chamado de Deus. Eles são aqueles que "... não receberam o amor da verdade para se salvarem." [2 Tessalonicenses 2:10]. Deus poderia com toda a justiça fechar a porta agora mesmo, mas quer, em vez disso, oferecer a todos que habitam na Terra uma última oportunidade para que eles aceitem Seu Filho. O sofrimento na Tribulação, "a hora da tentação", levará muitas dessas almas rebeldes a se arrepender, a colocar de lado seu orgulho e humildamente aceitar o dom preciosíssimo da salvação. Incrivelmente, em Sua misericórdia — antes dessa grande porta se fechar — Ele enviará dezenas de milhares de testemunhas para pregar o Evangelho em todo o mundo e fazer uma advertência final à humanidade.

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Autor: Jeremy James, artigo em http://www.zephaniah.eu
Data da publicação: 21/4/2022
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